ESTUDO PARA AVALIAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DO PERIMETRO DE IRRIGAÇÃO DO ARROIO DURO

  • Gilson Simões Porciúncula Universidade Federal de Pelotas
  • Giusepe Stefanello Universidade federal de Pelotas
  • Maria Clotilde Carré Chagas Neta Universidade Federal de Pelotas
  • Iulli Pitone Cardoso Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Irrigação. Orizicultura. QFD. Diagrama de Mudge. Extensão.

Resumo

Os Perímetros Públicos de Irrigação (PPI) atendem regiões que necessitam de determinada demanda de água para sistemas de irrigação específicos, os quais são planejados para o cultivo de culturas predominantes e compartilhados por um conjunto de proprietários da região. Estes PPI foram implementados na sua maioria na décadas de 1960 e 1970 pelo governo federal, sendo que no início da década de 1990 a gestão dos mesmos passou a ser compartilhada pelo governo com associações, cooperativas, prefeituras, etc. No caso do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro a gestão é realizada pela Associação de Usuários do Perímetro de Irrigação do Arroio Duro (AUD). A emancipação da gestão dos PPI é uma demanda abordada no governo federal, assim como é uma demanda das instituições que atuam na gestão compartilhada dos mesmos. A emancipação destes PPI depende de uma avaliação patrimonial que nesse âmbito foi executada em parceria pela Universidade Federal de Pelotas, Ministério do Desenvolvimento Regional e AUD. Desta forma o Projeto de Avaliação e Revitalização do Perímetro Público de Irrigação do Arroio Duro (PAR-AUD), tem como objetivo identificar e relatar o real estado de conservação, funcionalidade e operação do perímetro, e para isso o projeto foi sistematizado por meio de três metas. As metas 1 e 2, tratadas no presente estudo, utilizaram de levantamentos em campo, sensoriamento remoto, Desdobramento da Função Qualidade (QFD) e o Diagrama de Mudge, para inventariar, diagnosticar e propor a revitalização da infraestrutura do PPI do Arroio Duro. O estudo apresentou um parecer sobre o inventário patrimonial do PPI da AUD, assim como, identificou os principais problemas e uma lista de prioridades a ser implementada para a revitalização do perímetro.

Biografia do Autor

Gilson Simões Porciúncula, Universidade Federal de Pelotas
Professor Doutor, Curso de Engenharia de Produção, Centro de Engenharias, Universidade federal de Pelotas, Campus Porto, rua Gomes Carneiro, 01, cep 96010610, Pelotas, Rio Grande do Sul – Brasil
Giusepe Stefanello, Universidade federal de Pelotas
Professor Doutor, Curso de Engenharia Hídrica, Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Universidade federal de Pelotas, Campus Porto, rua Gomes Carneiro, 01, cep 96010610, Pelotas, Rio Grande do Sul – Brasil
Maria Clotilde Carré Chagas Neta, Universidade Federal de Pelotas
Eng. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Manejo e Conservação do Solo e Água da Universidade Federal de Pelotas - Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Av. Eliseu Maciel, s/n, Capão do Leão - RS, CEP 96050-500,  Pelotas, Rio Grande do Sul - Brasil.
Iulli Pitone Cardoso, Universidade Federal de Pelotas
Eng. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais na  Universidade Federal de Pelotas, Centro de Engenharias, Rua Dona Mariana, 10, 96010-450, Pelotas, Rio Grande do Sul - Brasil

Referências

BRASIL. Lei nº 12.787, de 11 de janeiro de 2013. Dispõe sobre a Política Nacional de Irrigação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12787.htm. Acesso em: 31 jan. 2019.

CUNHA, N. G. et al. Estudo dos solos do banhado do Colégio. Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2001.

FEITOSA, A. C. F. et al. Desafios para a transferência de gestão dos perímetros públicos de irrigação: proposta para a efetiva emancipação. [Brasília]: Ministério da Integração Nacional, 2014.

BRASIL. Ministério da Integração Nacional. Perímetro no Rio Grande do Sul adota modelo de reuso da água. Brasília, 2014. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/noticias/infraestrutura/2014/10/perimetro-no-rio-grande-do-sul-adota-modelo-de-reuso-da-agua. Acessado em: 10 abr. 2019.

PRODUÇÃO AGRÍCOLA MUNICIPAL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE. Rio de Janeiro, v. 43, p. 1-62, 2016.

ROZENFELD, H. et al. Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006.

Publicado
2019-08-30
Como Citar
PORCIÚNCULA, G. S.; STEFANELLO, G.; NETA, M. C. C. C.; CARDOSO, I. P. ESTUDO PARA AVALIAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DO PERIMETRO DE IRRIGAÇÃO DO ARROIO DURO. Expressa Extensão, v. 24, n. 3, p. 161-176, 30 ago. 2019.
Seção
Relatórios