ESTUDO DE IDENTIFICAÇÃO DOS TIPOS DE ALUNOS REQUENTADORES DA DISCIPLINA DE QUÍMICA DE UM CURSINHO POPULAR

  • Daniele Caetano da Silva Universidade Federal de Mato Grosso
  • Gabriel Souza Almeida Universidade Federal de Mato Grosso
  • Jeferson Mangueira de Castro Lydijusse Universidade Federal de Mato Grosso
  • Livia Pereira de Alencar Universidade Federal de Mato Grosso
  • Matheus Henrique Sampaio Costa e Silva Universidade Federal de Mato Grosso
Palavras-chave: Química. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

A fim de aprimorar o ensino e a aprendizagem dos alunos que participaram do cursinho popular “EduCursinho”, este estudo avaliou a eficiência dos métodos de ensino vivenciados pelos alunos na escola e no projeto, assim como analisou a principal maneira com que eles absorveram os conteúdos. A metodologia aplicada envolveu o uso de questionários, cujas perguntas foram elaboradas de acordo com a teoria de estilo de aprendizagem do método visual, auditivo e cinestésico (VAC).  Os resultados mostraram que 43% dos participantes possuíam a aprendizagem beneficiada por meio de recursos visuais e, em parcela igual a 29%, os participantes restantes eram auditivos e cinestésicos. Além disso, as respostas relacionadas à aprendizagem de Química demonstraram que a principal dificuldade em entender os conceitos da disciplina estava relacionada à falta de conexão da matéria com a realidade, sendo necessário maior contextualização do tema com vivências comuns do dia a dia. Portanto, concluiu-se que os resultados foram satisfatórios e serão de grande valia para as próximas edições do projeto, bem como para futuras análises que complementem ainda mais a aprendizagem e o ensino de Química nas escolas e nos cursinhos populares do Brasil.

Biografia do Autor

Daniele Caetano da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso
Professora Doutora – Faculdade de Engenharia – UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Várzea Grande, Avenida Fernando Corrêa da Costa, 2.367 – CEP  78060-900, Cuiabá, Mato Grosso – Brasil.     
Gabriel Souza Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso
Acadêmico do curso de Engenharia Química - Faculdade de Engenharia - Universidade Federal de Mato Grosso.      
Jeferson Mangueira de Castro Lydijusse, Universidade Federal de Mato Grosso
Acadêmico do curso de Engenharia Química - Faculdade de Engenharia - Universidade Federal de Mato Grosso.      
Livia Pereira de Alencar, Universidade Federal de Mato Grosso
Acadêmica do curso de Engenharia Química - Faculdade de Engenharia - Universidade Federal de Mato Grosso.     
Matheus Henrique Sampaio Costa e Silva, Universidade Federal de Mato Grosso
Acadêmico do curso de Engenharia Química - Faculdade de Engenharia - Universidade Federal de Mato Grosso.   

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Publicado
2020-08-30
Como Citar
SILVA, D. C. DA; ALMEIDA, G. S.; LYDIJUSSE, J. M. DE C.; ALENCAR, L. P. DE; SILVA, M. H. S. C. E. ESTUDO DE IDENTIFICAÇÃO DOS TIPOS DE ALUNOS REQUENTADORES DA DISCIPLINA DE QUÍMICA DE UM CURSINHO POPULAR. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 70-82, 30 ago. 2020.