O encontro entre universidade e sociedade através da pedagogia Waldorf e do projeto arquitetônico de uma escola baseado em arquitetura antroposófica
Resumo
Durante um ano, professores, alunos e a comunidade local do Alto-Paraopeba (Minas Gerais), participaram de um grupo de estudos extensionista sobre pedagogia Waldorf. Após finalização do grupo de estudos, um grupo de representantes da comunidade decide avaliar a implantação de uma escola Waldorf na região. Os autores desse trabalho participam desse esforço através da organização e orientação da comunidade no sentido de viabilizar a escola, bem como no desenvolvimento de um anteprojeto baseado em conceitos de arquitetura antroposófica. Esse trabalho discute o projeto desenvolvido.Downloads
Referências
ALVARES, L. S.; KOWALTOWSKIR, K. C. D. Programando a Arquitetura Escolar do Futuro. Encontro LatinoAmericano de Edificações e Comunidade Sustentáveis, 2010.
AUSUBEL, D.P. Educational Psychology: A Cognitive View. New York, Holt, Rinehart and Winston, 1968.
FEWB. Objetivo Pedagógico e Metas de Ensino de uma Escola Waldorf. Federação das Escolas Waldorf no Brasil, 2002. (SAB2016) (www.sab.org.br)
KOWALTOWSKI, D.C.C.K. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos. 2011.
LANZ, Rudolf. - A Pedagogia Waldorf. Brasil, Ed. Antroposófica, 1986.
______.Noções Básicas de Antroposofia. Brasil, Ed. Antroposófica, 2005.
LIEVEGOED, Bernard. Desvelando o Crescimento, Editora Antroposófica, 2001.
______.Fases da Vida – crises e desenvolvimento da individualidade. Ed. Antroposófica, 2007.
PRADO, Darcy Prado 5° edição Pert CPM, Série gerenciamento de Projetos, Volume IV, Ed. Falconi, 2015.
RAAB, Rex. Waldorfschule baut. Verlag Freies Geistesleben. ISBN- 3-7725-0240-7. 1982
SANTOS, Leonardo Alvarenga Lopes. Introdução ao Currículo da Pedagogia Waldorf, Monografia de Conclusão de Curso de Fundamentação Em Pedagogia Waldorf-BH, 2° Turma. 2016.
SOLANO, Carlos. Feng Shui - Kan Yu. Editora Pensamento, 2000.
STEINER, Rudolf. O estudo geral do homem, uma base para a pedagogia; Conferências em Stuttgart de 21/08 a 05/09 de 1919. A arte da educação Vol. I Brasil: Ed. Antroposófica, 1995.
______.O estudo geral do homem, uma base para a pedagogia; Conferências proferidas em Stuttgart de 21/08 a 05/09 de 1919. A arte da educação Vol. II. Brasil: Ed. Antroposófica, 2003.
______.O estudo geral do homem, uma base para a pedagogia; Conferências proferidas em Stuttgart de 21/08 a 05/09 de 1919. A arte da educação Vol. III. Brasil: Ed. Antroposófica, 2014.
______. O método cognitivo de Goethe: linhas básicas para uma gnosiologia da cosmovisão goetheana. São Paulo: Antroposófica, 2004.
______. A educação como problema social: Os fundamentos espirituais, culturais e sociais da pedagogia Waldorf. Seis conferências pronunciadas em Dornach de 9 a 17 de agosto de 1919. Antroposófica, 2005.
______. Reconhecimento do Ser Humano e Realização do Ensino Antroposófica, 2007.
STOCKMEYER, E. A. Karl. CURRÍCULO DE RUDOLF STEINER PARA AS ESCOLAS WALDORF. Editado pelo Centro de Pesquisas Pedagógicas da Associação das Escolas Livres Waldorf, Stuttgart, 1976.
WONG, G.L. A Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. Tese (Master of Architecture). University of Washington, 1987.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.