Um olhar quantitativo sobre o projeto de Ginástica Artística da UFPR
Resumo
Este relatório, quantitativo descritivo, apresenta um diagnóstico da Ginástica Artística (GA) a partir das condições de desenvolvimento do projeto de extensão “Circo e Arte Ginástica: uma nova prática educativa parte 2” que ocorre na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para realizar a coleta de dados foi utilizado um questionário online estruturado com sete perguntas fechadas e uma aberta, as quais foram analisadas a partir da estatística descritiva. Colaboraram para este estudo 43 pais e/ou responsáveis dos alunos que participam do projeto. Os dados coletados mostram a opinião dos pais e/ou responsáveis referente ao espaço físico em que ocorre os treinos, a relação dos professores e alunos, a forma metodológica utilizada nas aulas, atuação dos pais e as expectativas sobre os/as alunos. Após esse estudo é possível verificar a concepção dos pais sobre o projeto, bem como a importância dele para a vida de todos os envolvidos tanto da comunidade externa quanto da comunidade interna, além disso, perceber os pontos que devem serem analisados e modificados.Downloads
Referências
FREIRE, P. Carta de Paulo Freire aos professores. Estudos avançados, v. 15, n. 42, p. 259-268, 2001.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6a ed. São Paulo: Atlas; 2008.
SCHIAVON, L. M; PAES, R. R; MOREIRA, A; MAIA, G. B. M. Etapas e volume de treinamento das ginastas brasileira participantes de Jogos Olímpicos (1980-2004) Rev. Motricidade. Vol. 7, n.4, pág 15-26 São Paulo. 2007.
NUNOMURA, M.; PIRES, F. R.; CARRARA, P. Análise do treinamento na ginástica artística brasileira. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 31, n. 1, 2009.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3a ed. São Paulo: Atlas; 1999.
THOMAS, J. R.; NELSON J.K.; SILVERMAN, S. J. Métodos de pesquisa em atividade física. 5ed. Porto Alegre: Artmed; 2012. 478p.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.