Educação em saúde bucal e estímulo à doação de dentes decíduos para bancos de dentes em escolas e creches de Feira de Santana-BA: relato de experiência

  • Fernanda Rebouças Guirra Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Letícia Silva das Virgens Queiroz Universidade Estadual de Feira de Santana
Palavras-chave: Odontologia. Educação em saúde bucal. Promoção da saúde. Banco de dentes.

Resumo

Os Bancos de Dentes Humanos são instituições responsáveis por arrecadação, esterilização, separação, estocagem e empréstimo de dentes humanos para o treinamento prático dos alunos do curso de Odontologia e pesquisadores, sendo essenciais a divulgação dessas instituições e o estímulo à doação por parte da população. Este relato de experiência teve como objetivo descrever atividades extensionistas realizadas em escolas do município de Feira de Santana (Bahia) que tiveram o intuito de incentivar a doação de dentes decíduos para o Banco de Dentes Humanos da Universidade Estadual de Feira de Santana e educar a população acerca das formas corretas de realizar a higiene oral e prevenir a perda precoce de dentes. Apesar de constantemente serem perdidos, os dentes decíduos raramente são doados para algum banco de dentes, isso se deve ao fato de comumente serem removidos pelos próprios pais das crianças, que ainda não têm acesso à informação sobre a importância dessas unidades dentárias para o progresso da Odontologia. Aliado a isso, percebe-se uma perda precoce desses dentes pois, por serem posteriormente substituídos pelos permanentes, não se dá o devido cuidado aos mesmos. Entretanto, eles são extremamente importantes para guiar a erupção dos dentes permanentes e evitar problemas futuros de oclusão. O desenvolvimento desta atividade extensionista, através dos resultados alcançados, permitiu a conscientização das crianças e responsáveis quanto à existência do Banco de Dentes e a importância de doar unidades dentárias, promovendo educação em saúde bucal, possibilitando a arrecadação de dentes decíduos e reafirmando o papel da universidade à sociedade.

Biografia do Autor

Fernanda Rebouças Guirra, Universidade Estadual de Feira de Santana
Professora Assistente do Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana. Especialista em Periodontia. Mestre em Clínica Odontológica.
Letícia Silva das Virgens Queiroz, Universidade Estadual de Feira de Santana
Acadêmica do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Feira de Santana e Bolsista de Extensão do Biobanco de Dentes Humanos (BDH/UEFS)

Referências

AYRES, José Ricardo. Extensão universitária: aprender fazendo, fazer aprendendo. Revista de Medicina, São Paulo, v. 94, n. 2, p. 75-80, jun. 2015.

BENETTI, Pablo Cesar; SOUSA, Ana Inês; SOUZA, Maria Helena do Nascimento. Creditação da extensão universitária nos cursos de graduação: relato de experiência. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 6, n. 1, p. 25-32, jun. 2015.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. 2011. Resolução CNS nº 441, de 12 de maio de 2011. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2011/Reso441.pdf. Acesso em: 10 jun. 2020.

BRASIL. Lei nº 9.434, de 4 de fevereiro de 1997. Dispõe sobre a remoção de orgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, 5 fev. 1997.

CARDOSO, Andréa Catelan et al. O estimulo à prática da interdisciplinaridade e do multiprofissionalismo: a Extensão Universitária como uma estratégia para a educação interprofissional. Revista da Abeno, v. 15, n. 2, p. 12-19, jan. 2015.

ENDO, Marcos Sérgio et al. Importância do banco de dentes humanos: relato de experiência. Arch. Health Invest. v.6, n. 10, p. 486-490, 2017.

FELIPE, Elaine Fernandes et al. Aspectos éticos da obtenção de dentes por estudantes de uma graduação em Odontologia. Revista Bioética, v. 22, n. 1, p. 171-175, 2014.

NASSIF, Alessandra Cristina da Silva et. al. Estrutura de um Banco de Dentes Humanos. Pesquisa Odontológica Brasileira, v. 17, p. 70-74, 2003.

PEREIRA, Dayliz Quinto. Banco de dentes humanos no Brasil: revisão de literatura. Revista da Abeno, v. 12, n. 2, p. 178-184, 2012.

PEREIRA, Dayliz Quinto. Levantamento dos Bancos de Dentes Humanos dos cursos de Odontologia no Brasil e experiência na criação do Banco de Dentes Humanos da Universidade Estadual de Feira de Santana – Bahia. 2012. 111 f. Tese (Doutorado em Medicina e Saúde). Programa de Pós-graduação em Medicina e Saúde, Faculdade de Medicina da Bahia, Salvador, 2012.

SANTOS, Ana Gabriele da Cruz et al. Perda precoce de molares decíduos em crianças atendidas na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia. Revista Odontologia Clínico-Científica, Recife, v. 12, n. 3, p.189-193, 2013.

SANTOS, João Henrique de Sousa; ROCHA, Bianca Ferreira; PASSAGLIO, Kátia Tomagnini. Extensão universitária e formação no ensino superior. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 7, n. 1, p. 23-28, maio 2016.

Publicado
2020-08-30
Como Citar
REBOUÇAS GUIRRA, F.; SILVA DAS VIRGENS QUEIROZ, L. Educação em saúde bucal e estímulo à doação de dentes decíduos para bancos de dentes em escolas e creches de Feira de Santana-BA: relato de experiência. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 216-223, 30 ago. 2020.
Seção
Relatórios