Avaliação da influência da participação no projeto vivendo a odontologia na formação acadêmica
Resumo
O Projeto Vivendo a Odontologia tem como propósito que alunos de 1º a 4º semestre possam ter um contato prévio a situações clínicas, atuando como auxiliares, ou observando os acadêmicos mais adiantados durante a realização de procedimentos, durante duas horas por semana. O Projeto dispõe de aulas teóricas semanais, com duração de uma hora. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da participação no Vivendo a Odontologia no desenvolvimento acadêmico dos estudantes. Foram realizadas perguntas com caráter de questionário-avaliativo sobre questões abordadas nas aulas do projeto, bem como sobre o preparo dos alunos para as clínicas. Os questionários foram aplicados na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas, entre 21 de julho e 3 de agosto de 2016. Analisadas as respostas, sobre o conhecimento de materiais odontológicos, a média foi superior a 8. O conhecimento em biossegurança, teve a média acima de 9. A influência em ter um maior contato com colegas teve média próxima a 10, bem como o aprendizado influenciado pelos colegas. Os encontros semanais com propósito de aprendizagem tiveram média acima de 8,5. Obteve-se uma preparação maior para procedimentos em atendimentos a pacientes, ficando com média 9. Após participarem no projeto, os alunos ficaram mais seguros para a prática clínica, obtendo média acima de 8. O questionário foi respondido em uma escala de mínimo (zero) e de máximo (dez). Participar do Vivendo a Odontologia proporciona ao acadêmico maior segurança na prática clínica e maior aptidão para lidar com as situações/problemas que enfrentará no futuro profissional.Referências
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