Práticas educativas para a prevenção e mitigação aos riscos de desastres

Palavras-chave: Riscos de desastres. Mitigação. Prevenção. Desenvolvimento regional. Tecnologias digitais na educação., extensão, mitigação

Resumo

Os impactos ocasionados por desastres naturais estão diretamente ligados com o desenvolvimento regional, seja por aspectos econômicos, sociais, culturais ou ambientais. Nesse sentido, é necessário ampliar as campanhas de sensibilização e educação ainda nos anos iniciais da educação fundamental. Diante desta perspectiva, o presente artigo tem por objetivo apresentar e analisar o programa de conscientização Defesa Civil na Escola da Defesa Civil, do munícipio de Blumenau, oferecido às escolas da rede pública de ensino. O acompanhamento do programa foi realizado no contexto das atividades do projeto de extensão Atmosfera, da Universidade Regional de Blumenau, que trata da prevenção e mitigação aos riscos de desastres. Como método de trabalho e investigação, foram realizados estudos bibliográficos e documentais, acompanhadas as atividades propostas pela Defesa Civil, analisada a metodologia aplicada no programa e a participação dos estudantes ao longo do processo. Por fim, foi proposta uma forma de abordagem que privilegie a interação e o uso de tecnologias digitais nesse processo de formação. A partir disso, concluiu-se sobre a necessidade de criar novas formas de abordagem que proporcionem mais interações e utilizem recursos tecnológicos, de modo a oferecer experiências aos estudantes sobre as questões relacionadas à prevenção e mitigação aos riscos de desastres mais próximas aos interesses.

Biografia do Autor

Bruna Hamann, Universidade Regional de Blumenau. Blumenau, SC. Brasil.
Graduanda em Ciências Biológicas - Licenciatura na Universidade Regional de Blumenau - FURB. Atualmente é bolsista no projeto "Atmosfera - Prevenção e mitigação aos riscos de desastres".
Mauricio Capobianco Lopes, Universidade Regional de Blumenau. Blumenau, SC. Brasil.
Professor na Universidade Regional de Blumenau. Doutor em Engenharia e Gestão e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Daniela Tomio, Universidade Regional de Blumenau. Blumenau, SC. Brasil.
Professora na Universidade Regional de Blumenau. Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Rafaela Vieira, Universidade Regional de Blumenau
Professora na Universidade Regional de Blumenau. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado
2019-08-30
Como Citar
HAMANN, B.; LOPES, M. C.; TOMIO, D.; VIEIRA, R. Práticas educativas para a prevenção e mitigação aos riscos de desastres. Expressa Extensão, v. 24, n. 3, p. 197-208, 30 ago. 2019.