Avaliação da influência da participação no projeto vivendo a odontologia na formação acadêmica

  • Ezilmara Leonor Rolim de Souza Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
  • Jeniffer Lambrecht Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
  • Luiz Antônio Soares Falson Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
  • Larissa Moreira Pinto Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) http://orcid.org/0000-0003-3391-8996
Palavras-chave: Ensino. Odontologia. Aprendizagem., extensão, odontologia, aprendizagem

Resumo

O Projeto Vivendo a Odontologia tem como propósito que alunos de 1º a 4º semestre possam ter um contato prévio a situações clínicas, atuando como auxiliares, ou observando os acadêmicos mais adiantados durante a realização de procedimentos, durante duas horas por semana. O Projeto dispõe de aulas teóricas semanais, com duração de uma hora. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência da participação no Vivendo a Odontologia no desenvolvimento acadêmico dos estudantes. Foram realizadas perguntas com caráter de questionário-avaliativo sobre questões abordadas nas aulas do projeto, bem como sobre o preparo dos alunos para as clínicas. Os questionários foram aplicados na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas, entre 21 de julho e 3 de agosto de 2016. Analisadas as respostas, sobre o conhecimento de materiais odontológicos, a média foi superior a 8. O conhecimento em biossegurança, teve a média acima de 9. A influência em ter um maior contato com colegas teve média próxima a 10, bem como o aprendizado influenciado pelos colegas. Os encontros semanais com propósito de aprendizagem tiveram média acima de 8,5. Obteve-se uma preparação maior para procedimentos em atendimentos a pacientes, ficando com média 9. Após participarem no projeto, os alunos ficaram mais seguros para a prática clínica, obtendo média acima de 8. O questionário foi respondido em uma escala de mínimo (zero) e de máximo (dez). Participar do Vivendo a Odontologia proporciona ao acadêmico maior segurança na prática clínica e maior aptidão para lidar com as situações/problemas que enfrentará no futuro profissional.

Biografia do Autor

Ezilmara Leonor Rolim de Souza, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
Cirurgiã Dentista formada pela Universidade de Marília, Mestre, Doutora e Pós-Doutora em Endodontia pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba - UNICAMP. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Semiologia Clínica, na área de Endodontia do Curso de Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas.
Jeniffer Lambrecht, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
Cirurgiã Dentista formada pela Universidade Federal de Pelotas em 2019.
Luiz Antônio Soares Falson, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
Graduando em Odontologia na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas.
Larissa Moreira Pinto, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
Granduanda de Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas.

Referências

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Publicado
2020-04-29
Como Citar
ROLIM DE SOUZA, E. L.; LAMBRECHT, J.; SOARES FALSON, L. A.; MOREIRA PINTO, L. Avaliação da influência da participação no projeto vivendo a odontologia na formação acadêmica. Expressa Extensão, v. 25, n. 2, p. 13-19, 29 abr. 2020.