AMIGOS DA SAÚDE MENTAL: UM PROJETO PARA FORMAR PROFISSIONAIS CIDADÃOS

  • Eliane Mazzuco dos Santos
  • Isabella Ferreira Michelon Universidade Católica de Pelotas
  • Larissa Figueiredo Paes
  • Larissa Meister Pereira
Palavras-chave: Saúde Mental. Extensão. Cidadania.

Resumo

O projeto de extensão Amigos da Saúde Mental da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) completou, em 2019, vinte anos e vem, ao longo de sua trajetória, permitindo que alunos de diferentes cursos de graduação vinculem-se ao trabalho, agregando a sua formação profissional uma experiência transformadora na compreensão do tratamento e reabilitação na área da saúde mental. O projeto surgiu e mantém-se vinculado ao curso de Enfermagem e, atualmente, também ao de Psicologia. O ensaio que aqui se desenvolve apresenta as ações do projeto e registra o impacto do mesmo na trajetória das estudantes, coautoras, alunas do curso de Medicina, sobretudo no que tange a compreensão do projeto nos princípios que o orientam: a ética da inclusão social e a integralidade do atendimento com base nos princípios que regem a Reforma Psiquiátrica. Para os estudantes, a vivência das práticas pautadas no vínculo, no acolhimento, na valorização da escuta e no desenvolvimento da autoestima e da cidadania do portador de transtorno mental são transformadoras da sua percepção profissional e conferem à prática extensionista o cumprimento das diretrizes que definem esta dimensão universitária.

Biografia do Autor

Isabella Ferreira Michelon, Universidade Católica de Pelotas
Curso de Medicina da Universidade Católica de Pelotas

Referências

BRASIL. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Superior. RESOLUÇÃO Nº 7, de 18 de dezembro de 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde.DAPE. Coordenação Geral de Saúde Mental. Reforma psiquiátrica e política de saúde mental no Brasil. Documento apresentado à Conferência Regional de Reforma dos Serviços de Saúde Mental : 15 anos depois de Caracas. OPAS. Brasília, novembro de 2005.

HIRDES, Alice. A reforma psiquiátrica no Brasil: uma (re) visão. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 14, n. 1, p. 297-305, Feb. 2009 .

Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232009000100036&lng=en&nrm=iso>. Accesso em 10 Fev. 2020.

MAZZUCO, Eliane. Projeto Amigos da Saúde Mental recebe doação de Rotary Club. In UNISUL HOJE. Disponível em: http://hoje.unisul.br/projeto-amigos-da-saude-mental-recebe-doacao/. Acesso em 10 Fev. 2020.

RAMOS-CERQUEIRA, Ana Tereza de Abreu; LIMA, Maria Cristina Pereira. A formação da identidade do médico: implicações para o ensino de graduação em Medicina. Interface - Comunic, Saúde, Educ, v.6, n.11, p.107-16, 2002.

UNISUL. Alunos do curso de Psicologia promovem intervenção junto ao projeto Amigos da Saúde Mental. In UnisulHoje. Tubarão: Unisul, 15 de maio de 2018. Disponível em: http://hoje.unisul.br/alunos-do-curso-de-psicologia-promovem-intervencao-junto-ao-projeto-amigos-da-saude-mental/. Acesso em 10 Fev. 2020.

Publicado
2020-04-29
Como Citar
SANTOS, E. M. DOS; MICHELON, I. F.; PAES, L. F.; PEREIRA, L. M. AMIGOS DA SAÚDE MENTAL: UM PROJETO PARA FORMAR PROFISSIONAIS CIDADÃOS. Expressa Extensão, v. 25, n. 2, p. 197-206, 29 abr. 2020.