Ensino e comunicação pelo Fanzine

Palavras-chave: Fanzine. Comunicação. Urbanidade. Erechim.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a experiência na produção de mensagens em formato de fanzines durante o desenvolvimento de atividades de ensino e extensão universitárias. Fanzine é uma publicação alternativa onde todo o processo, da criação à divulgação, é feito de maneira artesanal e com baixo custo para a edição gráfica. A partir dessas atividades acadêmicas no curso de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal da Fronteira Sul, divulgamos mais de cinquenta fanzines como meio para discutir temáticas sobre urbanidades e sociabilidades do contexto de Erechim, município na região norte do Rio Grande do Sul, no Brasil. Na produção e expressão gráfica de conteúdos sintéticos em texto e imagens, na organização e reprodução dos conteúdos impressos e na divulgação dos trabalhos selecionados, observamos a importância da comunicação como atividade de aprendizagem, envolvendo estudantes universitários e a comunidade local, por meio de suporte simples e mensagens poéticas.

Biografia do Autor

Marcos Sardá Vieira, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
Arquiteto, urbanista e doutor em Ciências Humanas. Atua como professor adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Referências

ALMEIDA, Lígia Beatriz Carvalho de; CERIGATTO, Mariana Pícaro. Os desafios de educar para o novo contexto de leitura, linguagens e produção da informação. In: SOUZA, F. M.; ARANHA, S. D. G. (org.). Interculturalidade, linguagens e formação de professores, Campina Grande: EDUEPB, p. 203-230, 2016. Disponível em: http://books.scielo.org/id/qbsd6/pdf/souza-9788578793470-10.pdf. Acesso em: 8 jun. 2020.

ANDRADE, Sandro Silva de. SENNA, Nádia da Cruz. Fanzines na sala de aula: expressividade e autoralidade. In: ENCONTRO DA ANPAP, 24., 2015, Santa Maria. Compartilhamentos na arte: redes e conexões. Anais [...]. Santa Maria, 2015. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2015/simposios/s5/sandro_silva_de_andrade_nadia_da_cruz_senna.pdf. Acesso em: 8 jun. 2020.

ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

ARGAN, Giulio Carlo. História da arte como história da cidade. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.

ASSUMPÇÃO, Douglas Junio Fernandes; PINA, Eduardo Menezes; SOUZA JUNIOR, José Calasanz Piedade de. Fanzine como mídia alternativa: uma análise do cenário belemense. Revista Alterjor, São Paulo, ano 2, v. 2, 2011. Disponível em: www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/88234/91112. Acesso em: 8 jun. 2020.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BENTLEY, Ian et al. Entornos vitales: hacia un diseño urbano y arquitectónico más humano: manual práctico. Barcelona: Gustavo Gili, 1999.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

GEHL, Jan; SVARRE, Birgitte. Vida nas cidades: como estudar. São Paulo: Perspectiva, 2018.

NORTHEDGE, Andrew. Técnicas para estudar com sucesso. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1998.

QUINTELA, Pedro; BORGES, Marta. Livros, fanzines e outras publicações independentes: um percurso pela “cena” do Porto. Cidades, Comunidades e Territórios, Lisboa, n. 31, p. 11-31, dez. 2015. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/cct/article/view/10013. Acesso em: 8 jun. 2020.

MAZZOCATO, Sandra Bordini. O uso da rede social fragmentada como fonte de referências na prática de “Lifestreaming”. Em Questão, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 117-134, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/download/10815/7380. Acesso em: 8 jun. 2020.

TELLES, Arthur de Souza; TOSETTO, Julia Castilhos; VIEIRA, Marcos Sardá. Fanzines UFFS. Erechim, 2019. Disponível em: https://www.instagram.com/fanzines_uffs/. Acesso em: 8 jun. 2020.

TOSETTO, Julia Castilhos; TELLES, Arthur de Souza; VIEIRA, Marcos Sardá. Discursos de urbanidade no fanzine. 2019. Disponível em: https://discursosdeurbaniz.wixsite.com/fanzineuffs. Acesso em: 8 jun. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL - UFFS. Setor de Comunicação. Fanzines desenvolvidos em projeto de extensão abordam espaços públicos de Erechim. 25 jun. 2019. Disponível em: https://www.uffs.edu.br/campi/erechim/noticias/fanzines-desenvolvidos-em-projeto-de-extensao-abordam-espacos-publicos-de-erechim. Acesso em: 8 jun. 2020.

Publicado
2020-08-30
Como Citar
VIEIRA, M. S. Ensino e comunicação pelo Fanzine. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 32-44, 30 ago. 2020.