Estudo de identificação dos tipos de alunos frequentadores da disciplina de Química de um cursinho popular
Resumo
A fim de aprimorar o ensino e a aprendizagem dos alunos que participaram do cursinho popular “EduCursinho”, este estudo avaliou a eficiência dos métodos de ensino vivenciados pelos alunos na escola e no projeto, assim como analisou a principal maneira com que eles absorveram os conteúdos. A metodologia aplicada envolveu o uso de questionários, cujas perguntas foram elaboradas de acordo com a teoria de estilo de aprendizagem do método visual, auditivo e cinestésico (VAC). Os resultados mostraram que 43% dos participantes possuíam a aprendizagem beneficiada por meio de recursos visuais e, em parcela igual a 29%, os participantes restantes eram auditivos e cinestésicos. Além disso, as respostas relacionadas à aprendizagem de Química demonstraram que a principal dificuldade em entender os conceitos da disciplina estava relacionada à falta de conexão da matéria com a realidade, sendo necessário maior contextualização do tema com vivências comuns do dia a dia. Portanto, concluiu-se que os resultados foram satisfatórios e serão de grande valia para as próximas edições do projeto, bem como para futuras análises que complementem ainda mais a aprendizagem e o ensino de Química nas escolas e nos cursinhos populares do Brasil.Referências
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