Curso introdutório de análise de desempenho no futebol

  • Marcelo Magalhães Foohs UFRGS - FACED
  • Bruno Lima Fernandes UFRGS - FACED
Palavras-chave: Análise de desempenho. Futebol. Cultura do olhar crítico.

Resumo

O projeto de extensão Desempenhando Análise, ocorrido em 2019, consistiu em seis módulos reunindo material sobre análise de desempenho no futebol, com participação de profissionais reconhecidos nessa área. Os módulos envolveram as fases de apropriação de conceitos e produção de análises de desempenho. O objetivo geral do projeto foi o de capacitar os participantes para realizar análise de desempenho de partidas de futebol com o intuito de desenvolver a observação crítica de dados e de relatar de maneira coesa e coerente aspectos qualitativos e quantitativos que auxiliem o treinador. O pressuposto teórico desta ação de extensão é a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (2003), que leva em consideração o conhecimento prévio dos estudantes na aprendizagem de novos conceitos. Observamos que o projeto se justificou, especialmente, por desenvolver a capacidade de observação dos alunos no que se refere aos aspectos relevantes da análise de desempenho coletiva e individual.

Biografia do Autor

Marcelo Magalhães Foohs, UFRGS - FACED
Marcelo Magalhães Foohs mmfoohs@gmail.com Doutor em Informática na Educação - PPGIE UFRGS. Atua na graduação como professor da Faculdade de Educação da UFRGS na área de mídias aplicadas à educação. Vinculado ao curso de pós-graduação Mídia na Educação do Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação da UFRGS. Pesquisador do Grupo de Pesquisa de Tecnologia Aplicada à Educação http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/60288 Coordenador do Projeto de Pesquisa N°: 36422 da PROPESQ UFRGS. Título: QUADRINHOS E LETRAMENTO: DESENVOLVIMENTO E VALIDACAO DE UM MATERIAL DIDATICO PARA O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA. Área de conhecimento: Tecnologia Educacional. Início: 01/03/2019 - Previsão de conclusão: 31/12/2020. Origem: Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação Projeto com linha temática: Letramento e Desenvolvimento de Material Pedagógico Digital Projeto associado à bolsa BIC UFRGS no período de 01/08/2019 a 31/07/2020. Bolsista: GUILHERME DOS SANTOS CORREA.  
Bruno Lima Fernandes, UFRGS - FACED
Bruno Lima Fernandesbrufernandes24o8@gmail.com Discente de Licenciatura em Educação Física. ESEFID - UFRGS.Bolsista de graduação da disciplina EDU 03027 - MÍDIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS EM ESPAÇOS ESCOLARES. Certificação em analise de desempenho no futebol pela Unisport Brasil.Tutor do curso introdutório de análse de desempenho no futebol, promovido pela Faculdade de Educação da UFRGS.

Referências

AUSUBEL, David. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.

DA COSTA, Israel Teoldo et al. Princípios táticos do jogo de futebol: conceitos e aplicação. Motriz, Rio Claro, v. 15, n. 3, p. 657-668, 2009. Disponível em: http://www.nucleofutebol.ufv. br/artigos/israel%20principios%20taticos.pdf. Acesso em: 30 maio 2019.

FRANKL, Viktor. O sofrimento de uma vida sem sentido: caminhos para encontrar a razão de viver. São Paulo: É Realizações, 2015.

GARGANTA, Julio; GRÉHAIGNE, Jean Francis. Abordagem sistêmica do jogo de futebol: moda ou necessidade? Movimento, Porto Alegre, v. 5, n. 10, p. 40–50, 1999. Disponível em: http:// seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/2457. Acesso em: 30 maio 2019.

MALTA, Pedro; TRAVASSOS, Bruno. Caracterização transição defesa-ataque de uma equipa de futebol. Motricidade, Ribeiro de Pena, v. 10, n. 1, p. 27-37, 2014. Disponível em: https:// www.researchgate.net/publication/260532776_Caracterizacao_da_Transicao_DefesaAtaque_de_uma_equipa_de_Futebol. Acesso em: 30 maio 2019.

SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma Ensino Médio. São Paulo: Paulinas, 2011.

Publicado
2020-08-30
Como Citar
FOOHS, M. M.; FERNANDES, B. L. Curso introdutório de análise de desempenho no futebol. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 194-202, 30 ago. 2020.
Seção
Relatórios