O ENCONTRO ENTRE UNIVERSIDADE E SOCIEDADE ATRAVÉS DA PEDAGOGIA WALDORF E DO PROJETO ARQUITETÔNICO DE UMA ESCOLA BASEADO EM ARQUITETURA ANTROPOSÓFICA

  • Leonardo Alvarenga Lopes Santos Universidade Federal de São João del Rei
  • Kelly Beatriz Vieira Torres Universidade Federal de São João del Rei
  • Cristiano Maciel da Silva Universidade Federal de São João del Rei
  • Jose Carlos Borba Universidade Federal de São João del Rei
  • Jozielle Rocha Universidade Federal de São João del Rei
  • Andressa Rezende Giglio Universidade Federal de São João del Rei
  • Lethícia Borba Roldão Lourenço Universidade Federal de São João del Rei
Palavras-chave: Arquitetura Antroposófica. Pedagogia Waldorf. Extensão Universitária.

Resumo

Durante um ano, professores, alunos e a comunidade local do Alto-Paraopeba (Minas Gerais), participaram de um grupo de estudos extensionista sobre pedagogia Waldorf. Após finalização do grupo de estudos, um grupo de representantes da comunidade decide avaliar a implantação de uma escola Waldorf na região. Os autores desse trabalho participam desse esforço através da organização e orientação da comunidade no sentido de viabilizar a escola, bem como no desenvolvimento de um anteprojeto baseado em conceitos de arquitetura antroposófica. Esse trabalho discute o projeto desenvolvido.

Biografia do Autor

Leonardo Alvarenga Lopes Santos, Universidade Federal de São João del Rei
Professor Adjunto do Departamento de Tecnologia e Engenharia Civil, Computação e Humanidades (Dtech) da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Campus Alto-Paraopeba (CAP).
Kelly Beatriz Vieira Torres, Universidade Federal de São João del Rei
Professora Associada do Departamento de Física e Matemática (Defim) da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Campus Alto-Paraopeba (CAP).
Cristiano Maciel da Silva, Universidade Federal de São João del Rei
Professor Associado do Departamento de Tecnologia e Engenharia Civil, Computação e Humanidades (Dtech) da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Campus Alto-Paraopeba (CAP).
Jose Carlos Borba, Universidade Federal de São João del Rei
Professor Adjunto do Departamento de Tecnologia e Engenharia Civil, Computação e Humanidades (Dtech) da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Campus Alto-Paraopeba (CAP).
Jozielle Rocha, Universidade Federal de São João del Rei
Aluna do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Campus Alto-Paraopeba (CAP).
Andressa Rezende Giglio, Universidade Federal de São João del Rei
Aluna do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Campus Alto-Paraopeba (CAP).
Lethícia Borba Roldão Lourenço, Universidade Federal de São João del Rei
Aluna do Curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Campus Alto-Paraopeba (CAP).

Referências

ALVARES, L. S.; KOWALTOWSKIR, K. C. D. Programando a Arquitetura Escolar do Futuro. Encontro LatinoAmericano de Edificações e Comunidade Sustentáveis, 2010.

AUSUBEL, D.P. Educational Psychology: A Cognitive View. New York, Holt, Rinehart and Winston, 1968.

FEWB. Objetivo Pedagógico e Metas de Ensino de uma Escola Waldorf. Federação das Escolas Waldorf no Brasil, 2002. (SAB2016) (www.sab.org.br)

KOWALTOWSKI, D.C.C.K. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de Textos. 2011.

LANZ, Rudolf. - A Pedagogia Waldorf. Brasil, Ed. Antroposófica, 1986.

______.Noções Básicas de Antroposofia. Brasil, Ed. Antroposófica, 2005.

LIEVEGOED, Bernard. Desvelando o Crescimento, Editora Antroposófica, 2001.

______.Fases da Vida – crises e desenvolvimento da individualidade. Ed. Antroposófica, 2007.

PRADO, Darcy Prado 5° edição Pert CPM, Série gerenciamento de Projetos, Volume IV, Ed. Falconi, 2015.

RAAB, Rex. Waldorfschule baut. Verlag Freies Geistesleben. ISBN- 3-7725-0240-7. 1982

SANTOS, Leonardo Alvarenga Lopes. Introdução ao Currículo da Pedagogia Waldorf, Monografia de Conclusão de Curso de Fundamentação Em Pedagogia Waldorf-BH, 2° Turma. 2016.

SOLANO, Carlos. Feng Shui - Kan Yu. Editora Pensamento, 2000.

STEINER, Rudolf. O estudo geral do homem, uma base para a pedagogia; Conferências em Stuttgart de 21/08 a 05/09 de 1919. A arte da educação Vol. I Brasil: Ed. Antroposófica, 1995.

______.O estudo geral do homem, uma base para a pedagogia; Conferências proferidas em Stuttgart de 21/08 a 05/09 de 1919. A arte da educação Vol. II. Brasil: Ed. Antroposófica, 2003.

______.O estudo geral do homem, uma base para a pedagogia; Conferências proferidas em Stuttgart de 21/08 a 05/09 de 1919. A arte da educação Vol. III. Brasil: Ed. Antroposófica, 2014.

______. O método cognitivo de Goethe: linhas básicas para uma gnosiologia da cosmovisão goetheana. São Paulo: Antroposófica, 2004.

______. A educação como problema social: Os fundamentos espirituais, culturais e sociais da pedagogia Waldorf. Seis conferências pronunciadas em Dornach de 9 a 17 de agosto de 1919. Antroposófica, 2005.

______. Reconhecimento do Ser Humano e Realização do Ensino Antroposófica, 2007.

STOCKMEYER, E. A. Karl. CURRÍCULO DE RUDOLF STEINER PARA AS ESCOLAS WALDORF. Editado pelo Centro de Pesquisas Pedagógicas da Associação das Escolas Livres Waldorf, Stuttgart, 1976.

WONG, G.L. A Move Towards Wholeness: The interpretation of the Philosophy of Rudolf Steiner Through the Design of a Waldorf School. Tese (Master of Architecture). University of Washington, 1987.

Publicado
2018-12-21
Como Citar
SANTOS, L. A. L.; TORRES, K. B. V.; SILVA, C. M. DA; BORBA, J. C.; ROCHA, J.; GIGLIO, A. R.; LOURENÇO, L. B. R. O ENCONTRO ENTRE UNIVERSIDADE E SOCIEDADE ATRAVÉS DA PEDAGOGIA WALDORF E DO PROJETO ARQUITETÔNICO DE UMA ESCOLA BASEADO EM ARQUITETURA ANTROPOSÓFICA. Expressa Extensão, v. 24, n. 1, p. 121-140, 21 dez. 2018.
Seção
Relatórios