A INSUFICIÊNCIA DO SANEAMENTO BÁSICO BRASILEIRO E O IMPACTO NA SAÚDE E VIDA ESCOLAR DE CRIANÇAS CARENTES.

  • Marli Renate Von Borstel Roesler Dra. em Serviço Social (PUC/SP). Pós-Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR). Docente no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (Mestrado) da UNIOESTE
  • Michele Vanessa Werner Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Palavras-chave: Saneamento Básico. Criança. Desenvolvimento. Educação.

Resumo

O artigo objetiva debater a questão do saneamento básico no Brasil no contexto das políticas ambientais e intersetoriais, situando impactos dessa adversidade na população infantil em situação de pobreza. Diante disso, utiliza-se da pesquisa teórica bibliográfica para entender como tem se dado o processo de implementação de políticas públicas como direitos fundamentais, destacando o estudo das consequências da falta de saneamento básico à população e os impactos no acesso e permanência no sistema formal educacional, sobretudo, da negligência de Estados Signatários das Nações Unidas - ONU de assegurar a implementação integral de medidas apropriadas a cuidados essenciais de higiene pessoal que afetam o desenvolvimento da criança e do adolescente em diversas esferas. Pondera-se na direção dada ao estudo centralizado no debate do direito ao saneamento básico, implícito o direito à água, que são frágeis ou inexistentes as medidas apropriadas para acabar e assegurar o direito a ter acesso e de usufruir de condições de vida adequadas, particularmente, no que diz respeito aos cuidados de higiene e à educação, notadamente, das necessidades básicas de crianças em situação de pobreza. Aos Estados Signatários da ONU, ao governo brasileiro, sociedade civil e comunidade acadêmica cabem desafios urgentes no fortalecimento de serviços públicos apoiados no uso de conhecimentos para o enfrentamento das persistentes discriminações e violações de direitos fundamentais e universais.

Biografia do Autor

Michele Vanessa Werner, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Discente do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UNIOESTE - Campus Toledo

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei nº. 11.445, de 05 de janeiro de 2007. Estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico. Disponível em: <http://www.planalto.gov. br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Lei/L11445.htm>.

DRAIBE, Sônia; RIESCO, Manuel. Estado de Bem-Estar, Desenvolvimento Econômico e cidadania: algumas lições da literatura contemporânea. In: HOCHMAN, Gilberto; ARRETCHE, Marta; MARQUES, Eduardo (Org.). Políticas Públicas no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2007.

FLEURY, Sonia. Estado Sem Cidadãos; Seguridade Social na América Latina. Rio de Janeiro – R. J. Fiocruz. 1994.

FREY, K. Políticas Públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática de políticas públicas no Brasil. Planejamento e Políticas Públicas. Brasília (DF): IPEA, 2000.

GUERRA, Yolanda. Discursos sociais e sociedade de classes: o discurso do direito a ter direitos. In: Ética e Direitos: Ensaios críticos. Org. Yolanda Guerra e Valéria Forti. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009.

HELLER, Léo (Org.). Saneamento como política pública: um olhar a partir dos desafios do SUS. Rio de Janeiro - RJ. Centro de estudos estratégicos da FIOCRUZ, 2018.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional de Saneamento Básico. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/multidominio/meio-ambiente/9073-pesquisa-nacional-de-saneamento-basico.html?=&t=o-que-e.

INSTITUTO TRATA BRASIL (2014). Benefícios Econômicos e Sociais da Expansão do Saneamento Brasileiro. Rio de Janeiro. 2018. Disponível em: http://www.tratabrasil.org.br/images/estudos/itb/beneficios/sumario_executivo.pdf. Acesso em: 12/01/20.

MENICUCCI, Telma; D’ALBUQUERQUE, Raquel. Política de saneamento vis–à-vis à política de saúde: encontros, desencontros e seus efeitos. In: Heller, Léo (org.). Saneamento como política pública: um olhar a partir dos desafios do SUS. Rio de Janeiro: Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz/Fiocruz, 2018. Disponível em: http://cee.fiocruz.br/sites/default/files/2_Leo%20Heller%20et%20al_ saneamento.pdf

MINISTÉRIO DA SAÚDE. SIHSUS. Sistema de Informações Hospitalares do SUS. Disponível em: www2.datasus.gov.br › DATASUS.

NETTO, José Paulo. Desigualdade, pobreza e Serviço Social. Em pauta, n. 19, Revista da Faculdade de Serviço Social da UERJ, 2007.

PEREIRA, Camila Potyara. A Pobreza, suas causas e interpretações: destaque ao caso brasileiro. Ser Social, Brasília, n. 18, p. 229-252, jan./jun. 2006.

SALVADOR, Evilásio da Silva. O desmonte do financiamento da seguridade social em contexto de ajuste fiscal. Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo, n° 130, p. 426-446. 2017.

SCRIPTORE, AZZONI E FILHO. Saneamento básico e indicadores educacionais no Brasil. Departamento de Economia - FEA/USP. 2015.

SEIBEL, Erni J.; OLIVEIRA, Heloísa. Clientelismo e seletividade: desafios às políticas sociais. Revista de Ciências Humanas. Florianópolis, EDUFSC, n. 39, p. 135-145, 2006.

SNIS. Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. Disponível em: www.snis.gov.br

UNICEF. Situação das crianças e dos adolescentes no Brasil. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/situacao-das-criancas-e-dos-adolescentes-no-brasil. Acesso em; 12/01/20.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. The top 10 causes of death - 2016. Disponível em: https://www.who.int/es/news-room/fact-sheets/detail/the-top-10-causes-of-death. Acesso em; 12/01/20.

Publicado
2020-04-29
Como Citar
VON BORSTEL ROESLER, M. R.; WERNER, M. V. A INSUFICIÊNCIA DO SANEAMENTO BÁSICO BRASILEIRO E O IMPACTO NA SAÚDE E VIDA ESCOLAR DE CRIANÇAS CARENTES. Expressa Extensão, v. 25, n. 2, p. 45-55, 29 abr. 2020.