O saneamento básico na educação ambiental crítica numa escola pública estadual em Jacarezinho-PR

  • Ana Paula Biondo Lhamas Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Izabela Lourenço Silva Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Carolina Borghi Mendes Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru/SP e graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA), vinculado ao mesmo Programa de Pós-Graduação e do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Ensino de Ciências (LEPEC), da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Jacarezinho/PR (UENP-CJ). Atualmente é Professora Colaboradora nas disciplinas de Didática e Metodologia e Prática de Ensino de Ciências e Estágio Supervisionado e Coordenadora de Estágio Supervisionado, do Colegiado de Ciências Biológicas, no Centro de Ciências Humanas e da Educação na UENP-CJ, e Professora Bolsista das disciplinas de Metodologia e Prática de Ensino de Ciências nas relações entre Ciência, Sociedade e Temas Ambientais e Estágio Supervisionado, vinculada aos Departamentos de Educação e de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru/SP. Atua como facilitadora pedagógica de EaD na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Foi Professora bolsista das disciplinas de Educação Ambiental e de História da Educação Brasileira, vinculadas aos mesmos departamentos da Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru/SP e Professora na disciplina de Políticas Educacionais para a Educação Básica, Colegiado de Ciências Biológicas (UENP-CJ).
Palavras-chave: Educação Ambiental Crítica. Saneamento básico. Escola pública. Ações extensionistas., extensão, escola pública, saneamento básico

Resumo

O Brasil encontra grandes dificuldades em oferecer os serviços de saneamento básico para toda a população, o que reforça as desigualdades sociais. Para que haja a cobrança e atuação cidadã, é necessário que os indivíduos compreendam a complexidade dos serviços concernentes ao saneamento e o meio onde vivem. Nesse sentido, vimos que o saneamento básico pode ser articulado à Educação Ambiental (EA) Crítica, pois este é um processo educativo que prioriza a transformação social como necessidade para a superação da crise ambiental atual. Por isso, nos propomos a desenvolver um Projeto de Extensão na Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho (UENP-CJ), levantando dados sobre o saneamento básico e desenvolvimento de ações de EA numa escola pública estadual. Percebermos que as ações favoreceram o fortalecimento da EA Crítica no espaço escolar, possibilitando aos estudantes compreenderem a realidade onde vivem de maneira mais ampla e complexa no que se refere ao saneamento básico, atuando como cidadãos críticos na cobrança por serviços de qualidade que se constituem como direitos da população.

Biografia do Autor

Ana Paula Biondo Lhamas, Universidade Estadual do Norte do Paraná
Discente de Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, Campi Jacarezinho. Possui experiência na área de Educação Ambiental Crítica, com ênfase em Saneamento Básico. Atualmente é bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) pela CAPES. Atua como membro do Centro Acadêmico de Ciências Biológicas desde 2017. Participa do Programa de Iniciação Científica Voluntária da UENP. Atuou como estagiária no Instituto Ambiental do Paraná
Izabela Lourenço Silva, Universidade Estadual do Norte do Paraná
Atualmente acadêmica de Ciências Biológicas na Universidade Estadual do Norte do Paraná na Cidade de Jacarezinho - PR. Participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) pela CAPES como bolsista. Atua como estagiária no Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
Carolina Borghi Mendes, Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru/SP e graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA), vinculado ao mesmo Programa de Pós-Graduação e do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Ensino de Ciências (LEPEC), da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Jacarezinho/PR (UENP-CJ). Atualmente é Professora Colaboradora nas disciplinas de Didática e Metodologia e Prática de Ensino de Ciências e Estágio Supervisionado e Coordenadora de Estágio Supervisionado, do Colegiado de Ciências Biológicas, no Centro de Ciências Humanas e da Educação na UENP-CJ, e Professora Bolsista das disciplinas de Metodologia e Prática de Ensino de Ciências nas relações entre Ciência, Sociedade e Temas Ambientais e Estágio Supervisionado, vinculada aos Departamentos de Educação e de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru/SP. Atua como facilitadora pedagógica de EaD na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Foi Professora bolsista das disciplinas de Educação Ambiental e de História da Educação Brasileira, vinculadas aos mesmos departamentos da Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru/SP e Professora na disciplina de Políticas Educacionais para a Educação Básica, Colegiado de Ciências Biológicas (UENP-CJ).
Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru/SP e graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA), vinculado ao mesmo Programa de Pós-Graduação e do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Ensino de Ciências (LEPEC), da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus Jacarezinho/PR (UENP-CJ). Atualmente é Professora Colaboradora nas disciplinas de Didática e Metodologia e Prática de Ensino de Ciências e Estágio Supervisionado e Coordenadora de Estágio Supervisionado, do Colegiado de Ciências Biológicas, no Centro de Ciências Humanas e da Educação na UENP-CJ, e Professora Bolsista das disciplinas de Metodologia e Prática de Ensino de Ciências nas relações entre Ciência, Sociedade e Temas Ambientais e Estágio Supervisionado, vinculada aos Departamentos de Educação e de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru/SP. Atua como facilitadora pedagógica de EaD na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Foi Professora bolsista das disciplinas de Educação Ambiental e de História da Educação Brasileira, vinculadas aos mesmos departamentos da Faculdade de Ciências, UNESP, Bauru/SP e Professora na disciplina de Políticas Educacionais para a Educação Básica, Colegiado de Ciências Biológicas (UENP-CJ).

Referências

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf. Acesso em: 15 abr. 2019.

BRASIL. Lei nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007. Estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico. Diário Oficial da União, 8 jan. 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/lei/l11445.htm. Acesso em: 24 mar. 2019.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUIMARÃES, A. J. A.; CARVALHO, D. F. de; SILVA, L. D. B. da. Apostila sobre Saneamento básico. 2007. Disponível em: http://www.ufrrj.br/institutos/it/deng/leonardo/downloads/APOSTILA/Apostila%20I%20179/Cap%201.pdf. Acesso em: 16 jul. 2019.

LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. C. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambient. Soc., v. 17, n. 1, p. 23-40, 2014.

LIMA, G. F. C. Educação ambiental crítica: do socioambientalismo às sociedades sustentáveis. Educ. Pesqui., v. 35, n. 1, p. 145-163, 2009.

LOUREIRO, C. F. B et al. Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica. Cad. CEDES, v. 29, n. 77, p. 81-97, jan./abr. 2009.

MAIA, J. S. da S. Educação Ambiental Crítica e formação de professores. Curitiba: Appris, 2015.

NOGUEIRA, M. D. P. O Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras: um ator social em construção. Interfaces-Revista de Extensão da UFMG, v. 1, n. 1, p. 35-47, jul./nov. 2013.

OLIVEIRA, L. C. Estudos de aspectos de infraestrutura e percepção acerca do saneamento básico nos bairros Dom José Rodrigues, Country Clube, Codevasf e João Paulo II na cidade de Juazeiro-BA. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Juazeiro, 2013. Disponível em: http://www.univasf.edu.br/~petsaneamento/arquivos/TCC_Luana.pdf. Acesso em: 17 fev.2017.

RIBEIRO, J. W.; ROOKE, J. M. S. Saneamento básico e sua relação com o meio ambiente e a saúde pública. 2010. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Especialização em Análise Ambiental) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2010.

RODRIGUES, L. H. P. F. R.. A educação ambiental crítica e problematizadora: não é uma opção, é a única saída para dar eficácia ao dispositivo constitucional. Revista Digital Simonsen, Rio de Janeiro, n. 2, p. 138-151, maio 2015.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 34. ed. Campinas: Autores Associados, 2010.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

TOZONI-REIS, M. F. C. et al. Conteúdos curriculares da educação ambiental na escola: contribuições da pedagogia histórico-crítica. In: VII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EPEA), 7., 2013, Rio Claro. Anais [...]. Rio Claro, 2013, p. 1-13.

Publicado
2019-08-30
Como Citar
LHAMAS, A. P. B.; SILVA, I. L.; MENDES, C. B. O saneamento básico na educação ambiental crítica numa escola pública estadual em Jacarezinho-PR. Expressa Extensão, v. 24, n. 3, p. 117-124, 30 ago. 2019.
Seção
Relatórios