Educação popular em saúde: exposição científica como ferramenta para divulgar conceitos básicos de alimentação e corpo saudável
Resumo
O processo de educar em saúde pode ser compreendido como um diálogo estabelecido entre os indivíduos, visando mudanças, seja de condutas, posicionamento ou de novos hábitos de vida que colaboram para melhorar as condições de saúde da sociedade, podendo ser trabalhada em espaços não formais de ensino, como através de exposições científicas. Esse trabalho tem como objetivo verificar se a educação popular em saúde realizada no espaço não formal de aprendizagem da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) contribuiu para despertar no participante da pesquisa a consciência corporal, o pensamento crítico e a sensibilização para adotarem hábitos saudáveis. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa foram de estudantes com idade entre 12 a 13 anos, cursando o sétimo ano, do ensino fundamental da Escola Estadual Djalma Guilherme da Silva localizada no município de Sinop. A coleta de dados foi realizada por meio de roda de conversa, durante o período de aula e no dia determinado pela professora da classe. Utilizou-se a análise de conteúdo para, a parti r dos registros coletados constituírem o corpus de análise e proceder a elaboração de uma interpretação do fenômeno. Através dos resultados foi possível observar que a exposição contribuiu para oportunizar a divulgação científica e a popularização do conhecimento, a fim de que os cidadãos possam conhecer o funcionamento do seu corpo e a adquirirem hábitos saudáveis.Referências
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