Mediação de experiências e aprendizados associados à Cultura em Química em escolas de Ensino Médio

  • Aline Joana Rolina Wohlmuth Alves dos Santos University Federal of Pelotas - UFPel
  • Leandro Lampe Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Vitória Schiavon da Silva
  • Letícia Leal Moreira
  • Charlene Barbosa de Paula Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Palavras-chave: Mediação de aprendizados em Química. Extensão universitária. Estudantes de ensino médio.

Resumo

A potencialidade de ações extensionistas é destacada como forma de envolver a população com instituições de ensino, a exemplo das ações no âmbito dos projetos Transfere e QuiCo, cadastrados na UFPel. Estes projetos objetivam mediar, dialogar e contribuir para o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem a estudantes do Ensino Médio, através de oficinas temáticas, a partir de demandas das comunidades escolares, associando o desenvolvimento de temas de Química a conhecimentos natos e culturais inseridos no cotidiano. Com base na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, as oficinas são planejadas e executadas em três escolas da cidade de Pelotas-RS, sendo que o material didático produzido consta para amplo acesso no site https://projetotransfere.wixsite.com/projetotransfere/oficinas. Durante as atividades foram disponibilizados questionários, cujas respostas foram observadas e analisadas como forma de aprimoramento das ações de extensão futuras. As atividades propostas tiveram boa aceitação utilizando mediação dialogada, bem como indicaram possíveis contribuições aos estudantes, nos processos de ensino e aprendizagem sobre a cultura em Química associada ao cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Joana Rolina Wohlmuth Alves dos Santos, University Federal of Pelotas - UFPel
Professora no Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos - Universidade Federal de Pelotas. Farmacêutica, Mestre e Doutora em Química Inorgânica.
Leandro Lampe, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT).
Vitória Schiavon da Silva
Graduanda do Curso de Licenciatura em Química, bolsista no projeto Qui-Co – Estratégias de Ensino e Aprendizagem na Química do Cotidiano
Letícia Leal Moreira
Graduanda do Curso de Licenciatura em Química, bolsista no projeto Transfe-re – Mediação de conhecimentos Químicos entre comunidades e universidade.
Charlene Barbosa de Paula, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ). 

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei Nº 9.394 (n. 009394). Brasília, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 4 set. 2019.

BRASIL. Resolução CNE/CES nº 7 - Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Brasília: CNE, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 3 set. 2019.

CHASSOT, A. I. Catalisando transformações na educação. Ijuí: Ed. Unijuí, 1993.

DELIZOICOV, D. Conhecimento, tensões e transições. 1991. 214 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

GUERRA, G. et al. La dimensión ciencia-tecnología-sociedad del tema de ácidos y bases en un aula del bachillerato. Educ. Quím., México, v. 19, n. 4, p. 277-288, 2008. Disponível em: http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0187-893X2008000400007&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 18 set. 2019.

GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola, n. 10, p. 43-49, 1999. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc10/pesquisa.pdf. Acesso em: 9 set. 2019.

HASKEL, I. R. et al. Experiência de integralização curricular da extensão em uma universidade do vale do Itajaí (SC). Expressa Extensão, Pelotas, v. 24, n. 3, p. 18-29, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/16209/pdf. Acesso em: 3 set. 2019.

MARCONDES, M. E. R. Proposições metodológicas para o ensino de Química: oficinas temáticas para a aprendizagem da ciência e o desenvolvimento da cidadania. Em Extensão, Uberlândia, v.7, 2008. Disponível em: http://w3.ufsm.br/laequi/wp-content/uploads/2015/03/Oficinas-Tem%C3%A1ticas.pdf. Acesso em: 5 set. 2019.

MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, métodos e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2009. p. 9-29.

MORAES, R. Análise de conteúdo. Educação, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

MUENCHEN, C. A disseminação dos três momentos pedagógicos: um estudo sobre práticas docentes na região de Santa Maria/RS. 2010. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93822. Acesso em: 5 set. 2019.

PAVIANI, N. M. S.; FONTANA, N. M. Oficina pedagógica: relato de uma experiência. Conjectura, v. 14, n. 2, p. 77-88, 2009.

RODRIGUES, A. L. L. et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais, Aracaju, v. 1, n. 16, p. 141-148, 2013. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/cadernohumanas/article/viewFile/494/254. Acesso em: 4 set. 2019.

SANTOS, A. J. R. W. A.; LAMPE, L; SANGIOGO, F.A. Aprimoramento de conhecimentos populares por meio de oficina temática envolvendo a química do cotidiano. Expressa Extensão, Pelotas, v. 24, n. 1, p. 133-144, jan./abr. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/14297/9188. Acesso em: 4 set. 2019.

WERLE, F. O.; BRITTO, L. M. T.; COLAU, C. M.; Espaço escolar e história das instituições escolares. Diálogo Educação, Curitiba, v. 7, n. 22, p. 147-163, 2007. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/4189/4108. Acesso em: 11 set. 2019.

ZAGO, N.; Fracasso e sucesso escolar no contexto das relações família e escola: questionamentos e tendências em sociologia da educação. Sociologia da Educação – Revista Luso-Brasileira, ano 2, n. 3, p. 57-83, mar. 2011.

Publicado
2020-08-30
Como Citar
SANTOS, A. J. R. W. A. DOS; LAMPE, L.; DA SILVA, V. S.; MOREIRA, L. L.; DE PAULA, C. B. Mediação de experiências e aprendizados associados à Cultura em Química em escolas de Ensino Médio. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 20-31, 30 ago. 2020.