Curso introdutório de análise de desempenho no futebol
Resumo
O projeto de extensão Desempenhando Análise, ocorrido em 2019, consistiu em seis módulos reunindo material sobre análise de desempenho no futebol, com participação de profissionais reconhecidos nessa área. Os módulos envolveram as fases de apropriação de conceitos e produção de análises de desempenho. O objetivo geral do projeto foi o de capacitar os participantes para realizar análise de desempenho de partidas de futebol com o intuito de desenvolver a observação crítica de dados e de relatar de maneira coesa e coerente aspectos qualitativos e quantitativos que auxiliem o treinador. O pressuposto teórico desta ação de extensão é a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (2003), que leva em consideração o conhecimento prévio dos estudantes na aprendizagem de novos conceitos. Observamos que o projeto se justificou, especialmente, por desenvolver a capacidade de observação dos alunos no que se refere aos aspectos relevantes da análise de desempenho coletiva e individual.Downloads
Referências
AUSUBEL, David. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.
DA COSTA, Israel Teoldo et al. Princípios táticos do jogo de futebol: conceitos e aplicação. Motriz, Rio Claro, v. 15, n. 3, p. 657-668, 2009. Disponível em: http://www.nucleofutebol.ufv. br/artigos/israel%20principios%20taticos.pdf. Acesso em: 30 maio 2019.
FRANKL, Viktor. O sofrimento de uma vida sem sentido: caminhos para encontrar a razão de viver. São Paulo: É Realizações, 2015.
GARGANTA, Julio; GRÉHAIGNE, Jean Francis. Abordagem sistêmica do jogo de futebol: moda ou necessidade? Movimento, Porto Alegre, v. 5, n. 10, p. 40–50, 1999. Disponível em: http:// seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2457. Acesso em: 30 maio 2019.
MALTA, Pedro; TRAVASSOS, Bruno. Caracterização transição defesa-ataque de uma equipa de futebol. Motricidade, Ribeiro de Pena, v. 10, n. 1, p. 27-37, 2014. Disponível em: https:// www.researchgate.net/publication/260532776_Caracterizacao_da_Transicao_DefesaAtaque_de_uma_equipa_de_Futebol. Acesso em: 30 maio 2019.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma Ensino Médio. São Paulo: Paulinas, 2011.
Copyright (c) 2020 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.