Relato de experiência sobre a inclusão digital por meio da extensão na Universidade Federal De Mato Grosso

Palavras-chave: Inclusão digital. Tecnologia de informação e comunicação. Democratização das informações digitais., extensão, educação

Resumo

Diante dos desafios enfrentados por estudantes de ações afirmativas, destacam-se as dificuldades em lidar com a tecnologias que necessitam utilizar na graduação. Visando auxiliar esses graduandos, criou-se um projeto de extensão para capacitá-los por um curso de informática básica e com metodologias compatíveis às diversas realidades trazidas por eles. Consequentemente, foram obtidos resultados promissores e boa aceitação por parte da comunidade acadêmica, direcionando-os a uma familiaridade com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s).

Biografia do Autor

Keslley Willian Crisóstomo Guimarães, Universidade Federal de Mato Grosso
Graduando em Sistemas de Informação na Universidade Federal de Mato Grosso
Lucas Barros de Sales, Universidade Federal de Mato Grosso
Graduando em Ciência da Computação na Universidade Federal de Mato Grosso
Luciana Correia Lima de Faria Borges, Universidade Federal de Mato Grosso
Doutorado em Programa de Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, EP-USP, Brasil.
Eunice Pereira dos Santos Nunes, Universidade Federal de Mato Grosso
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Período sanduíche na Universidade de Coimbra

Referências

COMAZZETTO, Letícia Reghelin et al. A Geração Y no mercado de trabalho: um estudo comparativo entre gerações. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 36, n. 1, jan./mar. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000100145&lang=pt. Acesso em: 25 jul. 2019.

GASPARIN, Gabriela. Veja diferenças entre definições de classes sociais no Brasil. [S.I.]: G1, 2014. Disponível em: http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2013/08/veja-diferencas-entre-conceitos-que-definem-classes-sociais-no-brasil.html. Acesso em: 25 jul. 2019.

GUSSI, Alcides Fernando; MUNIZ, Cátia Regina; BORGES NETO, Hermínio. Educação, desenvolvimento e inclusão digital: reflexões teórico-metodológicas para uma avaliação dos Centros Rurais de Inclusão Digital–CRID´ S. Revista Avaliação de Políticas Públicas-AVAL, v. 1, n. 5, 2015.

TREVISAN, Rita. Martina Roth fala sobre educação e tecnologia. Nova Escola, 2011. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/904/martina-roth-fala-sobre-educacao-e-tecnologia. Acesso em: 14 maio 2019.

VELOSO, Elza Fátima Rosa; DUTRA, Joel Souza; NAKATA, Lina Eiko. Percepção sobre carreiras inteligentes: diferenças entre as gerações y, x e baby boomers. ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 2., 2008, Rio de Janeiro. Anais [...]. 1 CD-ROM.

VELOSO, Elza Fátima Rosa; DUTRA, Joel Souza; NAKATA, Lina Eiko. Percepção sobre carreiras inteligentes: diferenças entre as gerações y, x e baby boomers. REGE-Revista de Gestão, v. 23, n. 2, p. 88-98, 2016.

Publicado
2019-08-30
Como Citar
GUIMARÃES, K. W. C.; SALES, L. B. DE; BORGES, L. C. L. DE F.; NUNES, E. P. DOS S. Relato de experiência sobre a inclusão digital por meio da extensão na Universidade Federal De Mato Grosso. Expressa Extensão, v. 24, n. 3, p. 135-147, 30 ago. 2019.
Seção
Relatórios