Terceira idade & tecnologia: reflexões sobre a inserção de idosos no mundo digital

Palavras-chave: Tecnologias digitais. Inclusão digital. Idosos.

Resumo

O presente texto tem por objetivo apresentar os impactos e repercussões da participação de idosos no projeto de extensão intitulado Navegantes, que visou incluí-los no mundo digital. Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, com onze entrevistados com idade entre 61 e 83 anos, desenvolvido no período de abril a dezembro de 2019. Para a coleta dos dados, foram aplicados questionários e a técnica de grupo focal. Constatou-se que há fatores inibidores à inclusão desses idosos no mundo digital, mas também que há, por parte desses sujeitos, a percepção de necessidade de uso de tecnologias. Conclui-se, portanto, que os participantes da pesquisa demonstram satisfação em relação ao mundo digital, principalmente no que concerne aos seus benefícios, porém eles ainda não se veem como proficientes em relação ao uso das ferramentas tecnológicas.

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Biografia do Autor

Aparecida da Silva Xavier Barros, Instituto Federal da Paraíba - IFPB
Doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica - UFPE; docente no Instituto Federal da Paraíba - IFPB.
Winnie Gomes da Silva Barros, Faculdade de Ciências da Administração do Limoeiro, FACAL; Colégio Vera Cruz, CVC.
Doutora em Educação -UFPEPsicóloga Clínica e Escolar
Camila Freitas Sarmento, Instituto Federal da Paraíba - IFPB; Instituto SENAI de Tecnologia em Automação Industrial (IST)
Mestra em Ciência da Computação
Andréa Raquel da Silva Lima, Instituto Federal da Paraíba - IFPB
Licenciada em Física
Franklin José Almeida, Instituto Federal da Paraíba - IFPB
Licenciando em Física
Lucas da Silva Souza, Instituto Federal da Paraíba - IFPB
Licenciando em Física

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Publicado
2020-08-30
Como Citar
BARROS, A. DA S. X.; BARROS, W. G. DA S.; SARMENTO, C. F.; LIMA, A. R. DA S.; ALMEIDA, F. J.; SOUZA, L. DA S. Terceira idade & tecnologia: reflexões sobre a inserção de idosos no mundo digital. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 184-193, 30 ago. 2020.
Seção
Relatórios