Características demográficas de um projeto de extensão em avaliação neuropsicológica infanto-juvenil da universidade federal de Rondonópolis

  • Rauni Jandé Roama-Alves Universidade Federal de Rondonópolis
  • Bárbara David Rech Universidade Federal de Mato Grosso
  • Ana Isabela Souza de Queiroz Universidade Federal de Mato Grosso
  • Phillip Dyamond Gomes da Silva Universidade Federal de Mato Grosso
Palavras-chave: Neuropsicologia. Prevalência. Psicologia Clínica. Avaliação Psicológica., extensão

Resumo

O presente estudo objetivou apresentar e caracterizar as variáveis demográficas do projeto de extensão “Avaliação Neuropsicológica para crianças e adolescentes: diagnósticos e condutas (NEUROPSI-I)”, da Universidade Federal de Rondonópolis. O período investigado foi de 2017 a 2018, anos iniciais de seu funcionamento. Foram analisados os bancos de dados dos prontuários pertencentes ao NEUROPSI-I, reservando as identidades dos atendidos. No total, o projeto atendeu 42 pacientes, dentre eles crianças e adolescentes, na faixa etária entre três e dezessete anos, de ambos os gêneros. Os resultados indicaram maiores frequências de: queixas narradas de “problemas comportamentais e emocionais”, pais com os níveis de escolaridade básica e superior, presença do gênero masculino, idades entre sete e doze anos, pacientes nos anos escolares do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, pertencentes à escola pública, que já haviam passado por intervenções diversas (por exemplo, psicológica, fonoaudiológica, psiquiátrica, neurológica), encaminhamentos de psiquiatras e neurologistas, não uso de psicotrópicos, diagnóstico de Deficiência Intelectual e encaminhamentos para terapias não médicas (psicológica, fonoaudiológica e psicopedagógica). Espera-se que, futuramente, o projeto agregue uma equipe que apresente cunho interdisciplinar em suas avaliações neuropsicológicas. Desse modo, resultados mais fidedignos, sobre as variáveis demográficas, poderão ser mais bem estipulados.

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Biografia do Autor

Rauni Jandé Roama-Alves, Universidade Federal de Rondonópolis
Professor Doutor - Curso de graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondonópolis e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso - Endereço: Campus Universitário de Rondonópolis - Universidade Federal de Mato Grosso. Rodovia Rondonópolis-Guiratinga, KM 06, MT 270 - CEP 78735-901, nº 5055
Bárbara David Rech, Universidade Federal de Mato Grosso
Psicóloga. Aluna do mestrado em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso.
Ana Isabela Souza de Queiroz, Universidade Federal de Mato Grosso
Psicóloga. Aluna do mestrado em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso.
Phillip Dyamond Gomes da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso
Psicólogo. Aluno do mestrado em Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso.

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Publicado
2020-04-29
Como Citar
ROAMA-ALVES, R. J.; RECH, B. D.; QUEIROZ, A. I. S. DE; SILVA, P. D. G. DA. Características demográficas de um projeto de extensão em avaliação neuropsicológica infanto-juvenil da universidade federal de Rondonópolis. Expressa Extensão, v. 25, n. 2, p. 168-181, 29 abr. 2020.