MEDIAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS ASSOCIADOS À CULTURA EM QUÍMICA EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO

  • Aline Joana Rolina Wohlmuth Alves dos Santos University Federal of Pelotas - UFPel
  • Leandro Lampe Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Vitória Schiavon da Silva
  • Letícia Leal Moreira
  • Charlene Barbosa de Paula Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Palavras-chave: Mediação de aprendizados em Química. Extensão universitária. Estudantes de ensino médio.

Resumo

A potencialidade de ações extensionistas é destacada como forma de envolver a população com instituições de ensino, a exemplo das ações no âmbito dos projetos Transfere e QuiCo, cadastrados na UFPel. Estes projetos objetivam mediar, dialogar e contribuir para o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem a estudantes do Ensino Médio, através de oficinas temáticas, a partir de demandas das comunidades escolares, associando o desenvolvimento de temas de Química a conhecimentos natos e culturais inseridos no cotidiano. Com base na metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, as oficinas são planejadas e executadas em três escolas da cidade de Pelotas-RS, sendo que o material didático produzido consta para amplo acesso no site https://projetotransfere.wixsite.com/projetotransfere/oficinas. Durante as atividades foram disponibilizados questionários, cujas respostas foram observadas e analisadas como forma de aprimoramento das ações de extensão futuras. As atividades propostas tiveram boa aceitação utilizando mediação dialogada, bem como indicaram possíveis contribuições aos estudantes, nos processos de ensino e aprendizagem sobre a cultura em Química associada ao cotidiano.

Biografia do Autor

Aline Joana Rolina Wohlmuth Alves dos Santos, University Federal of Pelotas - UFPel
Professora no Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos - Universidade Federal de Pelotas. Farmacêutica, Mestre e Doutora em Química Inorgânica.
Leandro Lampe, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT).
Vitória Schiavon da Silva
Graduanda do Curso de Licenciatura em Química, bolsista no projeto Qui-Co – Estratégias de Ensino e Aprendizagem na Química do Cotidiano
Letícia Leal Moreira
Graduanda do Curso de Licenciatura em Química, bolsista no projeto Transfe-re – Mediação de conhecimentos Químicos entre comunidades e universidade.
Charlene Barbosa de Paula, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ). 

Referências

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Publicado
2020-08-30
Como Citar
SANTOS, A. J. R. W. A. DOS; LAMPE, L.; DA SILVA, V. S.; MOREIRA, L. L.; DE PAULA, C. B. MEDIAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS ASSOCIADOS À CULTURA EM QUÍMICA EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 20-31, 30 ago. 2020.