Educação, Comunidade e Cultura Popular

  • Francisca Ferreira Michelon Universidade Federal de Pelotas

Resumo

No conjunto de textos reunidos neste terceiro número da Expressa Extensão encontra-se a dissonância entre o entendimento e a prática extensionista da época em que Freire escreveu a obra e a da atualidade. Percebe-se na leitura dos conteúdos dos artigos que o conceito que baliza as ações aos quais se referem é o que está presente no Plano Nacional de Extensão Universitária e no texto da Resolução que estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira. São, de tal modo, textos que indicam a boa compreensão das diretrizes extensionistas, que relatam vivências exemplares e que valorizam, na apresentação dos resultados, a intensidade da experiência formativa que a extensão promove para e com o estudante. Do mesmo modo, são conteúdos que evidenciam a presença das comunidades como agentes dos projetos e ações. Os relatos asseveram qua as comunidades já não são vistas e tratadas como os recebedores do conhecimento acadêmico, mas são entendidas como o outro com quem se estabelece o diálogo. E é por esse diálogo, que nem sempre ocorre apenas com palavras, que se revelam os condicionantes sociais e os aspectos culturais dos envolvidos. A esperada ação transformadora constrói-se, portanto, na malha dos saberes que se articulam quando os acadêmicos se deslocam ao encontro da realidade. E nessa realidade, a cultura é um fio estruturante, tramado em todas as posições da malha pelas vidas que participam do fluxo das ações.

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Biografia do Autor

Francisca Ferreira Michelon, Universidade Federal de Pelotas
Possui mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente exerce o cargo de Pró-Reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas.
Publicado
2018-12-21
Como Citar
MICHELON, F. F. Educação, Comunidade e Cultura Popular. Expressa Extensão, v. 24, n. 1, p. 02-05, 21 dez. 2018.
Seção
Editorial