Cultura da Autorregulação: reflexões sobre uma prática de extensão universitária na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás
Resumo
Este artigo analisa uma prática de extensão universitária que procurou refletir sobre a visão integral e multidimensional de homem como um ser biopsicossocioespiritual (WHO, 1988). Foram trabalhados os conceitos saúde – autorregulação e doença – encouraçamento (REICH, 1933/1995; 1942/1975) e autocuidado (BATISTELA; MONTEIRO, 2014). Utilizaram-se várias estratégias de ensino e trabalhos corporais em grupos. A coleta e análise dos dados (BARDIN, 2011) tomaram como base as narrativas escritas pelos participantes nas quais contaram as experiências vividas em cada encontro. Os dados apontaram que houve melhorias na autopercepção e na percepção do outro, aumento no autocuidado, olhar mais sistêmico e valorização da própria história de vida e a conexão corpo, mente e espírito como interatuantes para um viver com mais saúde.Downloads
Referências
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