Escolas de fronteira: educação integral e currículo fronteiriço intercultural

  • Paulo Ricardo Borges Universidade Federal de Pelotas
  • Ana Lourdes Fernández Universidade federal de Pelotas
Palavras-chave: Extensão universitária. Educação intercultural. Formação continuada.

Resumo

A extensão é um instrumento importantíssimo para as universidades institucionalizarem suas relações com a sociedade local e regional. Um dos projetos desenvolvidos pelo Centro de Letras e Comunicação (CLC) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) denomina-se “Programa Escolas Interculturais de Fronteira - PEIF. As atividades do PEIF estão presentes em diferentes projetos extensionistas que, desde 2013, desenvolvem importantes ações nas áreas de educação intercultural em zonas de fronteira e de formação continuada de docentes das escolas das redes públicas municipal e estadual de ensino. As ações extensionistas são desenvolvidas nas cidades gêmeas de Santana do Livramento/Rivera, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a 19ª Coordenadoria Estadual de Educação, com apoio do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação Básica – MEC/SEB. A continuidade e o aprofundamento das ações extensionistas com parceiros das escolas públicas do Brasil e do Uruguai tornam-se importantes para que as atividades propostas em conjunto com os professores e as escolas do Brasil e do Uruguai sejam plenamente executadas e os resultados sejam devidamente avaliados conjuntamente, com o objetivo de aprimorar as relações institucionais e as atividades educacionais desenvolvidas naquela zona de fronteira. Já foram desenvolvidos, sob orientação da UFPel/CLC, doze projetos de extensão relacionados ao PEIF nas seguintes áreas: formação continuada, língua, cultura, história, interculturalidade, vigem intercultural, diversidade cultural, metodologia de ensino e projetos de pesquisa.

Biografia do Autor

Paulo Ricardo Borges, Universidade Federal de Pelotas
Professor Associado da UFPel, do Centro de Letras e Comunicação, Doutor em Linguística Aplicada pela UFRGS, , com trabalhos extensionistas voltados para as áreas de educação continuada de professores, ensino de línguas, sociolinguística e português do Brasil.
Ana Lourdes Fernández, Universidade federal de Pelotas
Professora Adjunto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), do Centro de Letras e Comunicação (CLC) e Coordenadora-Adjunta do Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF/UFPel). Desenvolve projetos nas áreas de Ensino de Língua Espanhola, Educação Intercultural e Formação Continuada de Professores.

Referências

BAGNO, Marcos. A norma oculta: língua & poder na sociedade brasileira. São Paulo, Parábola, 2003.

BORGES, Paulo Ricardo Silveira. Programa Escolas Interculturais de Fronteira: uma proposta pedagógica intercultural. In: Salto para o Futuro – Escolas Interculturais de Fronteira Ano XXIV, Boletim 1, maio de 2014.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística e educação. São Paulo: Parábola, 2005.

BOURDIEU, Pierre. Language and symbolic power. Cambridge: Harvard University Press, 1991.

_____. A economia das trocas linguísticas: o que falar quer dizer. São Paulo: Edusp, 1996.

CASTILHO, Ataliba Teixeira de. A língua falada no ensino de português. São Paulo: Contexto, 2004.

FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire / Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

HAYGERT, Suelen Ferreira. Programa Escolas Interculturais de Fronteira: professor sujeito fronteiriço. (Dissertação de Mestrado), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, março, 2017.

MONTEIRO, Maria Iolanda. Práticas alfabetizadoras. Araraquara: JM Editora, 2002.

PINSKY, Jaime. 12 faces do preconceito. São Paulo, Contexto, 2000.

STURZA, Eliana. Das experiências e dos aprendizados no Programa Escolas Interculturais de Fronteiras. In: Salto para o Futuro – Escolas Interculturais de Fronteira Ano XXIV, Boletim 1, maio de 2014.

Publicado
2018-12-21
Como Citar
BORGES, P. R.; FERNÁNDEZ, A. L. Escolas de fronteira: educação integral e currículo fronteiriço intercultural. Expressa Extensão, v. 24, n. 1, p. 55-62, 21 dez. 2018.