Transformação Social por meio da Extensão Universitária: o caso do Projeto Mural Contábil Itinerante

  • Bethânia Batista Carneiro da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso. Tangará da Serra, MG, Brasil.
  • Josiane Silva Costa dos Santos Universidade do Estado de Mato Grosso. Tangará da Serra, MG, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5072-5267
  • Magno Alves Ribeiro Universidade do Estado de Mato Grosso. Tangará da Serra, MG, Brasil.
Palavras-chave: Escrita Científica. Acadêmicos. Universidade.

Resumo

Projetos de extensão universitária são fundamentais, pois geram o diálogo entre a Universidade e sociedade compartilhando conhecimentos e saberes. Neste sentido, a pesquisa objetiva apresentar como o projeto de extensão Mural Contábil Itinerante vem realizando integração entre a universidade e alunos do ensino médio. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa de dados. O projeto tem como meta envolver todas as escolas do nível médio do município de Tangará da Serra – MT e região. A equipe envolve professores e acadêmicos (1º à 8º semestre) do curso de ciências contábeis e também acadêmicos da pós-graduação. A apresentação inicial do projeto aconteceu na XIV Semana de Contabilidade – SECIC. Previamente, uma banca selecionou alguns artigos acadêmicos, para confecção de pôsteres. Estas pesquisas foram expostas no evento que divulgou a ideia inicial do projeto. Posteriormente, foram realizadas visitas nas escolas de ensino médio e exposição dos pôsteres elaborados pelos acadêmicos. Alguns artigos foram apresentados retratando a contribuição da pesquisa para a sociedade local. Nos encontros ainda foram abordados os indicadores da Universidade, cursos oferecidos e também sobre a profissão do contador e leque de oportunidades que a mesma possibilita. Além de palestras, realizou-se debates com os estudantes a fim de conhecer a percepção dos mesmos em relação ao ensino superior, sonhos, realidades e planos para alcançar tais metas. Assim, a extensão possibilitou motivar a vida destes jovens e adolescentes ampliando horizontes, no que tange a universidade pública, bem como dos acadêmicos na escrita científica, permitindo enriquecer os saberes destes grupos sociais.

Biografia do Autor

Bethânia Batista Carneiro da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso. Tangará da Serra, MG, Brasil.
Mestranda em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola - PPGASP UNEMAT. Pós graduanda em Gestão Tributaria e Pericia Contábil pela Universidade Federal do Estado de Mato Grosso - UFMT. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2017). 
Josiane Silva Costa dos Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso. Tangará da Serra, MG, Brasil.
Mestre em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola (2017), MBA Planejamento Tributário (2012), Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2009). Atualmente é professora efetiva na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Campus Tangará da Serra-MT, no curso de Ciências Contábeis. Ministra as disciplinas de Contabilidade Tributária I, Contabilidade Geral I e Trabalho de Conclusão de Curso I.
Magno Alves Ribeiro, Universidade do Estado de Mato Grosso. Tangará da Serra, MG, Brasil.
Doutor em Ciências Empresariais pela UJAEN - Espanha e Universidade Autônoma de Assunção - UAA (2010), Diploma de Estudos Avançados - DEA em Ciências Empresariais pela Universidade de Jaen - UJAEN - Espanha (2006), Mestre em Administracion Y Finanzas pela Universidade de Extremadura (2003), Especialista em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas pela UFLA (2001) e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1993). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Contabilidade Pública e Pericia Contábil.

Referências

ALMEIDA, M. E. G. G. de; PINHO, L. V. de. Adolescência, família e escolhas: implicações na orientação profissional. Psicologia Clínica, v. 20, n. 2, p. 173-184, 2008.

BARBOSA, E. M. S.; RAMOS, J.; CIRÍACO, M. S. S. Despertando para a produção intelectual: a importância da pesquisa científica. Piauí: Ed. da UESPI: 2009.

CAMPOS, F. G. G; SANTOS, R. F.; SANTOS, F. C. P. A importância da pesquisa científica na formação profissional dos alunos do curso de Educação Física do UNILESTEMG. Revista Digital de Educação Física, Ipatinga, v.4, n.2, ago./dez, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MARION, J. C. Contabilidade empresarial. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

PELÉIAS, I. R.; NUNES, C. A. Fatores que influenciam a decisão de escolha pelo curso de ciências contábeis por aluno das IES na cidade de São Paulo. Revista GUAL, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 184-203, set. 2015.

PROVDANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

RODRIGUES, A. de J. Metodologia científica: completo e essencial para a vida universitária. São Paulo: Avercamp, 2006.

SANTOS, L. M. M. O papel da família e dos pares na escolha profissional. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 1, p. 57-66, jan./abr. 2005.

SOUSA, A. L. L. A história de extensão universitária. 2. ed. São Paulo: Alínea, 2010.

TERRA, S. B.; ZUDE, D. P. P. de O. Floricultura: a produção de flores como uma nova alternativa de emprego e renda para a comunidade de Bagé-RS. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, jul./dez. 2013.

YAMAGUCHI, K. K. de L.; FURTADO, M. A. S. Dificuldades na leitura e na escrita de textos científicos de estudantes universitários do interior do Amazonas. Revista Educação Online, Rio de Janeiro, n. 28, p.108-125, maio/ago. 2018.

Publicado
2019-12-30
Como Citar
SILVA, B. B. C. DA; SANTOS, J. S. C. DOS; RIBEIRO, M. A. Transformação Social por meio da Extensão Universitária: o caso do Projeto Mural Contábil Itinerante. Expressa Extensão, v. 25, n. 1, p. 123-129, 30 dez. 2019.
Seção
Relatórios