Cultura da Autorregulação: reflexões sobre uma prática de extensão universitária na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave: Autorregulação. Autocuidado. Saúde. Extensão Universitária. Musicoterapia.

Resumo

Este artigo analisa uma prática de extensão universitária que procurou refletir sobre a visão integral e multidimensional de homem como um ser biopsicossocioespiritual (WHO, 1988). Foram trabalhados os conceitos saúde – autorregulação e doença – encouraçamento (REICH, 1933/1995; 1942/1975) e autocuidado (BATISTELA; MONTEIRO, 2014). Utilizaram-se várias estratégias de ensino e trabalhos corporais em grupos. A coleta e análise dos dados (BARDIN, 2011) tomaram como base as narrativas escritas pelos participantes nas quais contaram as experiências vividas em cada encontro. Os dados apontaram que houve melhorias na autopercepção e na percepção do outro, aumento no autocuidado, olhar mais sistêmico e valorização da própria história de vida e a conexão corpo, mente e espírito como interatuantes para um viver com mais saúde.

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Biografia do Autor

Eliamar Aparecida de Barros Fleury, Universidade Federal de Goiás
Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora Adjunto do curso de Graduação em Musicoterapia da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. Coordenadora do Projeto de Extensão LabPMut/UFG. Email: <eliamar_fleury@ufg.br>
Lucielena Mendonça de Lima, Universidade Federal de Goiás
Pós-doutora em Linguística Aplicada. Professora Titular da FL/UFG. Profa. Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguísticas da UFG. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFG. Email: <llima@ufg.br> 

Referências

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Publicado
2020-08-30
Como Citar
FLEURY, E. A. DE B.; LIMA, L. M. DE. Cultura da Autorregulação: reflexões sobre uma prática de extensão universitária na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 83-95, 30 ago. 2020.