Requalificação da Rua Paulo Guilayn através de uma ação de arborização urbana

  • Marcela da Rosa Dias Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAUrb, Universidade Federal de Pelotas.
  • Matheus Gomes Barbosa Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAUrb, Universidade Federal de Pelotas.
  • Nirce Saffer Medvedovski , Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAUrb, Universidade Federal de Pelotas.
Palavras-chave: Arborização urbana. Requalificação urbana. Extensão. Projetos participativos.

Resumo

Neste trabalho relata-se as etapas e vivências de uma ação de extensão que consistiu na arborização da Rua Paulo Guilayn, do bairro Balsa, na cidade de Pelotas/RS. A ação está vinculada ao projeto de extensão Qualificação Urbana Participativa, que tem como objetivo promover a qualificação do espaço urbano através de métodos participativos. O tema da arborização urbana foi escolhido por ser uma forma de colaborar para a preservação do meio ambiente e diminuir os efeitos negativos causados pelo crescimento populacional e urbano. A ação buscou promover a melhora da qualidade de vida dos moradores e a requalificação da rua, utilizando métodos participativos de planejamento e execução das atividades, contribuindo também para a aproximação entre a universidade e a sociedade, e alertando para a importância e os benefícios de se ter um ambiente urbano arborizado.  

Biografia do Autor

Marcela da Rosa Dias, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAUrb, Universidade Federal de Pelotas.
Discente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAUrb da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Campus Porto, Rua Benjamin Constant, 1359, CEP 96010-020, Pelotas, Rio Grande do Sul – Brasil.
Matheus Gomes Barbosa, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAUrb, Universidade Federal de Pelotas.
 Discente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAUrb da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Campus Porto, Rua Benjamin Constant, 1359, CEP 96010-020, Pelotas, Rio Grande do Sul – Brasil. 
Nirce Saffer Medvedovski, , Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAUrb, Universidade Federal de Pelotas.
Professora Doutora, Docente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – FAUrb da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Campus Porto, Rua Benjamin Constant, 1359, CEP 96010-020, Pelotas, Rio Grande do Sul – Brasil.

Referências

KAPP, S.; CARDOSO, A. Marco Teórico da Rede Finep de Moradia Social. Risco: Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo (online), Brasil, v.17, p. 94-120, 2013.

MASCARÓ, J. L.; Loteamentos Urbanos. Porto Alegre: L. Mascaró, 2003.

MASCARÓ, L.; Vegetação Urbana. 3ª edição. Porto Alegre: Masquatro, 2010.

MILANO, M.S. Métodos de amostragem para avaliação de ruas. In: Congresso Brasileiro sobre Arborização Urbana, 2, São Luiz, 1994. Anais... São Luiz: SBAU, 1994. p.163-168.

MONTEIRO, E. Z.; “Verdes-dentro e verdes-fora”: visões para espaços abertos urbanos – privados e públicos – em área habitacional de interesse social. Campinas, SP: [s.n.], 2007.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PELOTAS. Guia de Arborização Urbana de Pelotas/RS. Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado. Disponível em: http://www.pdmi.com.br/documentos/docs/plano/anexo12.pdf. Acesso em: ago. 2018.

REDE SOCIAL BRASILEIRA POR SOCIEDADES MAIS JUSTAS E SUSTENTÁVEIS. Área verde por Habitante. 2018. Disponível em: https://www.redesocialdecidades.org.br/area-verde-por-habitante. Acesso em: jan.2019.

SANCHOTENE, M. do C.C. Desenvolvimento e perspectivas da arborização urbana no

Brasil. In: Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, 2, 1994. São Luís – Ma. Anais..São Luís, Sociedade Brasileira de Arborização Urbana; 1994

SILVA JÚNIOR, O. A. B. da; MÔNICO, M. O. M. Arborização em Harmonia com a Infra-estrutura Urbana. In: 1ª Semana de Meio Ambiente. Prefeitura Municipal de Guarulhos: Secretaria de Meio Ambiente, 1994

SOUZA, C.C; DANTAS, I. C. Arborização Urbana na Cidade de Campina Grande- PB: Inventário de espécies. Revista de Biologia e Ciências da Terra, v. 4, nº2, 2º semestre de 2004.

THIOLLENT, M. Construção do conhecimento e metodologia da extensão. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 1., João Pessoa, 2002. Disponível em: http://www.prac.ufpb.br/anais/Icbeu_anais/anais/conferencias/construcao.pdf. Acesso em: ago.2018.

Publicado
2019-04-30
Como Citar
DA ROSA DIAS, M.; GOMES BARBOSA, M.; SAFFER MEDVEDOVSKI, N. Requalificação da Rua Paulo Guilayn através de uma ação de arborização urbana. Expressa Extensão, v. 24, n. 2, p. 61-73, 30 abr. 2019.
Seção
Relatórios