“Radiogan”: ensino de radioatividade a partir de um jogo de tabuleiro

  • Jammyle Gonçalves Leite Universidade do Estado da Bahia. Bahia, Brasil.
  • Bruna Francy Santos Andrade Universidade do Estado da Bahia. Bahia, Brasil.
  • João Victor de Araújo Souza Universidade do Estado da Bahia. Bahia, Brasil.
  • Grégory Alves Dionor Universidade do Estado da Bahia e Universidade Federal da Bahia. BA - Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1933-9664
  • Liziane Martins Universidade do Estado da Bahia e Universidade Federal do Sul da Bahia. BA - Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8015-4656
Palavras-chave: Ensino de ciências. História e cultura afro-brasileira e indígena. Materiais didáticos.

Resumo

No ensino de ciências existe uma pertinente dificuldade no tocante a aplicabilidade dos temas, de forma transversal, relativos à História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, bem como é notório o desafio da renovação do modelo tradicional de ensino. Logo, a utilização de metodologias alternativas, tais como os jogos didáticos, apresentam-se como medidas indispensáveis para o fomento dos processos educacionais. Assim, o objetivo deste trabalho é colaborar com os processos de ensino e aprendizagem, no qual, com a utilização do jogo “Radiogan”, os alunos compreendam os principais aspectos que estão envoltos no conteúdo de radioatividade, refletindo sobre as questões socioeconômicas da cidade de Acra, capital de Gana. Além disso, de modo específico, pretendíamos: i) cooperar no reconhecimento, pelos indivíduos, da importância do descarte correto do lixo eletrônico; ii) auxiliar para disseminação no plano social, de ações de sensibilização a respeito da temática trabalhada; iii) contribuir com a formação de sujeitos críticos, que compreendam e sejam capazes de identificar os fatores sociais que influenciam a capital de Gana, Acra, onde está localizado o maior lixão eletrônico do mundo. Além de atingir, os resultados esperados, o jogo “Radiogan” contribuiu para aguçar os estudantes para o contexto que tange as questões históricas e culturais, como o sustento de indivíduos mediante a exploração de lixo eletrônico na África. Ademais, o material e a aplicação deste serviu, também, para consolidar em nós, futuros educadores, a ampliação de conhecimentos específicos juntamente com um olhar mais voltado para novas práticas didáticas.

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Biografia do Autor

Jammyle Gonçalves Leite, Universidade do Estado da Bahia. Bahia, Brasil.
Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia - DEDC-X. Bolsista CAPES de Iniciação Científica e monitora voluntária do Programa Residência Pedagógica.
Bruna Francy Santos Andrade, Universidade do Estado da Bahia. Bahia, Brasil.
Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia - DEDC-X. Bolsista CAPES de Iniciação Científica.
João Victor de Araújo Souza, Universidade do Estado da Bahia. Bahia, Brasil.
Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia - DEDC-X. Bolsista CAPES do Programa Residência Pedagógica.
Grégory Alves Dionor, Universidade do Estado da Bahia e Universidade Federal da Bahia. BA - Brasil.
Professor do Colegiado de Ciências Biológiacas da Universidade do Estado da Bahia - DEDC-X e coordenador voluntário do Programa Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Doutorando (bolsista CAPES) do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e Históra das Ciências, pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana.
Liziane Martins, Universidade do Estado da Bahia e Universidade Federal do Sul da Bahia. BA - Brasil.
Docente na Universidade do Estado da Bahia e na Universidade do Sul da Bahia. Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências, pela Universidade Federal da Bahia.

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Publicado
2019-08-30
Como Citar
LEITE, J. G.; ANDRADE, B. F. S.; SOUZA, J. V. DE A.; DIONOR, G. A.; MARTINS, L. “Radiogan”: ensino de radioatividade a partir de um jogo de tabuleiro. Expressa Extensão, v. 24, n. 3, p. 107-116, 30 ago. 2019.
Seção
Relatórios