Preâmbulos para um início de conversa: projeto DESAFIO em pauta!

  • Eduardo Arriada Universidade Federal de Pelotas
  • Noris Mara Pacheco Martins Leal Universidade Federal de Pelotas
  • Lúcia Maria Vaz Peres Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Extensão, Formação de professores

Resumo

O ano de 2018 foi marcado pelos 25 anos do Projeto Desafio Pré-Universitário. Neste espaço de tempo, o Projeto deixou de ser independente, sem com isso ferir seu caráter de autogestão, e passou a fazer parte do sistema de extensão da UFPel. Em 2017, assumiu o status de projeto estratégico da Pró-reitoria de Extensão e Cultura - PREC, com o intuito de institucionalmente fortalecer seu caráter extensionista e socialmente referenciado, construindo, assim, um modo de autogestão compartilhado entre estudantes que protagonizam este projeto, o professor coordenador e a PREC. Ao longo destes 25 anos, o projeto ocupou vários espaços. Em 1993, o projeto começou com uma turma; hoje, são atendidas de cinco a seis turmas por ano, divididas entre extensivo e intensivo. O número de integrantes do projeto pode chegar a 300 estudantes ano, com mais de 80 educadores alunos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado da UFPel. Este fato vem transformando este projeto num grande e importante espaço de experimentação e, porque não dizer, de formação de professores, cuja experiência como aprendiz na docência ultrapassa o número de horas realizadas nos estágios obrigatórios das licenciaturas, além de ter um caráter diferenciado, visto que as discussões e reflexões são partilhadas entre os estudantes ministrantes de disciplinas, tanto na área como no grande grupo. Com isso, pretende-se garantir o trabalho de autogestão e da interdisciplinaridade político-pedagógico nas ações do projeto.

Biografia do Autor

Eduardo Arriada, Universidade Federal de Pelotas
Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas na Faculdade de Educação, no Departamento de Fundamentos da Educação. Possui graduação em História pela Universidade Católica de Pelotas (1986), graduação em Estudos Sociais pela Universidade Católica de Pelotas (1985), graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (1986), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). realizou Pós-Doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign (2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Educação Secundária, Educação Imperial, século XIX, História da Educação e Rio Grande do sul, o campo editorial do livro didático, história de editoras e livrarias, produção e circulação de livros.
Noris Mara Pacheco Martins Leal, Universidade Federal de Pelotas
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e Doutoranda do PPG em Memória Social e Patrimônio Cultural Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é Professora Adjunta, membro colegiado do Bacharelado em Museologias - UFPel, Tem experiência na área de História, com ênfase em Museologia, atuando principalmente nos seguintes temas: acervo, museu, museologia, museus e patrimônio.
Lúcia Maria Vaz Peres, Universidade Federal de Pelotas
Formação inicial Pedagogia, especialização em Psicopedagogia, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado na universidade do Minho em Portugal, na área de estudos em Psicologia e Imaginário. Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Pelotas e assessora do gabinete da reitoria. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: imaginário, educação e imaginário e (auto)formação de professores. Atua na graduação e na pós-graduação. Líder do grupo de pesquisa GEPIEM (Grupo de estudos e pesquisas sobre imaginário, educação e memória).
Publicado
2019-01-14
Como Citar
ARRIADA, E.; LEAL, N. M. P. M.; PERES, L. M. V. Preâmbulos para um início de conversa: projeto DESAFIO em pauta!. Expressa Extensão, v. 24, n. 1, p. 171-176, 14 jan. 2019.
Seção
Entrevistas