Escolas de fronteira: educação integral e currículo fronteiriço intercultural
Resumo
A extensão é um instrumento importantíssimo para as universidades institucionalizarem suas relações com a sociedade local e regional. Um dos projetos desenvolvidos pelo Centro de Letras e Comunicação (CLC) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) denomina-se “Programa Escolas Interculturais de Fronteira - PEIF. As atividades do PEIF estão presentes em diferentes projetos extensionistas que, desde 2013, desenvolvem importantes ações nas áreas de educação intercultural em zonas de fronteira e de formação continuada de docentes das escolas das redes públicas municipal e estadual de ensino. As ações extensionistas são desenvolvidas nas cidades gêmeas de Santana do Livramento/Rivera, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a 19ª Coordenadoria Estadual de Educação, com apoio do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação Básica – MEC/SEB. A continuidade e o aprofundamento das ações extensionistas com parceiros das escolas públicas do Brasil e do Uruguai tornam-se importantes para que as atividades propostas em conjunto com os professores e as escolas do Brasil e do Uruguai sejam plenamente executadas e os resultados sejam devidamente avaliados conjuntamente, com o objetivo de aprimorar as relações institucionais e as atividades educacionais desenvolvidas naquela zona de fronteira. Já foram desenvolvidos, sob orientação da UFPel/CLC, doze projetos de extensão relacionados ao PEIF nas seguintes áreas: formação continuada, língua, cultura, história, interculturalidade, vigem intercultural, diversidade cultural, metodologia de ensino e projetos de pesquisa.Referências
BAGNO, Marcos. A norma oculta: língua & poder na sociedade brasileira. São Paulo, Parábola, 2003.
BORGES, Paulo Ricardo Silveira. Programa Escolas Interculturais de Fronteira: uma proposta pedagógica intercultural. In: Salto para o Futuro – Escolas Interculturais de Fronteira Ano XXIV, Boletim 1, maio de 2014.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística e educação. São Paulo: Parábola, 2005.
BOURDIEU, Pierre. Language and symbolic power. Cambridge: Harvard University Press, 1991.
_____. A economia das trocas linguísticas: o que falar quer dizer. São Paulo: Edusp, 1996.
CASTILHO, Ataliba Teixeira de. A língua falada no ensino de português. São Paulo: Contexto, 2004.
FARACO, Carlos Alberto. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire / Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
HAYGERT, Suelen Ferreira. Programa Escolas Interculturais de Fronteira: professor sujeito fronteiriço. (Dissertação de Mestrado), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, março, 2017.
MONTEIRO, Maria Iolanda. Práticas alfabetizadoras. Araraquara: JM Editora, 2002.
PINSKY, Jaime. 12 faces do preconceito. São Paulo, Contexto, 2000.
STURZA, Eliana. Das experiências e dos aprendizados no Programa Escolas Interculturais de Fronteiras. In: Salto para o Futuro – Escolas Interculturais de Fronteira Ano XXIV, Boletim 1, maio de 2014.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.