Educação, Comunidade e Cultura Popular

  • Francisca Ferreira Michelon Universidade Federal de Pelotas

Resumo

No conjunto de textos reunidos neste terceiro número da Expressa Extensão encontra-se a dissonância entre o entendimento e a prática extensionista da época em que Freire escreveu a obra e a da atualidade. Percebe-se na leitura dos conteúdos dos artigos que o conceito que baliza as ações aos quais se referem é o que está presente no Plano Nacional de Extensão Universitária e no texto da Resolução que estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira. São, de tal modo, textos que indicam a boa compreensão das diretrizes extensionistas, que relatam vivências exemplares e que valorizam, na apresentação dos resultados, a intensidade da experiência formativa que a extensão promove para e com o estudante. Do mesmo modo, são conteúdos que evidenciam a presença das comunidades como agentes dos projetos e ações. Os relatos asseveram qua as comunidades já não são vistas e tratadas como os recebedores do conhecimento acadêmico, mas são entendidas como o outro com quem se estabelece o diálogo. E é por esse diálogo, que nem sempre ocorre apenas com palavras, que se revelam os condicionantes sociais e os aspectos culturais dos envolvidos. A esperada ação transformadora constrói-se, portanto, na malha dos saberes que se articulam quando os acadêmicos se deslocam ao encontro da realidade. E nessa realidade, a cultura é um fio estruturante, tramado em todas as posições da malha pelas vidas que participam do fluxo das ações.

Biografia do Autor

Francisca Ferreira Michelon, Universidade Federal de Pelotas
Possui mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente exerce o cargo de Pró-Reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas.
Publicado
2018-12-21
Como Citar
MICHELON, F. F. Educação, Comunidade e Cultura Popular. Expressa Extensão, v. 24, n. 1, p. 02-05, 21 dez. 2018.
Seção
Editorial