Olhares transversais: reflexões de um contexto multifacetado

  • Rafael Silveira da Mota Universidade Federal de Santa Maria
  • Jaison Marques Luiz Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Gabriela Moreles Trindade Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Pamela Oliveira Castro Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Veronice Camargo Silva Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: ILPIs. Terceira idade. Abandono. Voluntários.

Resumo

As Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) atendem casos específicos, inclusive os de abandono, no entanto, faltam recursos e investimentos em espaços não-formais como esses. Notamos, ainda, que carecem de ações que promovam uma verdadeira ação social, sem que seus propositores o façam somente com intuito de divulgar a imagem pessoal ou de sua empresa. Portanto, esse artigo tem como objetivo analisar a relevância do projeto de extensão e o seu desdobramento numa ILPIs, na voz de voluntários e residentes, assim como, constatar o processo de implantação e verificar se os voluntários e os residentes concebem uma reflexão da sua ação sobre os benefícios que o projeto pode trazer para suas vidas. Por meio da realidade exposta, foram executadas cinco etapas na pesquisa: a primeira, segunda e terceira etapas com transcrição e análise de áudios, gravados com três idosos, durante a execução deste projeto, ocorrendo pré e pós-análise, referentes ao segundo semestre de 2017 e ao primeiro semestre de 2018; para a quarta etapa foram analisados os diários de bordo dos voluntários, relativos ao mês de maio de 2018; a quinta e última etapa, foi a seleção de três relatos, por critérios de descrição. Por fim, este trabalho não visa culpabilizar à sociedade, mas fazê-la compreender e refletir o seu papel, diante das adversidades encontradas, devendo responsabilizar-se perante aqueles que um dia os cuidaram e acompanharam sua trajetória de vida.

Biografia do Autor

Rafael Silveira da Mota, Universidade Federal de Santa Maria
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física na Universidade Federal de Santa Maria
Jaison Marques Luiz, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Graduando do Curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Gabriela Moreles Trindade, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Pamela Oliveira Castro, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Veronice Camargo Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Doutora em Linguística Aplicada e Professora adjunta do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual do Rio grande do Sul

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Publicado
2018-12-21
Como Citar
DA MOTA, R. S.; LUIZ, J. M.; TRINDADE, G. M.; CASTRO, P. O.; SILVA, V. C. Olhares transversais: reflexões de um contexto multifacetado. Expressa Extensão, v. 24, n. 1, p. 25-39, 21 dez. 2018.