Anatomizando o corpo humano no processo de formação no ensino fundamental: uma experiência na perspectiva de graduandos de enfermagem envolvidos na extensão universitária em saúde

  • Maria Bianca Pereira Freitas Universidade Federal do Piauí
  • Vinicius do Carmo Borges Silva Universidade Federal do Piauí
  • Filipe Melo da Silva Universidade Federal do Piauí
  • Emanuel Thomaz de Aquino Oliveira Universidade Federal do Piauí
  • Luisa Chrisdayla Macedo Santos Universidade Federal do Piauí
  • Jailson Alberto Rodrigues Universidade Federal do Piauí
Palavras-chave: Anatomia humana. Discentes. Educação., extensão, anatomia, discentes

Resumo

O presente estudo teve como objetivo principal apresentar a experiência de acadêmicos do primeiro período do curso de bacharelado em Enfermagem, da Universidade Federal do Piauí, desenvolvida durante a aplicação do Projeto Anatomizando o corpo humano no processo de formação no ensino fundamental, que visa, de modo geral, contribuir na composição do saber e orientar os estudantes do ensino fundamental acerca do corpo humano e seu funcionamento, a fim de ampliar os conhecimentos referentes a anato-fisiologia e integrar o estudo da anatomia humana para o ensino superior ao estudo do corpo humano no ensino fundamental. Promovendo, consequentemente, uma inovação no modelo tradicional de ensino de ciências nas unidades escolares. Trata-se de um estudo de cunho descritivo, do tipo relato de experiência, onde houve a delineação das características gerais das escolas contempladas com o projeto supracitado e a análise das principais dificuldades dos educandos no tocante do conhecimento corpóreo. A experiência desenvolveu-se por etapas, durante os encontros dos acadêmicos envolvidos. Embasados nos resultados obtidos, foram planejadas e executadas oficinas que pudessem atender às necessidades dos discentes no estudo da Anatomia Humana. Através da execução do projeto, foi possível perceber a sua relevância como ferramenta auxiliar de ensino.

Biografia do Autor

Maria Bianca Pereira Freitas, Universidade Federal do Piauí
Acadêmica do Curso de Graduação em Bacharelado em Enfermagem na Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil.
Vinicius do Carmo Borges Silva, Universidade Federal do Piauí
Acadêmico do Curso de Graduação em Bacharelado em Enfermagem na Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil.
Filipe Melo da Silva, Universidade Federal do Piauí
Acadêmico do Curso de Graduação em Bacharelado em Enfermagem na Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil.
Emanuel Thomaz de Aquino Oliveira, Universidade Federal do Piauí
Acadêmico do Curso de Graduação em Bacharelado em Enfermagem na Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil.
Luisa Chrisdayla Macedo Santos, Universidade Federal do Piauí
Acadêmica do Curso de Graduação em Bacharelado em Enfermagem na Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil.
Jailson Alberto Rodrigues, Universidade Federal do Piauí
Docente do Curso de Graduação em Bacharelado em Enfermagem na Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil. Doutor em Modelos de Decisão e Saúde pela Universidade Federal da Paraíba.

Referências

BAPTISTA, Viviane Isabelle de Araújo et al. Concepções sobre anatomia humana de alunos do ensino médio da cidade de Cuité-PB: funções e relações com cotidiano. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Cuité, v. 15, n. 1, p. 59-78, 201, 2015.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf. Acesso: 24 mar. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Resolução nº 466. Brasília: Ministério da Saúde. 2016.

BRASIL. Lei Nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Brasília, jul 2015. Disponivel em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 18 fev. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2013.

CHABANNE, J. L. Dificuldades de aprendizagem: um enfoque inovador do ensino escolar. São Paulo: Ática, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. São Paulo. Paz e Terra, 2011.

FREITAS, L. P. T. Formação de professores: educação inclusiva: II. Fortaleza: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE; CAPES, 2013.

KAWAMOTO, E. M.; CAMPOS, L. M. L. Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do ensino fundamental. Ciência e Educação, v. 20, n. 1, 2014.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU Pedagógica e Universitária, 2016.

MORAN, José Manuel. M. Novos modelos de sala de aula. 2012. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/modelos_aula.pdf. Acesso em: 24 mar. 2019.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2013.

UNESCO. The global information technology: innovating in the digital economy: report 2016. Genebra, 2016.

VIEIRA, C. S. et al. Métodos lúdicos para o ensino de anatomia na educação infantil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE, 23., 2018, Taquara. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar: Taquuara, 2018. Disponível em: http://www.seer.faccat.b>. Acesso em: 12 jul. 2019.

VIGOTSKY, Lev Semiónovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

Publicado
2019-08-30
Como Citar
FREITAS, M. B. P.; SILVA, V. DO C. B.; SILVA, F. M. DA; OLIVEIRA, E. T. DE A.; SANTOS, L. C. M.; RODRIGUES, J. A. Anatomizando o corpo humano no processo de formação no ensino fundamental: uma experiência na perspectiva de graduandos de enfermagem envolvidos na extensão universitária em saúde. Expressa Extensão, v. 24, n. 3, p. 209-219, 30 ago. 2019.