ARTE E COMUNIDADE: PROGRAMA DE EXTENSÃO “URBANIDADES – INTERVENÇÕES”

  • Marcelo Eduardo de Rocco de Gasperi Universidade Federal de Ouro Preto
Palavras-chave: Extensão universitária. Intervenções urbanas. Espectador transeunte. Cidade. Espaço público.

Resumo

O programa de extensão “Urbanidades: Intervenções” nasceu em 2012 no Curso de Teatro da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em Minas Gerais. O programa partiu da realidade cotidiana de parte dos moradores da cidade para criar um repertório de materiais. Este programa de extensão atua em parceria com o grupo de pesquisa “Transeuntes-Estudos sobre performance”. Tal grupo investiga modos de interferência dos corpos dos performers no cotidiano dos bairros da cidade, formulando diferentes trocas de materialidades com o espectador transeunte. Desse modo, a formação do programa em questão está intrinsecamente ligada à sistematização do conhecimento artístico contemporâneo e a sua aplicabilidade em diálogo com a comunidade que o cerca. A rua como espaço democrático de uso é um dos motes do projeto. O meio urbano abarca gente de todas as classes sociais e quando há uma apresentação, demonstração, cena, exercício, os transeuntes podem se sentir pertencentes ao teatro. Este tipo de teatro é feito para aqueles que estão indo trabalhar, voltando de um almoço, pegando filhos na escola ou com mais tempo de parar e se conectar ao acontecimento. Todos podem participar de um fragmento da encenação. Além da democracia de acesso para qualquer indivíduo que esteja na rua, o grupo se preocupa em colocar em cena questões políticas que são sempre polêmicas em nossa sociedade. O interesse é dar visibilidade as minorias e colocar o espectador no centro da questão.

Biografia do Autor

Marcelo Eduardo de Rocco de Gasperi, Universidade Federal de Ouro Preto
Professor Adjunto II da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Áreas de Licenciatura e de bacharelado em Artes Cênicas, fixado no Departamento de Artes Cênicas (DEART); Entre janeiro de 2013 até abril de 2018 foi coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto Teatro (UFSJ). Atualmente é coordenador do PIBID-Artes do curso de licenciatura em Artes Cênicas (UFOP). De maio de 2013 até julho de 2018 foi coordenador do programa de extensão "Teatro, Memória e Patrimônio Cultural" (UFSJ). Desde abril de 2012 é coordenador do projeto de pesquisa "Transeuntes- Estudos sobre performance" (UFSJ), cadastrado pelo CNPQ. Desde abril de 2017 é orientador de mestrado no PPGAC (UFSJ) e atualmente é membro do PPGAC (UFOP). Desde 2012 é membro do grupo de pesquisa do "Laboratório de Improvisação e Dramaturgia" (LADI), pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde 2013 é membro do grupo de pesquisa cênica "HÍBRIDA - poéticas híbridas da cena contemporânea" (CNPq). Como formação é Doutor em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 2008. Especialista em Pós-Graduação/ Latu Sensu em Pesquisa em Arte e Cultura, na Universidade Estadual de Minas Gerais UEMG - Escola Guignard em 2008. Graduadoem Direção Teatral pela Universidade Federal de Ouro Preto, em 2006. Graduado em Licenciaturaem Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto, em 2006.

Referências

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BARROS, Aluízio. O crescimento da economia sanjoanense. Gazeta de São João del-Rei, São João del-Rei, 28 jan. 2012. Disponível em: http://www.gazetadesaojoaodelrei.com.br/site/2012/01/o-crescimento-da-economia-sao-joanense/. Acesso em: 10 jan. 2019.

BAUMAN, Zigmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

CARREIRA, André. Teatro de invasão: redefinindo a ordem da cidade. In: LIMA, Evelyn Furquim Werneck (org.). Espaço e teatro: do edifício teatral à cidade como palco. Rio de Janeiro: Sete Letras; FAPERJ, 2008. p. 67-78.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1998.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2003.

FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 11. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1997.

GASPERI, Marcelo Eduardo Rocco. Texto de apresentação do Grupo Transeuntes. 2012. Disponível em: http://transeuntesperformance.blogspot.com.br/. Acesso em: 13 jan. 2019.

GASPERI, Marcelo Eduardo Rocco; LINKE, Ines K. Sobre o transeunte no projeto Urbanidades: uma união desde 2012. 2015. Disponível em: http://www.transeuntesperformance.blogspot.com.br/2015/09/sobre-o-transeuntes-no-projeto.html. Acesso em: 15 nov. 2018.

GASPERI, Marcelo Eduardo Rocco; LINKE, Ines K. Urbanidades: intervenções. Projeto entregue ao programa institucional de bolsas de extensão PIBEX, Edital n° 13/2015/UFSJ/PROEX. São João del-Rei, 2016. Projeto. Não publicado.

GASPERI, Marcelo Eduardo Rocco; LINKE, Ines K. Urbanidades: intervenções. São João del-Rei: Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, 2012. Relatório. Não publicado.

GASPERI, Marcelo Eduardo Rocco et al. Notas sobre a cidade atravessada: as inserções do projeto Urbanidades em São João del-Rei – breve estudo sobre a encenação – “Deus é Fiel: Marca Registrada”. In: CONGRESSO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E ACADÊMICA: CONHECIMENTO E TRANSFORMAÇÃO, 13., 2015, São João del-Rei. Anais [...]. São João del-Rei: UFSJ, 2015.

GIDDENS, Anthony. A vida em uma sociedade pós-tradicional. In: BECK, Ulrich; GIDDENS, Anthony; LASH, Scott (org.). Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: UNESP, 1995. p. 73-133.

JACOB, Elizabeth. Uma abordagem cenográfica sobre o teatro pós-dramático. In: LIMA, Evelyn Furquim Werneck (org.). Espaço e teatro. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008. p. 162-180.

LEITE, Rogerio Proença. Contra-usos da cidade: lugares e espaço público na experiência urbana contemporânea. 2. ed. Aracaju: UFS; Campinas: Unicamp, 2007.

LIMA, Lana Lage da Gama. A confissão pelo avesso: o crime de solicitação no Brasil Colonial. 1990. 831f. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1990.

NASCIMENTO, Maria Regina. Religiosidade e cultura popular: catolicismo, irmandades e tradições em movimento. Revista da Católica, v. 1, n. 2, p. 119-130, 2009. Disponível em: http://catolicaonline.com.br/revistadacatolica2/artigosv1n2/09-HISTORIA-01.pdf. Acesso em: 13 jan. 2019.

OLIVEIRA, Silvana Toledo. Turismo e patrimônio histórico-cultural em São João del-Rei/MG. Revista Eletrônica de Turismo Cultural, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.eca.usp.br/turismocultural/silvana.pdf. Acesso em: 11 jan. 2019.

OLIVEIRA, Silvana Toledo; JANUÁRIO, Marcus Vinicius da Costa. O turismo em São João del- Rei–Minas Gerais: uma análise preliminar. CULTUR, ano 1, n. 1, 2007. Disponível em: http://www.uesc.br/revistas/culturaeturismo/edicao1/artigo1.pdf. Acesso em: 12 jan. 2019.

PÔSSA, Évelyn Márcia; VENTORINI, Silvia Elena. Expansão urbana para áreas de risco de inundação e de movimento de massa: o estudo no município de São João Del-Rei –MG. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, v. 2, n. 36, p. 49-67, 2014. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/viewFile/2619/2833. Acesso em: 11 jan. 2019.

SCHECHNER, Richard. O que é performance? O Percevejo, Rio de Janeiro, v. 2, n. 12, p. 28-51, 2006.

Publicado
2019-08-30
Como Citar
GASPERI, M. E. DE R. DE. ARTE E COMUNIDADE: PROGRAMA DE EXTENSÃO “URBANIDADES – INTERVENÇÕES”. Expressa Extensão, v. 24, n. 3, p. 46-59, 30 ago. 2019.