Transformação Social por meio da Extensão Universitária: o caso do Projeto Mural Contábil Itinerante
Resumo
Projetos de extensão universitária são fundamentais, pois geram o diálogo entre a Universidade e sociedade compartilhando conhecimentos e saberes. Neste sentido, a pesquisa objetiva apresentar como o projeto de extensão Mural Contábil Itinerante vem realizando integração entre a universidade e alunos do ensino médio. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa de dados. O projeto tem como meta envolver todas as escolas do nível médio do município de Tangará da Serra – MT e região. A equipe envolve professores e acadêmicos (1º à 8º semestre) do curso de ciências contábeis e também acadêmicos da pós-graduação. A apresentação inicial do projeto aconteceu na XIV Semana de Contabilidade – SECIC. Previamente, uma banca selecionou alguns artigos acadêmicos, para confecção de pôsteres. Estas pesquisas foram expostas no evento que divulgou a ideia inicial do projeto. Posteriormente, foram realizadas visitas nas escolas de ensino médio e exposição dos pôsteres elaborados pelos acadêmicos. Alguns artigos foram apresentados retratando a contribuição da pesquisa para a sociedade local. Nos encontros ainda foram abordados os indicadores da Universidade, cursos oferecidos e também sobre a profissão do contador e leque de oportunidades que a mesma possibilita. Além de palestras, realizou-se debates com os estudantes a fim de conhecer a percepção dos mesmos em relação ao ensino superior, sonhos, realidades e planos para alcançar tais metas. Assim, a extensão possibilitou motivar a vida destes jovens e adolescentes ampliando horizontes, no que tange a universidade pública, bem como dos acadêmicos na escrita científica, permitindo enriquecer os saberes destes grupos sociais.Referências
ALMEIDA, M. E. G. G. de; PINHO, L. V. de. Adolescência, família e escolhas: implicações na orientação profissional. Psicologia Clínica, v. 20, n. 2, p. 173-184, 2008.
BARBOSA, E. M. S.; RAMOS, J.; CIRÍACO, M. S. S. Despertando para a produção intelectual: a importância da pesquisa científica. Piauí: Ed. da UESPI: 2009.
CAMPOS, F. G. G; SANTOS, R. F.; SANTOS, F. C. P. A importância da pesquisa científica na formação profissional dos alunos do curso de Educação Física do UNILESTEMG. Revista Digital de Educação Física, Ipatinga, v.4, n.2, ago./dez, 2009.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MARION, J. C. Contabilidade empresarial. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
PELÉIAS, I. R.; NUNES, C. A. Fatores que influenciam a decisão de escolha pelo curso de ciências contábeis por aluno das IES na cidade de São Paulo. Revista GUAL, Florianópolis, v. 8, n. 3, p. 184-203, set. 2015.
PROVDANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
RODRIGUES, A. de J. Metodologia científica: completo e essencial para a vida universitária. São Paulo: Avercamp, 2006.
SANTOS, L. M. M. O papel da família e dos pares na escolha profissional. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 1, p. 57-66, jan./abr. 2005.
SOUSA, A. L. L. A história de extensão universitária. 2. ed. São Paulo: Alínea, 2010.
TERRA, S. B.; ZUDE, D. P. P. de O. Floricultura: a produção de flores como uma nova alternativa de emprego e renda para a comunidade de Bagé-RS. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, jul./dez. 2013.
YAMAGUCHI, K. K. de L.; FURTADO, M. A. S. Dificuldades na leitura e na escrita de textos científicos de estudantes universitários do interior do Amazonas. Revista Educação Online, Rio de Janeiro, n. 28, p.108-125, maio/ago. 2018.
Copyright (c) 2019 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.