Ação de extensão – caderno de recomendações construtivas para habitação social evolutiva
Resumo
O presente trabalho apresenta o relato da ação de extensão receptiva e dialogal aplicada na comunidade PAC/Anglo, localizada no município de Pelotas/RS. Compreende a exposição do “Caderno de Recomendações Construtivas para Habitação Social Evolutiva” junto à comunidade, para difusão de conhecimento técnico especializado de arquitetura e construção de modo a auxiliar os moradores com informações relevantes ao processo de autoconstrução e reforma, condição motivada pela insatisfação com o projeto original entregue pelo poder público aos moradores da comunidade em questão. O caderno é um manual construtivo acessível e didático para a apropriação dos moradores no ato de reforma de suas casas, de modo a contribuir para a obtenção de maior conforto, segurança e qualidade de vida no espaço doméstico. A ação foi planejada por intermédio da associação de moradores, com agendamento do salão comunitário, panfletagem de porta em porta para convite e divulgação da atividade, treinamento prévio de alunos, bolsistas e professores e previsão de atividades lúdicas para o público infantil. O dia da ação consistiu em uma aplicação estruturada do Caderno de Recomendações, com distribuição de mesas temáticas a fim de melhor orientar os moradores a respeito dos temas abordados pelo material – a saber: banheiros, escadas, cozinhas, pátios e varandas, rampas de acesso, muros e grades. O caderno demonstrou ser um instrumento eficiente para alavancar o processo participativo da casa evolutiva, realidade pulsante na comunidade PAC/Anglo e inaugurar o processo posterior de Assistência Técnica profissional para futuras reformas.Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos: 2015. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.
BOUERI FILHO, José Jorge. Projeto e dimensionamento dos espaços da habitação: espaço de atividades. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008.
BRANDÃO, Douglas Queiroz. Habitação social evolutiva: aspectos construtivos, diretrizes para projetos e proposição de arranjos espaciais flexíveis. Cuiabá: CEFETMT, 2006.
CARDOSO, Adauto Lucio; DENALDI, Rosana (org.). Urbanização de favelas: um balanço preliminar do PAC. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2018. Disponível em: https://www.observatoriodasmetropoles.net.br/wp-content/uploads/2019/06/Adauto-CARDOSO-e-Rosana-DENALDI-Urbaniza%C3%A7%C3%A3o-de-favelas-no-Brasil.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.
CHING, Francis D. K. Dicionário visual de arquitetura. São Paulo: Martins fontes, 2010.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
JORGE, Liziane O.; MEDVEDOVSKI, Nirce S.; SCHERER, Rafaela. Caderno de recomendações construtivas para habitação social evolutiva. In: XIV SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS SEUR, 14. 2018, Pelotas. Pelotas:.Universidade Federal de Pelotas. Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais, 2018. v. 1. p. 2-12. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/seur/article/view/14227/8838. Acesso em: 20 jun. 2020.
NEFF, Ludwig; NEUFERT, Peter. Casa, apartamento, jardim: projetar com conhecimento: construir corretamente. São Paulo: Gustavo Gili, 2008.
PELOTAS. Prefeitura Municipal de Pelotas. Lei Municipalº 5.528, de 30 de dezembro de 2008.
SALGADO, Júlio. Técnicas e práticas construtivas para edificações. São Paulo: Érica, 2009.
Copyright (c) 2020 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.