Oficinas educativas junto a adolescentes em situação de vulnerabilidade social: promoção da saúde, cidadania e empoderamento
Resumo
O período da adolescência é permeado por múltiplas alterações biopsicossocioculturais, expondo-os a diversos agravos à sua saúde. As oficinas educativas emergem como uma metodologia ativa que visa romper com o modelo hegemônico das práticas de educação em saúde, com vistas à promoção da saúde, bem como emancipação e transformação por meio da ação-reflexão-ação, na busca do empoderamento para a cidadania, política, cultura de paz, qualidade de vida e bem-estar. O objetivo do projeto foi favorecer o desenvolvimento de oficinas educativas junto a adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Realizaram-se oficinas sobre temáticas relacionadas à saúde, bem-estar, qualidade de vida, desenvolvimento pessoal, empoderamento, cidadania e construção de projeto de vida. As ações foram planejadas e executadas de acordo com as necessidades e os anseios do público-alvo, como também da equipe profissional atuante no serviço. Ressalta-se a potencialidade da abordagem dessas temáticas no período da adolescência, visto que é a fase de consolidação de práticas e saberes que refletirão nas condutas e hábitos, relacionados ao tripé saúde-doença-cuidado, pelo resto da vida. Considera-se, portanto, que o alto grau de vulnerabilidade evidenciado na adolescência aponta como um potencial grupo para realização de atividades extensionistas, pois o aprendizado e a vivência proporcionados pelo projeto podem corroborar com a formação de agentes de mudanças e difusores desses saberes para a comunidade.Downloads
Referências
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