Requalificação da Rua Paulo Guilayn através de uma ação de arborização urbana
Resumo
Neste trabalho relata-se as etapas e vivências de uma ação de extensão que consistiu na arborização da Rua Paulo Guilayn, do bairro Balsa, na cidade de Pelotas/RS. A ação está vinculada ao projeto de extensão Qualificação Urbana Participativa, que tem como objetivo promover a qualificação do espaço urbano através de métodos participativos. O tema da arborização urbana foi escolhido por ser uma forma de colaborar para a preservação do meio ambiente e diminuir os efeitos negativos causados pelo crescimento populacional e urbano. A ação buscou promover a melhora da qualidade de vida dos moradores e a requalificação da rua, utilizando métodos participativos de planejamento e execução das atividades, contribuindo também para a aproximação entre a universidade e a sociedade, e alertando para a importância e os benefícios de se ter um ambiente urbano arborizado.Referências
KAPP, S.; CARDOSO, A. Marco Teórico da Rede Finep de Moradia Social. Risco: Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (online), Brasil, v.17, p. 94-120, 2013.
MASCARÓ, J. L.; Loteamentos Urbanos. Porto Alegre: L. Mascaró, 2003.
MASCARÓ, L.; Vegetação Urbana. 3ª edição. Porto Alegre: Masquatro, 2010.
MILANO, M.S. Métodos de amostragem para avaliação de ruas. In: Congresso Brasileiro sobre Arborização Urbana, 2, São Luiz, 1994. Anais... São Luiz: SBAU, 1994. p.163-168.
MONTEIRO, E. Z.; “Verdes-dentro e verdes-fora”: visões para espaços abertos urbanos – privados e públicos – em área habitacional de interesse social. Campinas, SP: [s.n.], 2007.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS. Guia de Arborização Urbana de Pelotas/RS. Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado. Disponível em: http://www.pdmi.com.br/documentos/docs/plano/anexo12.pdf. Acesso em: ago. 2018.
REDE SOCIAL BRASILEIRA POR SOCIEDADES MAIS JUSTAS E SUSTENTÁVEIS. Área verde por Habitante. 2018. Disponível em: https://www.redesocialdecidades.org.br/area-verde-por-habitante. Acesso em: jan.2019.
SANCHOTENE, M. do C.C. Desenvolvimento e perspectivas da arborização urbana no
Brasil. In: Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, 2, 1994. São Luís – Ma. Anais..São Luís, Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; 1994
SILVA JÚNIOR, O. A. B. da; MÔNICO, M. O. M. Arborização em Harmonia com a Infra-estrutura Urbana. In: 1ª Semana de Meio Ambiente. Prefeitura Municipal de Guarulhos: Secretaria de Meio Ambiente, 1994
SOUZA, C.C; DANTAS, I. C. Arborização Urbana na Cidade de Campina Grande- PB: Inventário de espécies. Revista de Biologia e Ciências da Terra, v. 4, nº2, 2º semestre de 2004.
THIOLLENT, M. Construção do conhecimento e metodologia da extensão. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 1., João Pessoa, 2002. Disponível em: http://www.prac.ufpb.br/anais/Icbeu_anais/anais/conferencias/construcao.pdf. Acesso em: ago.2018.
Copyright (c) 2019 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.