EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE QUALIDADE DE VIDA PARA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

  • Raquel Dully Andrade Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Paola Souza Tozzi Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Letícia Caroline Leite Barreto Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Jeniffer Stephanie Marques Hilário Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Pessoas em situação de rua. Qualidade de vida. Educação em saúde.

Resumo

A População em Situação de Rua é um grupo populacional composto por indivíduos que não possuem moradia convencional regular e utilizam os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e/ou sustento, temporariamente ou permanente. O objetivo do projeto foi realizar ações de educação em saúde voltadas para qualidade de vida, contemplando os eixos biológico, psicoemocional, social e espiritual junto à população em situação de rua. A área temática do projeto foi Educação em saúde e População em Situação de Rua. Primeiramente realizou-se um levantamento bibliográfico e fichamento sobre temáticas relevantes, em seguida, realizou-se um levantamento dos pontos onde ficam os indivíduos que vivem em situação de rua no munícipio de Passos-MG, com o acompanhamento de uma assistente social. A proposta foi realizar encontros com cada indivíduo participante para trabalhar cada eixo, mas, foi de acordo com as necessidades durante o processo de desenvolvimento. Todas as ações desenvolvidas com cada participante foram registradas, organizadas e interpretadas, bem como o planejamento e sistematização de atividades voltadas às demandas desse público. Promoveu-se o acesso dessa população a ações de educação em saúde, contribuindo para a defesa do seu direito à saúde. Com o presente projeto foi possível contribuir com a construção e abertura do consultório de rua, defendendo, garantindo e lutando pelo direito á saúde da população em situação de rua. Mostrou-se importante realizar ações educativas buscando a sensibilização e a interação, o que se torna uma condição essencial no sentindo de trabalhar com um grupo tão específico e diversificado.

Biografia do Autor

Raquel Dully Andrade, Universidade do Estado de Minas Gerais
Docente na Universidade do Estado de Minas Gerais – MG – Brasil. Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade de São Paulo.
Paola Souza Tozzi, Universidade do Estado de Minas Gerais
Discente na Universidade do Estado de Minas Gerais – MG -Brasil.
Letícia Caroline Leite Barreto, Universidade do Estado de Minas Gerais
Discente na Universidade do Estado de Minas Gerais – MG - Brasil.
Jeniffer Stephanie Marques Hilário, Universidade de São Paulo
Discente na Universidade de São Paulo – SP – Brasil. Mestranda pelo programa de Enfermagem Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST e Aids. Oficina de aconselhamento em DST/HIV Aids para atenção básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Saúde da população em situação de rua: um direito humano. Brasília: Ministério da Saúde, 2014

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais. Diretrizes para organização do CTA no âmbito da prevenção combinada e nas Redes de Atenção à Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2017.

BORGES, T. S.; ALENCAR, G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista, Cairu, n. 4, p. 119-143, jul./ago. 2014. Disponível em: https://www.ea2.unicamp.br/mdocs-posts/metodologias-ativas-na-promocao-da-formacao-critica-do-estudante-o-uso-das-metodologias-ativas-como-recurso-didatico-na-formacao-critica-do-estudante-do-ensino-superior/. Acesso em: 3 set. 2019.

COSTA, A. P. M. População em situação de rua: contextualização e caracterização. Textos & Contextos, v. 4, n. 1, p. 1-15, 2005. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/993/773. Acesso em: 3 set. 2019.

FERREIRA, C. P. S.; ROZENDO, C. A.; MELO, G. B. Consultório na Rua em uma capital do nordeste brasileiro: o olhar de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Caderno de Saúde Pública, v. 32, n. 8, 2016. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/csp/2016.v32n8/e00070515/pt. Acesso em: 3 set. 2019.

FRANCISCO, W. C. Mundo da educação: geografia humana do Brasil. População em Situação de Rua. 2017. Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/populacao-situacao-rua.htm. Acesso em: 15 fev. 2018.

FRANCISCO, W. C. População em situação de rua. Brasil Escola. 2018. Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/brasil/populacao-situacao-rua.htm. Acesso em: 14 fev. 2018.

LACERDA, A. B. M. et al. Oficinas educativas como estratégia de promoção da saúde auditiva do adolescente: estudo exploratório. Audiol. Commun. Res., São Paulo, v. 18, n. 2, p. 85-92, jun. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S23174312013000200006&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 4 set. 2019.

SANTOS, M. A.; SCORSOLINI-COMIN, F.; GAZIGNATO, E. C. S. Aconselhamento em saúde: fatores terapêuticos em grupo de apoio psicológico para transtornos alimentares. Estud. Psicol. Campinas, v. 31, n. 3, p. 393-403, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2014000300008&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 2 set. 2019.

SILVA, C. C.; CRUZ, M. M.; VARGAS, E. P. Práticas de cuidado e população em situação de rua: o caso do consultório de rua. Saúde em Debate, v. 39, n. esp., p. 246-56, 2015. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/sdeb/2015.v39nspe/246-256/. Acesso em: 3 set. 2019.

SILVA, T. L. De vidas infames à máquina de guerra: etnografia de uma luta por direitos. 2017. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/172916 Acesso em: 13 jun. 2020.

SISTEMIZECOACH. Ferramentas de coaching. 2016. Disponível em: https://www.sistemizecoach.com/blog/ferramentas-de-coaching/#coach. Acesso em: 3 set. 2019.

Publicado
2020-08-30
Como Citar
ANDRADE, R. D.; TOZZI, P. S.; BARRETO, L. C. L.; HILÁRIO, J. S. M. EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE QUALIDADE DE VIDA PARA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 203-215, 30 ago. 2020.
Seção
Relatórios