Transformação Social por meio da Extensão Universitária: o caso do Projeto Mural Contábil Itinerante

  • Bethânia Batista Carneiro da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Josiane Silva Costa dos Santos Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Magno Alves Ribeiro Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Palavras-chave: Escrita Científica. Acadêmicos. Universidade.

Resumo

Projetos de extensão universitária são fundamentais, pois geram o diálogo entre a Universidade e sociedade compartilhando conhecimentos e saberes. Neste sentido, a pesquisa objetiva apresentar como o projeto de extensão Mural Contábil Itinerante vem realizando integração entre a universidade e alunos do ensino médio. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa de dados. O projeto tem como meta envolver todas as escolas do nível médio do município de Tangará da Serra – MT e região. A equipe envolve professores e acadêmicos (1º à 8º semestre) do curso de ciências contábeis e também acadêmicos da pós-graduação. A apresentação inicial do projeto aconteceu na XIV Semana de Contabilidade – SECIC. Previamente, uma banca selecionou alguns artigos acadêmicos, para confecção de pôsteres. Estas pesquisas foram expostas no evento que divulgou a ideia inicial do projeto. Posteriormente, foram realizadas visitas nas escolas de ensino médio e exposição dos pôsteres elaborados pelos acadêmicos. Alguns artigos foram apresentados retratando a contribuição da pesquisa para a sociedade local. Nos encontros ainda foram abordados os indicadores da Universidade, cursos oferecidos e também sobre a profissão do contador e leque de oportunidades que a mesma possibilita. Além de palestras, realizou-se debates com os estudantes a fim de conhecer a percepção dos mesmos em relação ao ensino superior, sonhos, realidades e planos para alcançar tais metas. Assim, a extensão possibilitou motivar a vida destes jovens e adolescentes ampliando horizontes, no que tange a universidade pública, bem como dos acadêmicos na escrita científica, permitindo enriquecer os saberes destes grupos sociais.

Biografia do Autor

Bethânia Batista Carneiro da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Mestranda em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola - PPGASP UNEMAT. Pós graduanda em Gestão Tributaria e Pericia Contábil pela Universidade Federal do Estado de Mato Grosso - UFMT. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2017). 
Josiane Silva Costa dos Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Mestre em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola (2017), MBA Planejamento Tributário (2012), Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2009). Atualmente é professora efetiva na Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Campus Tangará da Serra-MT, no curso de Ciências Contábeis. Ministra as disciplinas de Contabilidade Tributária I, Contabilidade Geral I e Trabalho de Conclusão de Curso I.
Magno Alves Ribeiro, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Doutor em Ciências Empresariais pela UJAEN - Espanha e Universidade Autônoma de Assunção - UAA (2010), Diploma de Estudos Avançados - DEA em Ciências Empresariais pela Universidade de Jaen - UJAEN - Espanha (2006), Mestre em Administracion Y Finanzas pela Universidade de Extremadura (2003), Especialista em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas pela UFLA (2001) e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1993). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Contabilidade Pública e Pericia Contábil.

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Publicado
2019-12-30
Como Citar
SILVA, B. B. C. DA; SANTOS, J. S. C. DOS; RIBEIRO, M. A. Transformação Social por meio da Extensão Universitária: o caso do Projeto Mural Contábil Itinerante. Expressa Extensão, v. 25, n. 1, p. 123-129, 30 dez. 2019.
Seção
Relatórios