A extensão como suprimento de necessidades: reflexões sobre a relação das instituições de ensino superior e da extensão com o macroambiente
Resumo
O presente ensaio teórico busca refletir sobre os objetivos e a conceituação de uma prática extensionista. Também busca refletir sobre o ensino e a extensão entendidos como suprimentos de necessidades. Sendo um recorte da pesquisa de trabalho de conclusão de curso em andamento “Criação de um portfólio de cursos de extensão para suprimento das necessidades do ambiente de atuação da Universidade Federal do Oeste do Pará Campus Itaituba”. Trazendo uma análise sobre as funções de suprimento de necessidades ambientais das instituições de ensino e da prática extensionista. As reflexões permitem constatar: 1) a importância das instituições de ensino para com o desenvolvimento do ambiente no qual estas se encontram; 2) a extensão universitária é o espaço acadêmico de formação social e científico que visa o desenvolvimento de novos conhecimentos profissionais para a transformação da sociedade. A contribuição deste estudo para a área da extensão se dá em dois aspectos: primeiro porque permite uma discussão e a tentativa de trazer novas definições sobre a prática extensionista e segundo porque apresenta uma nova cultura ambiental para a universidade, a atuação participativa.Referências
ABRAHÃO, I. Múltiplos saberes e novas possibilidades: uma reflexão a respeito da formação docente. In: TAUCHEN, G. (Org.). Gestão e organização escolar. Rio de Janeiro: Editora da FURG, 2013, p. 121-130. (Coleção Cadernos Pedagógicos da EAD).
ARAÚJO, J. J.; HYPÓLITO, A. M. Novos significados para educação profissional e tecnológica no instituto federal sul-rio-grandense: a política de criação dos institutos. RBPAE, Goiânia, v. 32, n. 1, p. 247 – 265, 2016.
BASTOS, F. C. et al. Gestão por competência: uma análise das competências sob a perspectiva dos servidores do Ibama de Santa Catarina. NAVUS - Revista de Gestão e Tecnologia, v. 9, n. 1, p. 74-86, 2019.
BRASIL. Lei n.9.394 de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm> Acesso em 22 set. 2017.
FERRAZ, R. de C. S. N. et al. Saberes e experiência: formação de professores da rede pública em atividades extensionistas. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, n. 3, v. 13, p. 390-410, 2017.
FLORIANO, M. D. P. et. al. Extensão universitária: a percepção de acadêmicos de uma universidade federal do estado do Rio Grande do Sul. Em Extensão, Uberlândia, v. 16, n. 1, p. 9-35, 2017.
FREITAS, R. C. O. et. al. O Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional: considerações preliminares. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 1, n. 1, p. 74-89, 2017.
FRIZZO, G.; MARIN, E. C.; SCHELLIN, F. O. Extensão universitária e formação docente: contribuição e desafios das ações de extensão para a formação de professores de educação física no RS. Expressa Extensão, Pelotas, v.21, n.2, p. 21-37, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.15210/ee.v21i2.
KOLARIK, K.; RODRIGUES, J. F.; MATOS, T. J. F. Indisciplina no cotidiano escolar. Projeção e Docência, v. 8, n. 1, p. 33-45, 2017.
KUZMA, E. L et. al. A inserção da sustentabilidade na formação de administradores. Revista de gestão ambiental e sustentabilidade, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 146-165, 2016.
LORANDI, P. A. Extensão universitária como responsabilidade social: análise de uma prática. Revista eventos pedagógicos, Sinop, v. 7, n. 1, p. 148-167, 2016.
MACHADO, A. M.; AZEVEDO, L. A. A atividade de extensão universitária, o Jardim São Remo e uma instituição Educacional – desafios na criação de um campo comum de trabalho. Revista Cultura e Extensão, São Paulo, n. 13, v.13, p.85-95, 2015.
NAKAUTH, R. F.; NAKAUTH, A. C. S. S.; GREGÓRIO, S. R. Mapas conceituais e questionários: uso ferramentas de avaliação do ensino em ações de extensão. Educitec, Manaus, n. 06, p. 28-41, 2017.
NEIVA FILHO, D. M.; C. A. B. VASCONCELOS; SOUSA, R. O. L. Políticas públicas em educação profissional tecnológica: um foco na formação do curso técnico de nível médio em meteorologia do cefet/rj (2000-2009). HOLOS, Natal, v. 8, p. 304-313, 2015.
NOSELLA, P. Trabalho e perspectivas de formação dos trabalhadores: para além da formação politécnica. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 152-180, 2007.
OLIVEIRA, E. S. Criação de um portfólio de cursos de extensão para suprimento das necessidades do ambiente de atuação da Universidade Federal do Oeste do Pará Campus Itaituba. 2018. Texto em construção - dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica)-Instituto Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
OLIVEIRA, T. C. de et. al. A. Liga de Emergência da UFC: relato de experiência de um projeto de extensão universitária. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 8, n. 2, p. 83-89, 2017.
PIRES, D. C. G. B.; AMORIM, W.. A relação entre a gestão do conhecimento e a gestão por competências: um estudo a partir das práticas em escritórios de advocacia. Revista de Carreiras e Pessoas (ReCaPe). [S.l.], v. 2, n. 1, abr. 2012. DOI: https://doi.org/10.20503/recape.v2i1.9339.
SANTOS, A. de S. O ensino por meio da literatura de cordel. 2016.200 f. Dissertação (Mestrado em Ensino Tecnológico).Instituto Federal do Amazonas, Manaus. Disponível em < https://drive.google.com/file/d/0BwKNRUWbPP4hMnhKQXk0UGpucmc/view?usp=sharing> acesso em 05.01.2018.
SILVA, A. M. C.; PENHA, N. R. da; GONÇALVES, J. P. Extensão universitária e formação docente: contribuições de um projeto de extensão para estudantes de Pedagogia. Formação@Docente, Belo Horizonte, v. 9, n 1, p. 58-73, 2017.
SILVA, F. N. et.al. Financiamento da educação profissional e tecnológica: programa Brasil profissionalizado. Revista LABOR, nº 14, v. 2, p. 120-133, 2015.
SILVA, L. L. da; SCHWERTNER, S. F. Competências humanas na educação profissional: percepções das organizações. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 2, n. 15, p. e6335, 2018. DOI: 10.15628/rbept.2018.6335.
SUGAHARA, C. R. A extensão universitária como ação socioeducativa. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v.8, n. 12, p. 164-169, 2012.
SUM, S.; LEE, P.; LAW, R. Impact of cultural values on technology acceptance and technology readiness. International Journal of Hospitality Management. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijhm.2018.06.017.
VERAS, L. C. S. Política pública de educação: uma abordagem da extensão universitária na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Espaço Acadêmico, n. 200, p. 49-62, 2018.
Copyright (c) 2019 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.