Observar, refletir e planejar: elos de ligação entre a Educação Infantil e o Ensino Superior pela formação continuada de professores
Resumo
Este trabalho apresenta parte das ações desenvolvidas no programa de extensão “Seminário Permanente em Educação Infantil”, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Vinculado às ações extensionistas do curso de Licenciatura em Pedagogia, os projetos e cursos que constituem o programa buscam contribuir para o desenvolvimento educacional da região de abrangência da Universidade, oferecendo formações continuadas a educadores. Com o objetivo de evidenciar a importância da observação, são narrados episódios de práticas pedagógicas de uma das professoras participante do programa, os quais evidenciam as investigações realizadas por crianças de dois anos. Nesses episódios destacam-se a brincadeira, a interação e as condições para se construir uma experiência na infância, tomando por base os estudos realizados ao longo das formações a partir das normativas traçadas pelas políticas educacionais da etapa da Educação Infantil, principalmente das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e sua revisão (Brasil, 2009). O relato aqui compartilhado resgata a importância do professor estar atento às pistas fornecidas pelas crianças durante as suas brincadeiras, uma vez que essas podem conduzir a organização do planejamento na direção do respeito ao princípio da continuidade.Referências
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