Um olhar quantitativo sobre o projeto de Ginástica Artística da UFPR

  • Fernanda do Nascimento Matias Universidade Federal do Paraná
  • Yasmin Vicente Vieira Universidade Federal do Paraná da Universidade Federal do Paraná
  • Sergio Roberto Abrahão Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Ginástica Artística. Projeto. Comunidade.

Resumo

Este relatório, quantitativo descritivo, apresenta um diagnóstico da Ginástica Artística (GA) a partir das condições de desenvolvimento do projeto de extensão “Circo e Arte Ginástica: uma nova prática educativa parte 2” que ocorre na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para realizar a coleta de dados foi utilizado um questionário online estruturado com sete perguntas fechadas e uma aberta, as quais foram analisadas a partir da estatística descritiva. Colaboraram para este estudo 43 pais e/ou responsáveis dos alunos que participam do projeto. Os dados coletados mostram a opinião dos pais e/ou responsáveis referente ao espaço físico em que ocorre os treinos, a relação dos professores e alunos, a forma metodológica utilizada nas aulas, atuação dos pais e as expectativas sobre os/as alunos. Após esse estudo é possível verificar a concepção dos pais sobre o projeto, bem como a importância dele para a vida de todos os envolvidos tanto da comunidade externa quanto da comunidade interna, além disso, perceber os pontos que devem serem analisados e modificados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda do Nascimento Matias, Universidade Federal do Paraná
Acadêmica do curso de Educação Física
Yasmin Vicente Vieira, Universidade Federal do Paraná da Universidade Federal do Paraná
Acadêmica do curso de Educação Física da Universidade Federal do Paraná 
Sergio Roberto Abrahão, Universidade Federal do Paraná
Professor Doutor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná

Referências

FREIRE, P. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos avançados, v. 15, n. 42, p. 259-268, 2001.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6a ed. São Paulo: Atlas; 2008.

SCHIAVON, L. M; PAES, R. R; MOREIRA, A; MAIA, G. B. M. Etapas e volume de treinamento das ginastas brasileira participantes de Jogos Olímpicos (1980-2004) Rev. Motricidade. Vol. 7, n.4, pág 15-26 São Paulo. 2007.

NUNOMURA, M.; PIRES, F. R.; CARRARA, P. Análise do treinamento na ginástica artística brasileira. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 31, n. 1, 2009.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3a ed. São Paulo: Atlas; 1999.

THOMAS, J. R.; NELSON J.K.; SILVERMAN, S. J. Métodos de pesquisa em atividade física. 5ed. Porto Alegre: Artmed; 2012. 478p.

Publicado
2018-12-21
Como Citar
MATIAS, F. DO N.; VIEIRA, Y. V.; ABRAHÃO, S. R. Um olhar quantitativo sobre o projeto de Ginástica Artística da UFPR. Expressa Extensão, v. 24, n. 1, p. 104-111, 21 dez. 2018.
Seção
Relatórios