Trajetória do projeto de extensão: “medicina veterinária na promoção da saúde humana e animal: ações em comunidades carentes como estratégia de enfrentamento da desigualdade social”

  • Marlete Brum Cleff Docente do Departamento de Clínicas Veterinárias, Faculdade Veterinária, UFPel.
  • Tábata Pereira Dias Universidade Federal de Pelotas - Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária.
  • Nielle Versteg Médica Veterinária graduada pela Universidade Federal de Pelotas
  • Renata Marques Pierobom Gressler Aluna Especial do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária da UFPel.
  • Lenara Lamas Stelmake Assistente social da Universidade Federal de Pelotas
  • Cristiano Silva da Rosa Docente do Departamento de Clínicas Veterinárias, Faculdade Veterinária, UFPel.
Palavras-chave: Medicina Veterinária. Pequenos Animais. Saúde Única. Zoonoses., extensão, zoonoses

Resumo

O projeto de extensão “Medicina Veterinária na promoção da saúde humana e animal: ações em comunidades carentes como estratégia de enfrentamento da desigualdade social”, desenvolvido pela Faculdade de Veterinária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), teve início em 2009, atendendo cães e gatos de comunidades em situação de vulnerabilidade social. Assim, o presente trabalho objetiva descrever e analisar as atividades desenvolvidas durante os dez anos de sua execução. A partir do registro de dados, observou-se um crescimento de 82% nos atendimentos aos animais entre 2010 (n= 411) e 2015 (n= 747), coincidindo com o aumento de famílias assisti das, e um decréscimo em 2019 (n= 562). Acredita-se que a redução de 25% observada no último período esteja associada à conscientização da população pelos extensionistas, com ênfase em prevenção, profilaxia e controle de natalidade, o que também reflete no aumento de atendimentos pediátricos. Dentre as zoonoses diagnosticadas, destacaram-se a sarna sarcóptica, esporotricose, leptospirose, dermatofitose e dioctofimatose. Além disso, ectoparasitas como pulgas, carrapatos e piolhos foram recorrentes. O elevado número de animais na comunidade atendida e o estreito contato com as pessoas favorecem a disseminação dessas enfermidades. Dessa forma, o projeto atua orientando, levando informações sobre zoonoses e promovendo a saúde única. Mediante a avaliação retrospectiva das práticas extensionistas, é possível constatar a atuação positiva dos profissionais na qualidade de vida e saúde dos animais e das pessoas, através da propagação de conhecimentos aos tutores que buscam atendimento e atuam como multiplicadores desse saber na comunidade.

Biografia do Autor

Marlete Brum Cleff, Docente do Departamento de Clínicas Veterinárias, Faculdade Veterinária, UFPel.
Marlete Brum Cleff, possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (1998), Especialização em Homeopatia pela Faculdade de Ciências da Saúde (FACIS) de São Paulo (2002); Mestrado em Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (2003), Especialização em Fitoquímica-Produtos Naturais (2005) e Doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) obtido no ano de 2008. Como experiência didática, foi professor da disciplina de Imunologia e na disciplina de Doenças Infecciosas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atualmente é professor adjunto de Terapêutica Veterinária do Departamento de Clínicas Veterinária junto a Faculdade de Veterinária / UFPel. Tem experiência na área de Clínica, Diagnóstico e Terapêutica em Medicina Veterinária, atua como pesquisadora com ênfase em Veterinária Preventiva e Microbiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Doenças infecciosas, microbiologia, micologia, farmacologia e terapêutica e Prospecçao de novas moléculas a partir de produtos naturais. Na Pós-graduação atua como pesquisadora e orientadora nos Programas de Pós Graduação em Veterinária e Bioquímica e Bioprospecção da UFPel, além de colaborar com o Programa de Pós Graduação em Ciências Veterinárias da UFRGS. Na área de Extensão, atua como colaboradora em projeto de Extensão do Hospital Veterinário da Faculdade de Veterinária e Coordena Projeto de Extensão que atende semanalmente animais de comunidades em Vulnerabilidade Social da região de Pelotas, RS, Brasil.Campus Universitário, S / N, Capão do Leão - RS, 96160-000
Tábata Pereira Dias, Universidade Federal de Pelotas - Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária.
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária na Universidade Federal de Pelotas.Tábata Pereira Dias, possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (2018), atualmente é mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, Faculdade Veterinária da UFPel. Tem experiência na área preventiva na qual foi bolsista de iniciação científica durante os cinco anos da graduação, atuando em projetos com agentes infecciosos fúngicos.Campus Universitário, S / N, Capão do Leão - RS, 96160-000
Nielle Versteg, Médica Veterinária graduada pela Universidade Federal de Pelotas
Médica Veterinária autônoma.
Renata Marques Pierobom Gressler, Aluna Especial do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária da UFPel.
Mestranda (aluna especial) no Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária.Renata Marques Pierobom Gressler, possui graduação em Farmacia pela Universidade Católica de Pelotas (1998). Especialização em Homeopatia pela Faculdade de Ciências da Saúde (FACIS/IBEHE) de São Paulo (2001). Atuou como professora substituta na Faculdade de Ciências da Saúde (FACIS/IBEHE) (2002/2003) e como professora contratada da disciplina de Farmacotécnica Homeopática da Universidade de Passo Fundo (2003/2004) Atualmente e aluna especial no Programa de Pós Graduação da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Pelotas.Campus Universitário, S / N, Capão do Leão - RS, 96160-000
Lenara Lamas Stelmake, Assistente social da Universidade Federal de Pelotas
Possui Graduação em Serviço Social pela pela Universidade Católica de Pelotas,  Especialização em Serviço pela  Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestrado em Política Social. Na área de Extensão, atua como colaboradora em projeto de Extensão do Hospital Veterinário da Faculdade de Veterinária, Projeto de Extensão que atende semanalmente animais de comunidades em Vulnerabilidade Social da região de Pelotas, RS, Brasil. Faculdade de Medicina UFPel (FAMED):Av. Duque de Caxias, 250 - Fragata, Pelotas - RS, 96030-000
Cristiano Silva da Rosa, Docente do Departamento de Clínicas Veterinárias, Faculdade Veterinária, UFPel.
Professor Adjunto na Faculdade de Veterinária (FV) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atua nas disciplinas de Semiologia e Patologia Clínica Aplicada, na graduação, e diversas disciplinas na pós-graduação a nível de especialização (Residência Multiprofissional e em área da saúde). Possui graduação em Medicina Veterinária pela UFPel (2000), Mestrado (2005) e Doutorado (2017) em Veterinária pela mesma instituição. Foi professor substituto nas disciplinas de Clínica Médica de Pequenos Animais. Tem experiência na área de Clínica Médica de Pequenos Animais, com ênfase em Dermatologia, e em Micologia, atuando principalmente em pequenos animais. Foi Diretor do Hospital de Clínicas Veterinárias da UFPel (2011-2015) e atualmente é Vice-Diretor da Faculdade de Veterinária da UFPel (mandato 2018-2022).Campus Universitário, S / N, Capão do Leão - RS, 96160-000

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 038 de 04 de fevereiro de 1993. Inclui os cursos de Biologia, Medicina Veterinária e Serviço Social entre os cursos relacionados no item nº 3 da Resolução CNS nº 017 do Conselho Nacional de Saúde, de 28 de novembro de 1991.

CORRÊA, Gilson Luiz Borges; MOREIRA, Wladimir Silveira. Contaminação do solo por ovos de Ancylostoma spp. em praças públicas, na cidade de Santa Maria, RS, Brasil. Revista da FZVA, v. 3, n. 1, 1996.

FUZETA, Francisco Pedro Cordeiro. Relação entre a utilização de antibióticos nos animais de companhia e o surgimento de bactérias multirresistentes aos antibióticos utilizados em medicina humana. 2017. Dissertação de Mestrado.

GUIRRO, Erica Cristina BP et al. Implantação do Conceito de" Posse Responsável" no Município de Palotina/PR-Brasil. Extensão em foco, n. 2, 2008.

KONFLANZ, C. G.; MEIRELLES, M. Será a temática das zoonoses um problema de saúde pública ou um problema pedagógico?. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 15, n. 1, p. 80-80, 2017.

MORIN, Edgar. Os saberes necessários à educação do futuro. São Paulo, 2006.

NELSON, Richard; COUTO, C. Guillermo. Medicina interna de pequenos animais. Elsevier Brasil, 2015.

NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel. Extensão universitária no Brasil: uma revisão conceitual. Construção conceitual da extensão universitária na América Latina. Brasília: UNB, p. 57-72, 2001.

Organização Mundial da Saúde. Global Health Observatory. 2019. Disponível em: https://www.who.int/gho/en/. Acesso em 14 jan. 2020.

PFUETZENREITER, Márcia Regina; ZYLBERSZTAJN, Arden; DE AVILA, Fernando Pires Dias. Evolução histórica da medicina veterinária preventiva e saúde pública. Ciência Rural, v. 34, n. 5, p. 1661-1668, 2004.

SEGUIN, Élida; de ARAÚJO, Luciane Martins; NETO, Miguel dos Reis Cordeiro. 4. Uma nova família: a multiespécie. Revista de Direito, v. 2017, p. 01-30, 2017.

SERRANO, R. M. S. M. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire. 2008. Grupo de Pesquisa em Extensão Popular. Disponível em: http://www. prac.ufpb.br/copac/extelar/atividades/discussao/artigos/conceitos_de_extensao_universitaria. pdf. Acesso em, 20 jan de 2020, v. 13, n. 08, 2013.

VALLAT, B. One Health Preface. Revista Sci. Tech. Off. Int. Epiz. 2014;33(2):369-70.

VARA, Maria de Fátima Santos da. Estratégias da população de baixa renda na produção do espaço urbano: o caso do Loteamento Ceval em Pelotas–RS. 2009. Dissertação de Mestrado.

VIANNA, Maria Sylvia Ripper. Legislação de apoio ao controle de zoonoses. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Saúde, 2003.

YAKUBU, Y. et al. One Health-The Fate of Public Health in Nigeria. Asian Journal of Medical Sciences, v. 3, n. 1, p. 47-49, 2011.

ZINSSTAG, Jakob et al. From “one medicine” to “one health” and systemic approaches to health and well-being. Preventive veterinary medicine, v. 101, n. 3-4, p. 148-156, 2011.

Publicado
2020-04-29
Como Citar
CLEFF, M. B.; DIAS, T. P.; VERSTEG, N.; GRESSLER, R. M. P.; STELMAKE, L. L.; ROSA, C. S. DA. Trajetória do projeto de extensão: “medicina veterinária na promoção da saúde humana e animal: ações em comunidades carentes como estratégia de enfrentamento da desigualdade social”. Expressa Extensão, v. 25, n. 2, p. 80-89, 29 abr. 2020.
Seção
Relatórios