ETNOSABERES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUILOMBOLAS: REFLEXÃO A PARTIR DO OLHAR DE DOCENTES

  • Suely Dulce Castilho Universidade Federal de Mato Grosso
  • Gonçalina Eva almeida de Santana Programa de Pós-Graduação em Educação
Palavras-chave: Educação escolar quilombola. Etnosaberes. Quilombo Mata-Cavalo. Formação docente.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de nossa experiência em um curso de formação continuada de professores da Escola Estadual Quilombola Tereza Conceição Arruda, do Quilombo Mata-Cavalo, em Mato Grosso. Assim, argumenta a favor da importância do direcionamento a esse público se pautar em textos, debates e reflexões que sugiram conceitos e práticas pedagógicas assentados na abordagem do etnosaber. Tomamos como fonte de dados as experiências vividas pelos docentes durante e após o curso ofertado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Quilombola (GEPEQ) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram a observação participante e a entrevista com os/as cursistas. Teoricamente, este trabalho está subsidiado por Castilho (2011), Freire (1979; 2016), Bandeira (2013), Silva (2014), Munanga (1995), dentre outros. Os resultados apontam que o interesse dos docentes pela formação cresceu à medida em que os textos selecionados para o estudo se alinhavam à área e disciplina em que cada qual atuava. Outra evidência é que, ao tomar posse das leituras sugestivas de atividades práticas, os professores passaram a construir posturas e estratégias pedagógicas mais contextualizadas e adequadas às especificidades da educação escolar quilombola.

Biografia do Autor

Suely Dulce Castilho, Universidade Federal de Mato Grosso
Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Quilombola/GEPEQ.
Gonçalina Eva almeida de Santana, Programa de Pós-Graduação em Educação
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Professora quilombola da Escola Tereza Conceição de Arruda/SEDUC/MT.
Publicado
2018-12-21
Como Citar
CASTILHO, S. D.; SANTANA, G. E. ALMEIDA DE. ETNOSABERES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUILOMBOLAS: REFLEXÃO A PARTIR DO OLHAR DE DOCENTES. Expressa Extensão, v. 24, n. 1, p. 40-54, 21 dez. 2018.