Imunologia na escola: promoção do debate acerca da vacinação
Resumo
Fundamentais para a prevenção de doenças, as vacinas estão também no epicentro de debates sobre tratamentos medicinais efetivos e leis compulsórias de imunização. Ao longo da história, elas contribuíram para a redução expressiva ou a erradicação de diversas doenças, mas, recentemente, têm sido alvo de dúvidas ou especulações. O objetivo deste trabalho foi realizar intervenções extensionistas, em um ambiente interdisciplinar e de interação dialógica, em escolas públicas na região Centro-Oeste de Minas Gerais, sob uma perspectiva dialógica, no sentido de aprofundar o debate sobre a temática junto a estudantes, docentes, pais e responsáveis, com vistas em suscitar reflexões acerca das vantagens e dos mitos sobre a vacinação. Os dados levantados demonstram que a maioria dos participantes desenvolveu um posicionamento crítico acerca da temática, observando-se aumento da procura pela atualização do cartão vacinal nas unidades de saúde vizinhas às áreas das intervenções. Confirma-se, por meio dos resultados alcançados, que o desenvolvimento de ações extensionistas contribui de maneira significativa para a promoção de transformação social, com atuação destacada da academia como importante elo entre o serviço da rede pública de saúde e a comunidade, promovendo impactos positivos na formação dos acadêmicos envolvidos em um ambiente interdisciplinar e interprofissional.Referências
BRASIL, Ministério da Saúde. Manual de normas e procedimentos para vacinas. Brasília: Secretaria-Executiva do ministério da saúde, 2014.
BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Guia de vigilância epidemiológica. 6ª ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2005.
BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 1708, de 16 de março de 2013. Regulamenta o Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQAVS), com a definição de suas diretrizes, financiamento, metodologia de adesão e critérios de avaliação dos Estados, Distrito Federal e Municípios. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília (DF), 2013 ago 19; Seção 1:44.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Articulação Interfederativa. Cadernos de diretrizes, objetivos, metas e indicadores 2013-2015. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde. (Série Articulação Interfederativa; v.1). 2013.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Programa Nacional de Imunizações (PNI): 40 anos. Brasília, Brasil: Ministério da Saúde. 2013.
BRÊTAS, J.R.S., OHARA, C.V.S., QUERINO, I.D. Orientação sobre sexualidade para estudantes de enfermagem. Acta Paul Enferm. 21(4):568-74. 2008.
CAMPOS, S. F. C. C.; FARIA H. P.; SANTOS. M. A. Planejamento e avaliação das ações em saúde. NESCON/UFMG - Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família. 2 ed. Belo Horizonte: Nescon/UFMG, 2010.
COELHO, M. M. F.; et al. Educação em saúde com adolescentes: compartilhando vivências e reflexões. Ciência, Cuidado e Saúde v. 11, n. 2, p. 390-395, 2012.
CONTI, F.S.; BORTOLIN, S, KULKAMP, C.I. Educação e promoção à saúde: comportamento e conhecimento de adolescentes de colégio público e particular em relação ao papilomavírus humano. DST. J Bras Doenças Sex Transm. Out; 18(1):30-5. 2006.
CVE. Secretaria do Estado da Saúde: Centro de Vigilância Epidemiológica. 2014.
CVE. Vacina contra o papilomavírus humano (HPV) Informe técnico. São Paulo: Secretaria do Estado da Saúde: Centro de Vigilância Epidemiológica, 2014.
DIETZ, V.; VENCZEL, L.; IZURIETA, H.; et al. Assessing and monitoring vaccination coverage levels: lessons from the Americas. Rev. Panam Salud Publica. 4 Dec; 16(6):432-42. 2004.
DOMINGUES, C.M.A.S.; TEIXEIRA, A.M.S.; CARVALHO, S.M.D.; National Immunization Program: vaccination, compliance and pharmacovigilance. Rev Inst Med Trop São Paulo. Oct;54 Suppl 18: S22- 7. 2012.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo demográfico 2010 [on-line]. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 05 de setembro de 2019.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo demográfico 2016 [on-line]. Disponível em: https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/estimativa2016/estimativa_tcu.shtm Acesso em : 05 de setembro de 2019.
LUHM, K.R.; WALDMAN, E.A. Sistemas informatizados de registro de imunização: uma revisão com enfoque na saúde infantil. Epidemiol Serv Saude.Jan-mar;18(1):65-78. 2009.
MARIZ, R. Surtos de sarampo fazem Brasil perder certificado de país livre do vírus. Jornal O Globo >Acesso em 25 de março de 2019.
MORAES, E. N.; PEDROSO, E. R. P. Tétano no Brasil: doença do idoso? Brasília: Revista Brasileira de Medicina Tropical, 2000.
MURRAY, C.J.; SHENGELIA, B.; GUPTA, N; et al. Validity of reported vaccination coverage in 45 countries. Lancet. Sep; 362(9389):1022-7. 2003.
NADAL, L.R.M.; NADAL, S.R. Indicações da vacina contra o Papilomavírus Humano. Rev. Bras Coloproctol. Jan-Mar; 28(1):124-6. 2008.
NEGRI, B. K. Imunização: uma abordagem pedagógica para a saúde preventiva. Resumo V Seminário Internacional de Profissionalização Docente. Curitiba, PR. 2015.
OLIVEIRA, M.D.S.; PAGGOTO, V.; MATOS, M.A.; KOZLOWISKI, A.G.; et al. Análise de fatores associados à não aceitação da vacina contra hepatite B em adolescentes escolares de baixa renda. Cien Saúde Colet. V12(5):1247-52. 2012.
PEREIRA, F. L.; TIBURZIO, V. L. B. Alergia e prevenção na escola: formação docente e atividades lúdicas no ensino fundamental. Revista Iniciação & Formação Docente. v. 1, n. 1, p. 01-17, 2014.
REID, M.; FLECK, F. The immunization programme that saved millions of lives. Bull World Health Organ. May;92(5):314-5. 2014.
SILVA, B.N.; et al. Imunologia nas Escolas: Experiências de um Projeto de Extensão. Revista Brasileira de Extensão Universitária. V. 9, n. 2, p. 93-98, mai.– ago. 2018.
SMITH. J.S.; LINDSAY L.; HOOTS, B.; KEYS J.; et. al. Human papillomavirus type distribution in invasive cervical cancer and high-grade cervical lesions: A meta-analysis update. Int. J. Cancer - 121: 621-632. 2007.
SOUSA, L.B.; PINHEIRO, A.K.B.; BARROSO, M.G.T. Ser mulher portadora do HPV: uma abordagem cultural. Rev. Esc Enferm USP. Dez. 42(4):737-43. 2008.
TEIXEIRA, A.M.S.; DOMINGUES, C.M.A.S. Monitoramento rápido de coberturas vacinais pós campanhas de vacinação no Brasil: 2008, 2011 e 2012. Epidemiol. Serv. Saúde 2013 out. dez.; 22(4):565-78.
WHITNEY, C.G.; ZHOU, F.; SINGLETON, J.; SCHUCHAT, A. Benefits from immunization during the vaccines for children Program Era – United States, 1994-2013. MMWR. Apr.63(16):352-5. 2014.
WHO, World Health Organization. Vaccine-preventable diseases: monitoring system: 2010 global summary [Internet]. Genebra: World Health Organization; [cited 2016 Jun 01]. Avaliable from: http://whqlibdoc.who.int/hq/2010/WHO_IVB_2010_eng.pdf . 2010.
ZELL, E.R.; EZZATI-RICE, T.M.; BATTAGLIA, M.P.; WRIGHT, R.A. National immunization survey: the methodology of a vaccination surveillance system. Public Health Rep. Jan-Feb; 115(1):65- 77. 2000.
Copyright (c) 2020 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.