Estudos de caso: a experiência do Ensino e da Pesquisa alinhados a Extensão

Palavras-chave: MedioTec. Educação ambiental. Dia de campo. Ações sustentáveis.

Resumo

O objetivo do trabalho foi demonstrar, através de um estudo de caso, como algumas práticas pedagógicas podem associar ensino, pesquisa e extensão, utilizando como base a execução de atividades dentro de um projeto de extensão.  Alunos de um curso técnico basearam seus estudos colaborando no projeto de extensão intitulado “Formação de educadores ambientais”. As atividades desenvolvidas foram: a montagem de uma horta em um Colégio Estadual Rui Barbosa, a visita técnica à feira Agro Centro-Oeste Familiar de 2018, e o dia de campo para plantio de mudas com a comunidade do Rotary. Os resultados obtidos permitem realizar uma análise do conhecimento dos alunos, orientando sobre como podemos auxiliar na preservação do meio ambiente e como a prática da mudança de atitude colabora com a divulgação da educação ambiental, destacando-se a importância de desenvolver essa consciência, que contribuirá para a preservação dele através da mobilização de alunos. As práticas são excelentes aliadas no processo de ensino/aprendizagem, e a busca pela qualidade de vida da comunidade através de projetos sociais e ambientais é crescente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ananda Helena Nunes Cunha, Universidade Federal de Goiás
Pós Doutora em Agronomia.Professora Pós Doutora - Departamento de solos e Programa de Pós graduação em Agronomia - Escola de Agronomia - Universidade Federal de Goiás, Avenida Esperança, s/n.Campus Samambaia. CEP: 74.690-900, Goiânia, Goiás - Brasil. 

Referências

CORRÊA, Maria Eugenia Ramos May; HEEMANN, Adriano. Proposta de substituição de copos plásticos descartáveis em fábrica de grande porte. MIX Sustentável, v. 2, n. 2, p. 73-79, 2016.

CRIBB, Sandra Lucia de Souza Pinto. Contribuições da educação ambiental e horta escolar na promoção de melhorias ao ensino, à saúde e ao ambiente. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 3, n. 1, p. 42-60, abr. 2010.

CUNHA, Ananda Helena Nunes; NUNES, Lúcia Helena Oliveira; CUNHA, Itana Nunes. Projeto de extensão: formação de educadores ambientais. Revista Conexão, v. 9, n. 2, p. 234-243, 2013.

CUNHA, Ananda Helena Nunes et al. Vermicompostagem de diferentes tipos de lodo de curtume associado a cinzas. Revista Espacios, v. 38. n. 16, p. 28-37. 2017.

CUNHA, Wéltima Teixeira. Visita técnica como campo de prática e perspectiva de atuação. Ensino em Foco, v. 1, n. 1, fev. 2018. Disponível em: https://publicacoes.ifba.edu.br/index.php/ensinoemfoco/article/view/211. Acesso em: 26 abr. 2019.

FERNANDES, Maria do Carmo de Araújo et al. Tudo que você precisa saber para ter uma horta. 2. ed. Niterói: PESAGRO-RIO, 2007.

GAMARRA, Roberto Macedo et al. Analysis of land cover changes of a Cerrado (tropical savanna) area in the Centre-West of Brazil. Anuário do Instituto de Geociências, v. 39, n. 1, p. 76-90, 2016.

LOPES, Raissa Gabriela; DE MOURA, Laysce Rocha. Responsabilidade socioambiental: uma análise do projeto “campus verde–gestão ambiental do IFRN”. Holos, v. 31, n. 3, p. 135-147, jul. 2015.

MCDERMOTT, Kristin L. Plastic pollution and the global throwaway culture: environmental injustices of single-use plastic. ENV 434 Environmental Justice. n. 7. 2016. Disponível em: https://digitalcommons.salve.edu/env434_justice/7. Acesso em: 26 abr. 2019.

MENEZES, Maria Nizete.; ARAÚJO, Rafael Pereira. A importância da visita técnica como recurso didático metodológico: Um relato na prática do IFSertão Pernambucano. In: CONNEPI-CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO. 7., 2012. Anais [...]. [S. n. t.].

NUNES, Lúcia Helena Oliveira; CUNHA, Ananda Helena Nunes; CORRÊA, Fábio Maurício. Educação ambiental e recursos hídricos: a água como matriz ecopedagógica em Anápolis. Revista Mirante, v. 8, n. 1, p. 60-75, jun. 2015.

POOLEY, Julie Ann; O’CONNOR, Moira. Environmental education and attitudes: emotions and beliefs are what is needed. Environment and Behavior, v. 32, n. 5, p. 711-723, set. 2000.

REBELATO, Beatriz Fernanda et al. Contribuições para a adequação do meio ambiente rural: estratégias de recuperação, experiências e espécies. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, n. esp., p. 258-270, 2017.

RITA, Deise de Oliveira et al. Gestão sustentável de restaurantes universitários: o caso de uma Universidade Federal no sul do Brasil. In: COLOQUIO DE GESTIÓN UNIVERSITARIA EN AMÉRICAS, 13., 2013. Anais [...].

RODRIGUES, Marcelo Dias et al. A educação ambiental através da horta escolar: um estudo de caso entre duas escolas da cidade de rio grande/rs. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 11, n. 27, p. 217-232, set. 2018.

SILVA, Ana Paula Miranda da et al. Aulas práticas como estratégia para o conhecimento em botânica no ensino fundamental. Holos, v. 31, n. 8, p. 68-79, 2015.

TAMACHUNAS, Valeska et al. Plantando sorrisos: uma prática ambiental e social no Centro de Progressão Penitenciária III “Prof. Noé Azevedo”. Revista Ciência em Extensão, v. 14, n. 3, p. 170-180, 2018.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS. Projeto pedagógico do curso técnico de nível médio em agronegócio - MedioTec. [Goiânia]: UEG. 2017.

ZSÓKA, Ágnes et al. Greening due to environmental education? Environmental knowledge, attitudes, consumer behavior and everyday pro-environmental activities of Hungarian high school and university students. Journal of Cleaner Production, v. 48, n. 1, p. 126-138, jun. 2013.

Publicado
2020-08-30
Como Citar
CUNHA, A. H. N.; SAMPAIO, G. C. Estudos de caso: a experiência do Ensino e da Pesquisa alinhados a Extensão. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 164-173, 30 ago. 2020.
Seção
Relatórios