Articulação Extensão e Pesquisa para construção da intersetorialidade entre políticas sociais no município de Toledo - Paraná

Palavras-chave: Políticas Públicas. Extensão. Pesquisa. Intersetorialidade.

Resumo

O trabalho trata da ação de construção da articulação intesetorial entre as políticas sociais da área da criança e ao adolescente no municipio de Toledo/Paraná. O objetivo é apresentar e refletir sobre alguns resultados da investigação-ação, obtidos por meio da observação sistemática (participante), sendo as autoras membros da Equipe de Mobilização da “Rede Intersetorial de Proteção Social de Toledo/PR (RIPS/Toledo)” locus de uma ação da extensão universitária. O argumento central consiste na compreensão de que a ação intersetorial é construída coletivamente, através da pactuação entre profissionais que atuam na resolução de problemas complexos da área da infância, com vistas a viabilizar uma gestão centrada no cidadão, que minimiza os conflitos e amplia aprendizados. Através da ação interventiva (extensão) referenciada pela pesquisa-ação foi possível identificar, analisar e atuar sobre os fatores que têm dificultado e inibido sua construção, entre eles: o espontaneísmo na associação e frágil agregação teórica sobre o significado e as exigências para a intersetorialidade.

Biografia do Autor

Zelimar Soares Bidarra, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel, PR, Brasil.
Professora Associada do bacharelado e mestrado em Serviço Social e do mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Graduação em Serviço Social (UFF), Mestrado em Serviço Social (UFRJ), Doutorado em Educação (UFPR), Pós-doutorado em Educação (UFPR) Estágio Sênior de Pesquisa e Professora Visitante na Université Laval (Québec-Canadá). Líder do Grupo de Pesquisa e Defesa dos Direitos Humanos Fundamentais da Criança e do Adolescente. Membro do Projeto de Extensão PAPPCA. Pesquisadora Produtividade 2 - CNPq. UNIOESTE/Campus Toledo, Rua da Faculdade 645, Jardim La Salle, CEP 85903-000, Toledo, Paraná - Brasil.
Eugênia Aparecida Cesconeto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Cascavel, PR, Brasil.
Professora Adjunta do Curso de Serviço Social, do Programa de Mestrado em Serviço Social UNIOESTE. Graduação em Serviço Social (FACITOL); Mestrado em História Social (UFF/UNIOESTE); Doutorado em Serviço Social (PUCSP), Pós-Doutoranda em Serviço Social (UFSC). Pesquisadora-Membro do Grupo de Pesquisa e Defesa dos Direitos Humanos Fundamentais da Criança e do Adolescente. Coordenadora do Projeto de Extensão PAPPCA. UNIOESTE/Campus Toledo, Rua da Faculdade 645, Jardim La Salle, CEP 85903-000, Toledo, Paraná - Brasil.

Referências

BAPTISTA, M. V. Algumas reflexões sobre o sistema de garantia de direitos. In: Serviço social e sociedade. São Paulo: Cortez, 2012. p. 179-199.

BIDARRA, Z. S. Pactuar a intersetorialidade e tramas as redes para a construção do sitema de garantia de direitos. In: Serviço social e sociedade. São Paulo: Cortez, 2009. p.483 - 497.

BIDARRA, Z. S. Projeto de apoio à política de proteção à criança e ao adolescente - PAPPCA. Toledo: Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Curso de Serviço Social, 2011.

BOURDIEU, P. O poder simbólico. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

BRASIL. Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Política Nacional de Assistência Social - PNAS. Brasília: MDS, 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 4 maio 2018.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria dos Direitos Humanos. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n. 8069, de 13 julho de 1990. (1990 e atualizações). Brasília: SDH, 2018. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 4 maio 2018.

GRAMSCI, A. A concepção dialética da história. 7. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.

GUARÁ, I. M. F. R. (org.) Redes de proteção social. São Paulo: Associação Fazendo História/NECA, 2010.

IAMAMOTO, M. V. O serviço social na contemporaneidade: dimensões históricas, teóricas e ético-políticas. In: CRESS-CE (ed.). Caderno Debate, Fortaleza, n. 6, 1997.

IBGE. Censo populacional. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em https://biblioteca.ibge.gov.br/pt/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=793. Acesso em: 4 maio 2018.

INOJOSA, R. M. Sinergia em políticas e serviços públicos: desenvolvimento social com intersetorialidade. Cadernos Fundap,n. 22, p. 102-110, 2001.

SASSON, S. K. H. C. et al. Iniciativa interinstitucional para a construção da Rede Intersetorial de Proteção Social de Toledo/Pr (RIPS). In: ENCONTRO NACIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NO MINISTÉRIO PÚBLICO, 6., 2016, Florianópolis. Anais [...] Comunicação oral. Florianópolis, 2016.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, n. 3, v. 31, p. 443-466, dez. 2005. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009. Acesso em: 4 maio 2018.

WANDERLEY, L. Universidades e sociedades: consensos e dissensos. Serviço Social e Sociedade. São Paulo: Cortez, 2005. p. 156-177.

YASBEK, M. C. Fundamentos históricos e teórico-metodológicos do serviço social. In: CFESS (ed.), Serviço social: direitos sociais e competências profissionais. v. 1. Brasília: ABEPPS/CEAD-UnB, 2009. p. 1-28.

Publicado
2019-12-30
Como Citar
BIDARRA, Z. S.; CESCONETO, E. A. Articulação Extensão e Pesquisa para construção da intersetorialidade entre políticas sociais no município de Toledo - Paraná. Expressa Extensão, v. 25, n. 1, p. 05-16, 30 dez. 2019.