Observar, refletir e planejar: elos de ligação entre a Educação Infantil e o Ensino Superior pela formação continuada de professores

  • Zoraia Aguiar Bittencourt Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim
  • Flávia Burdzinski de Souza Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim
  • Roberta Schmith Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim
  • Milena Amabile Mortari Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim
  • Sisiane Simoni Levinski Giaretta Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas -RS
Palavras-chave: Práticas pedagógicas. Educação Infantil. Formação continuada.

Resumo

Este trabalho apresenta parte das ações desenvolvidas no programa de extensão “Seminário Permanente em Educação Infantil”, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Vinculado às ações extensionistas do curso de Licenciatura em Pedagogia, os projetos e cursos que constituem o programa buscam contribuir para o desenvolvimento educacional da região de abrangência da Universidade, oferecendo formações continuadas a educadores. Com o objetivo de evidenciar a importância da observação, são narrados episódios de práticas pedagógicas de uma das professoras participante do programa, os quais evidenciam as investigações realizadas por crianças de dois anos. Nesses episódios destacam-se a brincadeira, a interação e as condições para se construir uma experiência na infância, tomando por base os estudos realizados ao longo das formações a partir das normativas traçadas pelas políticas educacionais da etapa da Educação Infantil, principalmente das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e sua revisão (Brasil, 2009). O relato aqui compartilhado resgata a importância do professor estar atento às pistas fornecidas pelas crianças durante as suas brincadeiras, uma vez que essas podem conduzir a organização do planejamento na direção do respeito ao princípio da continuidade. 

Biografia do Autor

Zoraia Aguiar Bittencourt, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim
Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação (PPGPE) e do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim
Flávia Burdzinski de Souza, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim
Mestra em Educação nas Ciências. Docente do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim.
Roberta Schmith, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim
Discente da 8ª fase do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim.
Milena Amabile Mortari, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim
Discente da 9ª fase do Curso de Graduação em Pedagogia – Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim.
Sisiane Simoni Levinski Giaretta, Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas -RS
Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia Institucional. Professora de Educação Infantil da rede municipal de Getúlio Vargas RS.

Referências

AUGUSTO, Silvana de Oliveira. A experiência de aprender na Educação Infantil. In: FLORES, Maria Luiza Rodrigues; ALBUQUERQUE, Simone Santos de (org.). Implementação do Proinfância no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015.

BRASIL. Parecer no 20/2009, de 11 de novembro de 2009. Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: CNE/CEB, 2009.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1991.

DEWEY, John. Experiência e educação. 3. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1979.

HORN, Maria da Graça de Souza. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

KRAMER, Sonia; BARBOSA, Silvia Neli Falção. Observação, documentação, planejamento e organização do trabalho coletivo na Educação Infantil. In: BRASIL. Currículo e linguagem na educação infantil. Brasília: MEC. SEB, 2016.

NÓVOA, Antonio. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emília: escutar, investigar e aprender. São Paulo: Paz e Terra, 2012.

STACIOLLI, Gianfranco. Diário do acolhimento na escola da infância. Campinas: Autores Associados, 2013.

Publicado
2020-08-30
Como Citar
BITTENCOURT, Z. A.; SOUZA, F. B. DE; SCHMITH, R.; MORTARI, M. A.; GIARETTA, S. S. L. Observar, refletir e planejar: elos de ligação entre a Educação Infantil e o Ensino Superior pela formação continuada de professores. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 174-183, 30 ago. 2020.
Seção
Relatórios