Etnosaberes e formação de professores quilombolas: reflexão a partir do olhar de docentes
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de nossa experiência em um curso de formação continuada de professores da Escola Estadual Quilombola Tereza Conceição Arruda, do Quilombo Mata-Cavalo, em Mato Grosso. Assim, argumenta a favor da importância do direcionamento a esse público se pautar em textos, debates e reflexões que sugiram conceitos e práticas pedagógicas assentados na abordagem do etnosaber. Tomamos como fonte de dados as experiências vividas pelos docentes durante e após o curso ofertado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Quilombola (GEPEQ) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram a observação participante e a entrevista com os/as cursistas. Teoricamente, este trabalho está subsidiado por Castilho (2011), Freire (1979; 2016), Bandeira (2013), Silva (2014), Munanga (1995), dentre outros. Os resultados apontam que o interesse dos docentes pela formação cresceu à medida em que os textos selecionados para o estudo se alinhavam à área e disciplina em que cada qual atuava. Outra evidência é que, ao tomar posse das leituras sugestivas de atividades práticas, os professores passaram a construir posturas e estratégias pedagógicas mais contextualizadas e adequadas às especificidades da educação escolar quilombola.Downloads
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