EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA PARA DIVULGAR CONCEITOS BÁSICOS DE ALIMENTAÇÃO E CORPO SAUDÁVEL

  • Lorenna Cardoso Rezende Docente na Universidade Federal do Mato Grosso, Instituto Ciência da Saúde.
  • Clarianna Martins Baicere-Silva Docente na Universidade Federal do Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais
  • Wislaine Cardoso Oliveira Universidade Federal do Mato Grosso, câmpus Sinop, Intituto Ciência da Saúde, Bacharelado em enfermagem
Palavras-chave: Educação Popular em Saúde. Exposição Científica. Pedagogia da Saúde.

Resumo

O processo de educar em saúde pode ser compreendido como um diálogo estabelecido entre os indivíduos, visando mudanças, seja de condutas, posicionamento ou de novos hábitos de vida que colaboram para melhorar as condições de saúde da sociedade, podendo ser trabalhada em espaços não formais de ensino, como através de exposições científicas. Esse trabalho tem como objetivo verificar se a educação popular em saúde realizada no espaço não formal de aprendizagem da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) contribuiu para despertar no participante da pesquisa a consciência corporal, o pensamento crítico e a sensibilização para adotarem hábitos saudáveis. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa foram de estudantes com idade entre 12 a 13 anos, cursando o sétimo ano, do ensino fundamental da Escola Estadual Djalma Guilherme da Silva localizada no município de Sinop. A coleta de dados foi realizada por meio de roda de conversa, durante o período de aula e no dia determinado pela professora da classe. Utilizou-se a análise de conteúdo para, a parti r dos registros coletados constituírem o corpus de análise e proceder a elaboração de uma interpretação do fenômeno. Através dos resultados foi possível observar que a exposição contribuiu para oportunizar a divulgação científica e a popularização do conhecimento, a fim de que os cidadãos possam conhecer o funcionamento do seu corpo e a adquirirem hábitos saudáveis.

Biografia do Autor

Lorenna Cardoso Rezende, Docente na Universidade Federal do Mato Grosso, Instituto Ciência da Saúde.
Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Especialista em Zootecnia e Mestre em Ciência Animal pela mesma instituição. Doutora em Ciências, área de concentração em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres da Universidade de São Paulo (USP). Atuação como docente no câmpus de Jataí da Universidade Federal de Goiás (UFG), câmpus de Ilha Solteira da Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? (UNESP), Universidade de Brasília (UnB) e, atualmente, no câmpus de Sinop da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Desenvolve projetos interdisciplinares de: Inovação Tecnológica,com foco na educação em saúde humana e animal e na divulgação e popularização do conhecimento sobre a anatomia comparada de animais domésticos e silvestres.Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM) - mestrado profissionalizante, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), câmpus Sinop.
Clarianna Martins Baicere-Silva, Docente na Universidade Federal do Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006), mestrado em Biologia Geral e Aplicada pela Universidade Estadual Paulista (2008) e doutorado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Atualmente é prafessor assistente da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Morfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia, distribuição fitogeográfica, descrição taxonômica, uso e catuaba.
Wislaine Cardoso Oliveira, Universidade Federal do Mato Grosso, câmpus Sinop, Intituto Ciência da Saúde, Bacharelado em enfermagem
Egressa da universidade Federal do Mato grosso, bacharelado em enfermagem e pós graduanda em enfrmagem ginecológica e obstétrica.

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Publicado
2020-04-29
Como Citar
REZENDE, L. C.; BAICERE-SILVA, C. M.; OLIVEIRA, W. C. EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: EXPOSIÇÃO CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA PARA DIVULGAR CONCEITOS BÁSICOS DE ALIMENTAÇÃO E CORPO SAUDÁVEL. Expressa Extensão, v. 25, n. 2, p. 182-196, 29 abr. 2020.