Anatomizando o corpo humano no processo de formação no ensino fundamental: uma experiência na perspectiva de graduandos de enfermagem envolvidos na extensão universitária em saúde

Palavras-chave: Anatomia humana. Discentes. Educação., extensão, anatomia, discentes

Resumo

O presente estudo teve como objetivo principal apresentar a experiência de acadêmicos do primeiro período do curso de bacharelado em Enfermagem, da Universidade Federal do Piauí, desenvolvida durante a aplicação do Projeto Anatomizando o corpo humano no processo de formação no ensino fundamental, que visa, de modo geral, contribuir na composição do saber e orientar os estudantes do ensino fundamental acerca do corpo humano e seu funcionamento, a fim de ampliar os conhecimentos referentes a anato-fisiologia e integrar o estudo da anatomia humana para o ensino superior ao estudo do corpo humano no ensino fundamental. Promovendo, consequentemente, uma inovação no modelo tradicional de ensino de ciências nas unidades escolares. Trata-se de um estudo de cunho descritivo, do tipo relato de experiência, onde houve a delineação das características gerais das escolas contempladas com o projeto supracitado e a análise das principais dificuldades dos educandos no tocante do conhecimento corpóreo. A experiência desenvolveu-se por etapas, durante os encontros dos acadêmicos envolvidos. Embasados nos resultados obtidos, foram planejadas e executadas oficinas que pudessem atender às necessidades dos discentes no estudo da Anatomia Humana. Através da execução do projeto, foi possível perceber a sua relevância como ferramenta auxiliar de ensino.

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Biografia do Autor

Maria Bianca Pereira Freitas, Universidade Federal do Piauí
Acadêmica do Curso de Graduação em Bacharelado em Enfermagem na Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil.
Vinicius do Carmo Borges Silva, Universidade Federal do Piauí
Acadêmico do Curso de Graduação em Bacharelado em Enfermagem na Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil.
Filipe Melo da Silva, Universidade Federal do Piauí. Teresina, PI - Brasil.
Acadêmico do Curso de Graduação em Bacharelado em Enfermagem na Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil.
Emanuel Thomaz de Aquino Oliveira, Universidade Federal do Piauí. Teresina, PI - Brasil.
Acadêmico do Curso de Graduação em Bacharelado em Enfermagem na Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil.
Luisa Chrisdayla Macedo Santos, Universidade Federal do Piauí. Teresina, PI - Brasil.
Acadêmica do Curso de Graduação em Bacharelado em Enfermagem na Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil.
Jailson Alberto Rodrigues, Universidade Federal do Piauí. Teresina, PI - Brasil.
Docente do Curso de Graduação em Bacharelado em Enfermagem na Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil. Doutor em Modelos de Decisão e Saúde pela Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado
2019-08-30
Como Citar
FREITAS, M. B. P.; SILVA, V. DO C. B.; SILVA, F. M. DA; OLIVEIRA, E. T. DE A.; SANTOS, L. C. M.; RODRIGUES, J. A. Anatomizando o corpo humano no processo de formação no ensino fundamental: uma experiência na perspectiva de graduandos de enfermagem envolvidos na extensão universitária em saúde. Expressa Extensão, v. 24, n. 3, p. 209-219, 30 ago. 2019.