A percepção dos níveis de aprendizagem de cartografia dos alunos do ensino fundamental

  • Rosane Vieira da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Angélica Cirolini Universidade Federal de Pelotas
  • Alexandre Felipe Bruch Universidade Federal de Pelotas
  • Elisandra Hernandes da Fonseca Universidade Federal de Pelotas
  • Suyane Gonçalves Campos Universidade Federal de Pelotas
  • Fernanda Luz de Freitas Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Educação inclusiva. Cartografia. Ensino. Ação extensionista.

Resumo

A cartografia escolar possibilita que o aluno possa aprender a se localizar no espaço geográfico e representá-lo nas diversas formas de representação cartográfica. O presente trabalho tem como objetivo analisar o conhecimento cartográfico no processo de ensino e aprendizagem da geografia no ensino fundamental das escolas públicas do município de Pelotas, RS. A aplicação de questionários no primeiro momento possibilitou a realização de uma análise do conhecimento já adquirido no ensino de cartografia, onde os resultados obtidos apresentam dados preocupantes, uma vez que expõem a carência apresentada pelos alunos no que concerne às noções básicas de cartografia. Através da realização de algumas atividades práticas como, desenho em escala, orientação no pátio da escola, “caça ao tesouro”, apresentações de mapas, globo terrestre, localização, confecção de bússola artesanal, procurou-se promover o aprendizado de conceitos geográficos e cartográficos de modo relacionado, possibilitando aos estudantes um melhor entendimento dos conteúdos e processos espaciais a partir da compreensão e uso da linguagem cartográfica. Ao concluir as atividades foi repassado o questionário inicial, para possibilitar a análise do conteúdo trabalhado e verificar se os alunos conseguiram assimilar os temas propostos. Neste segundo questionário, foi possível observar um percentual positivo, e os alunos participaram mais efetivamente se arriscando nas suas respostas sem se abster. Durante todo o desenvolvimento das atividades nas escolas, os alunos demonstraram reciprocidade, motivação e interesse em participar de todas as etapas de maneira efetiva, onde foi possível construir o conhecimento de forma coletiva.

Biografia do Autor

Rosane Vieira da Silva, Universidade Federal de Pelotas
Tecnóloga em Geoprocessamento - Centro de Engenharias - Universidade Federal de Pelotas
Angélica Cirolini, Universidade Federal de Pelotas
Professora Doutora - Centro de Engenharias - Universidade Federal de Pelotas
Alexandre Felipe Bruch, Universidade Federal de Pelotas
Professor Doutor - Centro de Engenharias - Universidade Federal de Pelotas
Elisandra Hernandes da Fonseca, Universidade Federal de Pelotas
Graduanda em Engenharia Geológica - Centro de Engenharias - Universidade Federal de Pelotas
Suyane Gonçalves Campos, Universidade Federal de Pelotas
Graduanda em Engenharia Geológica - Centro de Engenharias - Universidade Federal de Pelotas
Fernanda Luz de Freitas, Universidade Federal de Pelotas
Graduanda em Engenharia Geológica - Centro de Engenharias - Universidade Federal de Pelotas

Referências

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Publicado
2018-12-21
Como Citar
SILVA, R. V. DA; CIROLINI, A.; BRUCH, A. F.; FONSECA, E. H. DA; CAMPOS, S. G.; FREITAS, F. L. DE. A percepção dos níveis de aprendizagem de cartografia dos alunos do ensino fundamental. Expressa Extensão, v. 24, n. 1, p. 85-103, 21 dez. 2018.
Seção
Relatórios