Arte, Memória e Educação: Projeto Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho

  • Juliana Carolina da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre-RS, Brasil.
  • Luciana Brito Universidade Estadual do Norte do Paraná. Jacarezinho, PR - Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3378-7279
  • Fernanda Rodrigues da Costa Universidade Estadual do Norte do Paraná. Jacarezinho, PR - Brasil.
Palavras-chave: Patrimônio. Artes. Conservação. Comunidade.

Resumo

A partir das discussões e pesquisas dos grupos de pesquisa “Literatura e história: memória e representação” e “Preservação dos bens culturais: história, memória, identidade e educação patrimonial”, observamos a desvalorização da arte enquanto processo histórico e memorialístico da região que a Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP abrange bem como a falta de estudos na área de Cultura e Artes. Diante disso, propomos, em parceria com a Prefeitura da cidade, o Serviço Social do Comércio - SESC e o Conjunto Amadores de Teatro - CAT, o projeto de extensão “Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho: diálogos entre memória, arte, preservação e ensino”, que teve por objetivo a conservação, documentação e fruição cultural das obras que compõem o acervo do Salão de Artes Plásticas da cidade de Jacarezinho/PR, bem como a criação da Sala de Estar, espaço no ambiente acadêmico para observação e pesquisa em arte, história e cultura regional. Neste sentido, o presente artigo busca apresentar o desenvolvimento do projeto, suas dificuldades e realizações na busca de contribuir para a preservação e o desenvolvimento do fazer artístico na região.

Biografia do Autor

Juliana Carolina da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre-RS, Brasil.
Doutoranda em História, pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em História, pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá. Graduada em História pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Bolsista recém-formada do Programa de Extensão Universidade Sem Fronteiras (SETI/PR). Atua no Centro de Letras, Comunicação e Artes - UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Jacarezinho, Rua Padre Melo, 1200, CEP 86400-000, Jacarezinho, Paraná - Brasil.
Luciana Brito, Universidade Estadual do Norte do Paraná. Jacarezinho, PR - Brasil.
Professora Doutora - Colegiado de Letras - Centro de Letras, Comunicação e Artes  - UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná,  Campus Jacarezinho, Rua Manoel Ribas, 1200, CEP 86400-000, Jacarezinho - Paraná - Brasil.
Fernanda Rodrigues da Costa, Universidade Estadual do Norte do Paraná. Jacarezinho, PR - Brasil.
Graduanda em Filosofia - Centro de Letras, Comunicação e Artes - Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Jacarezinho.

Referências

ARAÚJO, Anna R. F. de. Encruzilhadas do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 2007.

AUSUBEL, David. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BATISTA, Dan Francisco. Centro da Juventude ‘José Richa’ corresponde às expectativas. Projac.com.br: o site de Jacarezinho. 2016. Disponível em: http://projac.com.br/destaque/centro-da-juventude-jose-richa-corresponde-as-expectativas.html. Acesso em: 12 jan. 2018.

MARTINS, Mirian Celeste (coord.). Curadoria educativa: inventando conversas. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 14, n. 1, p. 9-27, jan./jun. 2006. Disponível em: http://fvcb.com.br/site/wp-content/uploads/2012/05/Canal-do Educador_Texto_Curadoria-Educativa.pdf. Acesso em: 8 ago. 2017.

MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, M. Terezinha Telles. Teoria e prática do ensino de arte: a língua do mundo: livro para análise do professor. São Paulo: FTD, 2010.

MENESES, Ulpiano T. Bezerra. A história, cativa da memória? Revista Inst. Est. Bras., São Paulo, n. 34, p. 9-24, 1992. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/70497/73267. Acesso em: 8 ago. 2017.

OLIVEIRA, Lucia Lippi. Cultura é patrimônio: um guia. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2008.

PAOLI, Maria Célia. Memória, história e cidadania: o direito ao passado. In:O direito à memória: patrimônio histórico e cidadania. São Paulo: DPH, 1992. p. 25-28. Disponível em: http://gpaf.info/dtd/ArqPerm/MCPaoli.pdf. Acesso em: 8 ago. 2017.

PERISSÉ, Gabriel. Estética e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

POLLAK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 5, n. 3, p. 1-15, 1989. Disponível em: http://www.uel. br/cch/cdph/ arqtxt/Memoria_esquecimento_silencio.pdf. Acesso em: 8 ago. 2017.

SILVA, Juliana C. da. Em busca da memória de Jacarezinho/PR: levantamento e estudo dos artistas. In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SÓLETRAS, 20., 2013, Jacarezinho. Anais [...]. Jacarezinho, 2013.

SILVA, Juliana C. da; BRITO, Luciana. Acervo Salão de Artes Plásticas de Jacareinho (1966-2013): considerações sobre o moderno e o adormecimento. In: VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, 8., 2017, Maringá. Anais [...]. Maringá, 2017.

SILVEIRA, André Luis Marques da. Sistema Diálogos: por uma experiência museológica dialógica em realidade aumentada. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. p. 22-33. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/48917/000829163.pdf?...1.

Acesso em: 8 ago. 2017.

TOMITA, Débora Gonçalves; RIBEIRO, Thiago Leonardo. O núcleo de monitoramento de penas alternativas de Jacarezinho/PR. Revista Conexão, Universidade Estadual de Ponta Grossa Ponta Grossa, v. 7, n. 1, jan./jun. 2011, p. 118-127.

TRIBUNA DO NORTE, ano 7, n. 336, 29 out. 1966.

Publicado
2019-08-30
Como Citar
SILVA, J. C. DA; BRITO, L.; COSTA, F. R. DA. Arte, Memória e Educação: Projeto Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho. Expressa Extensão, v. 24, n. 3, p. 6-17, 30 ago. 2019.