Arte, Memória e Educação: Projeto Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho
Resumo
A partir das discussões e pesquisas dos grupos de pesquisa “Literatura e história: memória e representação” e “Preservação dos bens culturais: história, memória, identidade e educação patrimonial”, observamos a desvalorização da arte enquanto processo histórico e memorialístico da região que a Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP abrange bem como a falta de estudos na área de Cultura e Artes. Diante disso, propomos, em parceria com a Prefeitura da cidade, o Serviço Social do Comércio - SESC e o Conjunto Amadores de Teatro - CAT, o projeto de extensão “Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho: diálogos entre memória, arte, preservação e ensino”, que teve por objetivo a conservação, documentação e fruição cultural das obras que compõem o acervo do Salão de Artes Plásticas da cidade de Jacarezinho/PR, bem como a criação da Sala de Estar, espaço no ambiente acadêmico para observação e pesquisa em arte, história e cultura regional. Neste sentido, o presente artigo busca apresentar o desenvolvimento do projeto, suas dificuldades e realizações na busca de contribuir para a preservação e o desenvolvimento do fazer artístico na região.Referências
ARAÚJO, Anna R. F. de. Encruzilhadas do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 2007.
AUSUBEL, David. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BATISTA, Dan Francisco. Centro da Juventude ‘José Richa’ corresponde às expectativas. Projac.com.br: o site de Jacarezinho. 2016. Disponível em: http://projac.com.br/destaque/centro-da-juventude-jose-richa-corresponde-as-expectativas.html. Acesso em: 12 jan. 2018.
MARTINS, Mirian Celeste (coord.). Curadoria educativa: inventando conversas. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 14, n. 1, p. 9-27, jan./jun. 2006. Disponível em: http://fvcb.com.br/site/wp-content/uploads/2012/05/Canal-do Educador_Texto_Curadoria-Educativa.pdf. Acesso em: 8 ago. 2017.
MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M. Terezinha Telles. Teoria e prática do ensino de arte: a língua do mundo: livro para análise do professor. São Paulo: FTD, 2010.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra. A história, cativa da memória? Revista Inst. Est. Bras., São Paulo, n. 34, p. 9-24, 1992. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/70497/73267. Acesso em: 8 ago. 2017.
OLIVEIRA, Lucia Lippi. Cultura é patrimônio: um guia. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2008.
PAOLI, Maria Célia. Memória, história e cidadania: o direito ao passado. In:O direito à memória: patrimônio histórico e cidadania. São Paulo: DPH, 1992. p. 25-28. Disponível em: http://gpaf.info/dtd/ArqPerm/MCPaoli.pdf. Acesso em: 8 ago. 2017.
PERISSÉ, Gabriel. Estética e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 5, n. 3, p. 1-15, 1989. Disponível em: http://www.uel. br/cch/cdph/ arqtxt/Memoria_esquecimento_silencio.pdf. Acesso em: 8 ago. 2017.
SILVA, Juliana C. da. Em busca da memória de Jacarezinho/PR: levantamento e estudo dos artistas. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SÓLETRAS, 20., 2013, Jacarezinho. Anais [...]. Jacarezinho, 2013.
SILVA, Juliana C. da; BRITO, Luciana. Acervo Salão de Artes Plásticas de Jacareinho (1966-2013): considerações sobre o moderno e o adormecimento. In: VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, 8., 2017, Maringá. Anais [...]. Maringá, 2017.
SILVEIRA, André Luis Marques da. Sistema Diálogos: por uma experiência museológica dialógica em realidade aumentada. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. p. 22-33. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/48917/000829163.pdf?...1.
Acesso em: 8 ago. 2017.
TOMITA, Débora Gonçalves; RIBEIRO, Thiago Leonardo. O núcleo de monitoramento de penas alternativas de Jacarezinho/PR. Revista Conexão, Universidade Estadual de Ponta Grossa Ponta Grossa, v. 7, n. 1, jan./jun. 2011, p. 118-127.
TRIBUNA DO NORTE, ano 7, n. 336, 29 out. 1966.
Copyright (c) 2019 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.