A elaboração participativa do Atlas Geográfico escolar de Arroio do Padre/RS e sua atuação extensionista

  • Sandro de Castro Pitano Universidade Federal de Pelotas
  • Rosa Elena Noal Universidade Federal de Pelotas
  • Karen Laiz Krause Romig Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Atlas Geográfico. Projeto de Extensão. Arroio do Padre. Metodologia Participativa.

Resumo

Este artigo pretende relatar os procedimentos metodológicos do projeto intitulado: A elaboração participativa do atlas geográfico escolar de Arroio do Padre, tratando fundamentalmente da experiência com a extensão universitária nele desenvolvida. Ao longo do texto são abordados os objetivos da proposta, sua metodologia participante de desenvolvimento e seus percursos de elaboração, bem como uma breve caracterização do município de Arroio do Padre. O projeto de extensão foi implementado com o objetivo de elaborar coletivamente um atlas que apresentasse as características geográficas do município, reunindo-as em um material didático específico para a utilização nas aulas de geografia das escolas. A atuação extensionista do projeto emerge marcadamente por meio da metodologia participante, pois a elaboração deste recurso didático adentra a comunidade pesquisada, sendo pensado e elaborado coletivamente pelos pesquisadores, alunos e bolsistas da Universidade Federal de Pelotas, professores da rede municipal de ensino de Arroio do Padre e integrantes da Secretaria Municipal de Educação. O projeto está em fase final de elaboração, sendo avaliado por um grupo de trabalho constituído pela comunidade local e após, será publicado e disponibilizado para uso na rede municipal de educação.

Biografia do Autor

Sandro de Castro Pitano, Universidade Federal de Pelotas
Professor Doutor da Universidade Federal de Pelotas. Departamento de Geografia.
Rosa Elena Noal, Universidade Federal de Pelotas
Professora Doutora da Universidade Federal de Pelotas. Departamento de Geografia
Karen Laiz Krause Romig, Universidade Federal de Pelotas
Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas.

Referências

ALMEIDA, R. D. Atlas municipais elaborados por professores: a experiência conjunta de Limeira, Rio Claro e Ipeúna. Cad. Cedes, Campinas, v. 23, n. 60, p. 149-168, 2003.

BRANDÃO, C. R. A pesquisa participante: um momento da educação popular. Revista Educação Popular, Uberlândia, v. 6, p. 51-62, jan./dez. 2007.

DAER. Mapa Rodoviário do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://www.daer.rs.gov.br/mapas. Acesso em: 6 ago. 2019.

FARIA, M. C. C. A pesquisa participante na elaboração de atlas municipal escolar: a experiência do atlas de Apucarana-PR. 2015. 110 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2015.

FEPAM. Bacias hidrográficas do litoral do Rio Grande do Sul. Disponível em: http://www.fepam.rs.gov.br/qualidade/bacias_hidro.asp. Acesso em: 29 jul. 2019.

FRANÇA JUNIOR, P.; ZUCCHI, V. P.; A construção do atlas municipal de Cambira/PR: para o ensino e a aprendizagem geográfica do lugar. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 17, n. 1, 2013.

FRANCO, M. A. S. A pesquisa-ação na prática pedagógica: balizando princípios metodológicos. In: STRECK, D.; SOBOTTKA, E.; EGGERT, E. (org.). Conhecer e transformar: pesquisa-ação e pesquisa participante em diálogo internacional. Curitiba: CRV, 2014. p. 217-235.

IBGE. Cidades: Arroio do Padre. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/v3/cidades/municipio/4301073. Acesso em: 17 ago. 2019.

LIMA, A. S. Atlas escolar de Sumaré (SP): Os saberes produzidos nas práticas pedagógicas cotidianas de uma professora do 4º ano do Ensino Fundamental. 2013. 232 f. (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2013.

MACHADO-HESS, E. S. Uma proposta metodológica para a elaboração de atlas geográficos escolares (anos iniciais do Ensino Fundamental): o exemplo do município de Sorocaba-SP. 2012. 225 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

MARAFON, G. (org.). Atlas geográfico: município de Itaboraí. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2016.

MARTINELLI, M. Atlas geográficos para escolares: uma revisão metodológica. In: ALMEIDA, R. D. (org.). Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2011.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.

STRECK, D. R.; PITANO, S. C. et al. Educação popular e docência. São Paulo: Cortez, 2014.

Publicado
2019-12-30
Como Citar
PITANO, S. DE C.; NOAL, R. E.; ROMIG, K. L. K. A elaboração participativa do Atlas Geográfico escolar de Arroio do Padre/RS e sua atuação extensionista. Expressa Extensão, v. 25, n. 1, p. 17-27, 30 dez. 2019.