Arte e comunidade: programa de extensão “urbanidades – intervenções”
Resumo
O programa de extensão “Urbanidades: Intervenções” nasceu em 2012 no Curso de Teatro da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em Minas Gerais. O programa partiu da realidade cotidiana de parte dos moradores da cidade para criar um repertório de materiais. Este programa de extensão atua em parceria com o grupo de pesquisa “Transeuntes-Estudos sobre performance”. Tal grupo investiga modos de interferência dos corpos dos performers no cotidiano dos bairros da cidade, formulando diferentes trocas de materialidades com o espectador transeunte. Desse modo, a formação do programa em questão está intrinsecamente ligada à sistematização do conhecimento artístico contemporâneo e a sua aplicabilidade em diálogo com a comunidade que o cerca. A rua como espaço democrático de uso é um dos motes do projeto. O meio urbano abarca gente de todas as classes sociais e quando há uma apresentação, demonstração, cena, exercício, os transeuntes podem se sentir pertencentes ao teatro. Este tipo de teatro é feito para aqueles que estão indo trabalhar, voltando de um almoço, pegando filhos na escola ou com mais tempo de parar e se conectar ao acontecimento. Todos podem participar de um fragmento da encenação. Além da democracia de acesso para qualquer indivíduo que esteja na rua, o grupo se preocupa em colocar em cena questões políticas que são sempre polêmicas em nossa sociedade. O interesse é dar visibilidade as minorias e colocar o espectador no centro da questão.Downloads
Referências
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BARROS, Aluízio. O crescimento da economia sanjoanense. Gazeta de São João del-Rei, São João del-Rei, 28 jan. 2012. Disponível em: http://www.gazetadesaojoaodelrei.com.br/site/2012/01/o-crescimento-da-economia-sao-joanense/. Acesso em: 10 jan. 2019.
BAUMAN, Zigmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
CARREIRA, André. Teatro de invasão: redefinindo a ordem da cidade. In: LIMA, Evelyn Furquim Werneck (org.). Espaço e teatro: do edifício teatral à cidade como palco. Rio de Janeiro: Sete Letras; FAPERJ, 2008. p. 67-78.
CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1998.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2003.
FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 11. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1997.
GASPERI, Marcelo Eduardo Rocco. Texto de apresentação do Grupo Transeuntes. 2012. Disponível em: http://transeuntesperformance.blogspot.com.br/. Acesso em: 13 jan. 2019.
GASPERI, Marcelo Eduardo Rocco; LINKE, Ines K. Sobre o transeunte no projeto Urbanidades: uma união desde 2012. 2015. Disponível em: http://www.transeuntesperformance.blogspot.com.br/2015/09/sobre-o-transeuntes-no-projeto.html. Acesso em: 15 nov. 2018.
GASPERI, Marcelo Eduardo Rocco; LINKE, Ines K. Urbanidades: intervenções. Projeto entregue ao programa institucional de bolsas de extensão PIBEX, Edital n° 13/2015/UFSJ/PROEX. São João del-Rei, 2016. Projeto. Não publicado.
GASPERI, Marcelo Eduardo Rocco; LINKE, Ines K. Urbanidades: intervenções. São João del-Rei: Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, 2012. Relatório. Não publicado.
GASPERI, Marcelo Eduardo Rocco et al. Notas sobre a cidade atravessada: as inserções do projeto Urbanidades em São João del-Rei – breve estudo sobre a encenação – “Deus é Fiel: Marca Registrada”. In: CONGRESSO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA E ACADÊMICA: CONHECIMENTO E TRANSFORMAÇÃO, 13., 2015, São João del-Rei. Anais [...]. São João del-Rei: UFSJ, 2015.
GIDDENS, Anthony. A vida em uma sociedade pós-tradicional. In: BECK, Ulrich; GIDDENS, Anthony; LASH, Scott (org.). Modernização reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: UNESP, 1995. p. 73-133.
JACOB, Elizabeth. Uma abordagem cenográfica sobre o teatro pós-dramático. In: LIMA, Evelyn Furquim Werneck (org.). Espaço e teatro. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2008. p. 162-180.
LEITE, Rogerio Proença. Contra-usos da cidade: lugares e espaço público na experiência urbana contemporânea. 2. ed. Aracaju: UFS; Campinas: Unicamp, 2007.
LIMA, Lana Lage da Gama. A confissão pelo avesso: o crime de solicitação no Brasil Colonial. 1990. 831f. Tese (Doutorado em História) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1990.
NASCIMENTO, Maria Regina. Religiosidade e cultura popular: catolicismo, irmandades e tradições em movimento. Revista da Católica, v. 1, n. 2, p. 119-130, 2009. Disponível em: http://catolicaonline.com.br/revistadacatolica2/artigosv1n2/09-HISTORIA-01.pdf. Acesso em: 13 jan. 2019.
OLIVEIRA, Silvana Toledo. Turismo e patrimônio histórico-cultural em São João del-Rei/MG. Revista Eletrônica de Turismo Cultural, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.eca.usp.br/turismocultural/silvana.pdf. Acesso em: 11 jan. 2019.
OLIVEIRA, Silvana Toledo; JANUÁRIO, Marcus Vinicius da Costa. O turismo em São João del- Rei–Minas Gerais: uma análise preliminar. CULTUR, ano 1, n. 1, 2007. Disponível em: http://www.uesc.br/revistas/culturaeturismo/edicao1/artigo1.pdf. Acesso em: 12 jan. 2019.
PÔSSA, Évelyn Márcia; VENTORINI, Silvia Elena. Expansão urbana para áreas de risco de inundação e de movimento de massa: o estudo no município de São João Del-Rei –MG. Caderno Prudentino de Geografia, Presidente Prudente, v. 2, n. 36, p. 49-67, 2014. Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg/article/viewFile/2619/2833. Acesso em: 11 jan. 2019.
SCHECHNER, Richard. O que é performance? O Percevejo, Rio de Janeiro, v. 2, n. 12, p. 28-51, 2006.
Copyright (c) 2019 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.