Ferramenta educacional agronômica: relato de uma experiência extensionista
Resumo
A extensão universitária tem um papel fundamental no que diz respeito à produção de conhecimentos e iniciativas em forma de projetos de extensão. Estes projetos envolvem grandes números de atores sociais, internos e externos, no desenvolvimento de inúmeras ações, integradas ou isoladas, que resultam em várias atividades com uma gama e dados, informações e produtos que precisam ser organizados, sistematizados e colocados à disposição da comunidade. O objetivo do projeto de extensão foi sensibilizar a comunidade escolar para a construção de hortas educacionais, o que propicia conhecimentos e habilidades que permitem aos alunos descobrirem, selecionarem, produzirem e consumirem os alimentos de forma adequada. A metodologia do projeto baseou-se na construção de uma horta educacional, no ambiente da unidade escolar Colégio Estadual Rubem Nogueira, o qual possui uma educação de tempo integral, com ensino médio regular e técnico profissionalizante. Inicialmente, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre dinâmicas agronômicas para horta educacional. Na sequência, a proposta foi apresentada de forma dialógica para os parceiros extensionistas, com compartilhamento de saberes entre os envolvidos, em especial, foi aprimorado conhecimento obtido na disciplina Horticultura, viabilizando o diálogo agro-multidisciplinar. O resultado foi dividido em duas etapas, relativas ao croqui da horta educacional e implantação da Horticultura. No final, pode-se concluir que a Horta Educativa serviu não apenas de ferramenta na produção de alimentos orgânicos, que fornece alimentos com nutrientes saudáveis para os estudantes, como também possibilitou abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada, promovendo vivências que resgatam valores vinculados ao uso e manejo do solo, gerando processos educativos ricos, contextualizados, significativos.Copyright (c) 2020 Expressa Extensão
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