Oficinas educativas junto a adolescentes em situação de vulnerabilidade social: promoção da saúde, cidadania e empoderamento

Palavras-chave: Adolescente. Vulnerabilidade em Saúde. Saúde do Adolescente. Educação em Saúde. Relações Comunidade-Instituição., extensão, educação

Resumo

O período da adolescência é permeado por múltiplas alterações biopsicossocioculturais, expondo-os a diversos agravos à sua saúde. As oficinas educativas emergem como uma metodologia ativa que visa romper com o modelo hegemônico das práticas de educação em saúde, com vistas à promoção da saúde, bem como emancipação e transformação por meio da ação-reflexão-ação, na busca do empoderamento para a cidadania, política, cultura de paz, qualidade de vida e bem-estar. O objetivo do projeto foi favorecer o desenvolvimento de oficinas educativas junto a adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Realizaram-se oficinas sobre temáticas relacionadas à saúde, bem-estar, qualidade de vida, desenvolvimento pessoal, empoderamento, cidadania e construção de projeto de vida. As ações foram planejadas e executadas de acordo com as necessidades e os anseios do público-alvo, como também da equipe profissional atuante no serviço. Ressalta-se a potencialidade da abordagem dessas temáticas no período da adolescência, visto que é a fase de consolidação de práticas e saberes que refletirão nas condutas e hábitos, relacionados ao tripé saúde-doença-cuidado, pelo resto da vida. Considera-se, portanto, que o alto grau de vulnerabilidade evidenciado na adolescência aponta como um potencial grupo para realização de atividades extensionistas, pois o aprendizado e a vivência proporcionados pelo projeto podem corroborar com a formação de agentes de mudanças e difusores desses saberes para a comunidade. 

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Biografia do Autor

Elton Junio Sady Prates, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG. Belo Horizonte, MG. Brasil.
Acadêmico do Curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Maria Luiza Sady Prates, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG. Belo Horizonte, MG. Brasil.
Acadêmica do Curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Lays Figueiredo Inácio Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais
Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Passos. Bolsista do Programa de Apoio à Extensão (PAEx/2017).
Glaucia Marina Furini Ferreira, Universidade do Estado de Minas Gerais
Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Passos. Bolsista do Programa de Apoio à Extensão (PAEx/2017).
Luana Matos Silva Araújo, Universidade do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG - Brasil.
Mestra em Enfermagem. Professora do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Passos. Doutoranda pelo programa de Enfermagem Fundamental da Universidade de São Paulo.
Raquel Dully Andrade, Universidade do Estado de Minas Gerais. Unidade Passos. Brasil.
Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Professora do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Passos. 

Referências

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Formação de novos atores sociais: a educação em saúde como dispositivo de promoção da saúde, cidadania e empoderamento
Publicado
2019-08-30
Como Citar
PRATES, E. J. S.; PRATES, M. L. S.; SILVA, L. F. I.; FERREIRA, G. M. F.; ARAÚJO, L. M. S.; ANDRADE, R. D. Oficinas educativas junto a adolescentes em situação de vulnerabilidade social: promoção da saúde, cidadania e empoderamento. Expressa Extensão, v. 24, n. 3, p. 79-90, 30 ago. 2019.
Seção
Relatórios