Empoderamento feminino na velhice: experiências de ser e conviver

Palavras-chave: Extensão universitária. Mulher idosa. Empoderamento.

Resumo

O presente artigo evidencia uma experiência extensionista junto a mulheres idosas através de uma oficina de saúde mental realizada no Centro de Referência e Atenção ao Idoso da Universidade de Passo Fundo - UPF. Através de metodologia dialógica, coletiva e participativa, as narrativas das histórias de vida das mulheres participantes são evidenciadas, buscando destacar a ressignificação de seus contextos meio a sociedade em que se inserem. Através de autores como Paulo Freire, Michel Maffesoli e Simone de Beauvoir, o artigo contribui com reflexões acerca de uma extensão universitária crítica que inclui um olhar sensível aos processos construídos com as comunidades, junto às mulheres idosas. Permeadas por histórias de opressão, restrições e silêncio, as mulheres encontram no espaço da oficina a possibilidade de falar de si, escutar e exercitarem-se em um processo livre de reflexão, instituindo o cuidado e o respeito pelas histórias de vida compartilhadas. Por meio deste processo, percebemos os aprendizados vivos e em movimento, que fortalecem e emancipam para a vida, para a tomada de decisão, para escolhas e caminhos, uma potência extensionista no cuidado à pessoa idosa.

Biografia do Autor

Adriana Bragagnolo, Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS, Brasil.
Doutora em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2004-2016), com estágio sanduíche na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professor titular da Universidade de Passo Fundo, com a docência em disciplinas de práticas de ensino, estágio e educação infantil. Coordenou o Curso de especialização Currículo e Infância. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização (GEPALFA). Realiza estudos sobre interação verbal com crianças de educação infantil.
Lisiane Ligia Mella, Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS, Brasil.
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo.
Roberta Aparecida Borges Brito Dalpaz, Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, RS, Brasil.
Graduada em Secretariado Executivo Bilingue pela Universidade de Passo Fundo (2010). MBA em Marketing Estratégico e Gestão de Vendas. Atualmente, acadêmica do Curso de Pedagogia UPF.

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Publicado
2019-12-30
Como Citar
BRAGAGNOLO, A.; MELLA, L. L.; DALPAZ, R. A. B. B. Empoderamento feminino na velhice: experiências de ser e conviver. Expressa Extensão, v. 25, n. 1, p. 72-84, 30 dez. 2019.