Olericultura e Agricultura Familiar: relação Ensino-Extensão Universitária no Oeste Catarinense

  • Vanessa Neumann Silva Universidade da Fronteira Sul http://orcid.org/0000-0002-5046-0545
  • Adriana Bilini Universidade da Fronteira Sul
  • Geovani Munarini Universidade da Fronteira Sul
  • Dirceu Ferri Junior Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Palavras-chave: Hortaliças. Agronomia. Propriedade Agrícola Familiar.

Resumo

A Olericultura é uma atividade de grande importância para propriedades de agricultura familiar. Contudo, observa-se que grande parte dos olericultores familiares, tem pouco acesso à extensão rural, realizada por agências governamentais. Desta forma, a extensão universitária tem papel essencial, não somente pelos benefícios que traz ao ensino-aprendizagem, mas por cumprir seu papel na comunidade local. Considerando o exposto, ações de extensão vem sendo realizadas, em propriedades de Agricultura Familiar que possuem foco na produção de hortaliças, na disciplina de Olericultura, do curso de Agronomia, da Universidade Federal da Fronteira Sul. As ações descritas nesse trabalho foram realizadas nos anos de 2017 e 2018. Durante a disciplina, em cada ano, a turma foi dividida em grupos de trabalho, e cada um desses destinado a uma propriedade familiar. Foram realizadas visitas nas propriedades e levantados dados como: histórico, sistemas de produção, culturas produzidas, caracterização do solo, água e recursos naturais, mão-de-obra e formas de comercialização dos produtos. A partir dos levantamentos, os discentes elaboraram projetos técnicos, com sugestões para resolução dos problemas indicados pelos agricultores, com enfoque em métodos sustentáveis. Ao final de cada período de trabalho, realizou-se uma dinâmica, com apresentação das propostas para os agricultores e uma roda de conversa e discussão, sobre a viabilidade de implantação das mesmas. Observou-se resultados promissores, no processo de ensino-aprendizagem dos discentes, obtidos na troca de experiências com os agricultores, assim como a contemplação das necessidades de extensão rural aos agricultores. 

Biografia do Autor

Vanessa Neumann Silva, Universidade da Fronteira Sul
Engenheira Agrônoma. Doutora em Fitotecnia. Professora Adjunta da Universidade da Fronteira Sul.
Adriana Bilini, Universidade da Fronteira Sul
Especialista em Educação do Campo, graduada em Agronomia com ênfase em Agroecologia pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Atua nas áreas de agroecologia, agricultura familiar, educação popular, cooperativismo e extensão rural. Atualmente trabalha na Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária - Central SC/RS.
Geovani Munarini, Universidade da Fronteira Sul
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Fronteira Sul (2018). Atualmente é Diretor Presidente da Cooperativa Alternativa de Agricultura Familiar.
Dirceu Ferri Junior, Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria. Pós-graduando em Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Já atuou como Engenheiro Agrônomo Cvale Cooperativa Agroindustrial. Foi Consultor de Vendas na área de insumos agrícolas pela Tritec Equipamentos Ltda., e foi monitor da disciplina EGR 1017 - Máquinas e Implementos Agrícolas, do Curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria. Participou de projetos na área de Agricultura de Precisão, mais especificamente em Arroz Irrigado (Oryza sativa). Atualmente atua como Técnico em Atividades de Fiscalização no Instituto de Metrologia de Santa Catarina (IMETRO/SC).

Referências

AMARO, G. B. et al. Recomendações técnicas para o cultivo de hortaliças em agricultura familiar. Brasília: Embrapa Hortaliças, 2007.

CASTRO, C. N. Desafios da agricultura familiar: o caso da assistência técnica e extensão rural. Boletim Regional, Urbano e Ambiental IPEA, v. 12, p. 49-59, 2015.

CASTELLANE, P. D. Podridão apical em frutos de tomateiro. Jaboticabal: FUNEP, 1988.

ECOLE, C. C. et al. Compostagem e adubos orgânicos.In: HABER, L. L. et al. (ed.). Horticultura em Moçambique: caracteristicas, tecnologias de produção e de pós-colheita. Brasília: Embrapa, 2015.

GOMES, J. C.; LEAL, E. C. Cultivo da mandioca para a região dos tabuleiros costeiros. Embrapa: sistemas de produção, n. 11, versão eletrônica, 2003. Disponível em: https://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Mandioca/mandioca_tabcosteiros/index.htm. Acesso em: 3 out. 2019.

JAKOBSEN, S. T. Interaction between plant nutrients: III. Antagonism between Potassium, Magnesium and Calcium. Acta Agriculturae Scandinavica, v. 43, n. 1, p. 1-5, 1992.

KRUGER, S. D. et al. Fatores determinantes para a sucessão familiar em estabelecimentos rurais da região oeste de Santa Catarina. Extensão Rural, Santa Maria, v. 25, n. 4, p. 57-70, 2016.

LIMA, N. Z. Extensão rural no sistema de plantio direto de hortaliças. Florianópolis: UFSC, 2014.

MELO, R. L. et al. Biologia e exigências térmicas de Trichogrammaatopovirilia Oatman & Platner (Hymenoptera: Trichogrammatidae) em ovos de Diaphaniahyalinata L. (Lepidoptera: Pyralidae). Neotropical Entomology, v. 36, n. 3, p. 431-435, 2007.

OLIVEIRA, E. S.; SILVA, D. N. A extensão como suprimento de necessidades: reflexões sobre a relação das instituições de ensino superior e da extensão com o macroambiente. Expressa Extensão, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 88-95, 2019.

OLIVEIRA, E. A. G. et al. Compostos orgânicos fermentados tipo ‘’bokashi’’obtidos de diferentes materiais de origem vegetal e diferentes formas de inoculação visando sua utilização no cultivo de hortaliças. Boletim de Pesquisa e desenvolvimento n. 98. Seropédica: Embrapa Agrobiologia, 2014.

SILVA, C. A. R. Viabilidade técnica e econômica do cultivo consorciado de hortaliças para a Agricultura Familiar. 2017. 132 f. Tese (Doutorado em Agronomia) – Faculdade de Agronomia. Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

ZANIN, A. et al. Gestão das propriedades rurais do oeste de Santa Catarina: as fragilidades da estrutura organizacional e a necessidade do uso de controles contábeis. Revista Catarinense de Ciências Contábeis, v. 13, n. 40, p. 9-19, 2014.

Publicado
2019-12-30
Como Citar
SILVA, V. N.; BILINI, A.; MUNARINI, G.; JUNIOR, D. F. Olericultura e Agricultura Familiar: relação Ensino-Extensão Universitária no Oeste Catarinense. Expressa Extensão, v. 25, n. 1, p. 114-122, 30 dez. 2019.
Seção
Relatórios