Danças urbanas na unemat em Cáceres-MT: articulação entre dança, cultura e arte
Resumo
Este texto é um relato sobre um projeto de extensão intitulado InCorporArte desenvolvido ao longo do ano 2019, vinculado à Universidade do Estado de Mato Grosso, institucionalizado junto à Pró Reitoria de Extensão e Cultura através do curso de Educação Física, Campus de Cáceres-MT. O projeto buscou integrar universidade, escola e sociedade, por meio da oferta de aulas, cursos e oficinas de danças urbanas para acadêmicos/as, população local, alunos/as e professores/as da Educação Básica. Através dessa intervenção, no formato de extensão-pesquisa, foi possível atuar sobre fatores que têm dificultado o reconhecimento e apropriação de saberes das expressões artísticas e culturais intituladas danças urbanas. Os objetivos do projeto foram alcançados com êxito, principalmente a integração entre acadêmicos/as e comunidade em geral, bem como a inserção de pessoas que se identificam com essas expressões do movimento humano, relações sociais, artísticas e culturais produzidas pelas danças urbanas.Referências
BARRIOS, Jéssica Lóss; NUNES, Lucas; SCHWARTZ, Clarissa. Danças urbanas: a cultura Hip Hop como expressão de identidade. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL, 19., 2018, Cascavel. Anais [...] . Cascavel: Intercom, 2018. p. 1-13. Disponível em: http://portalintercom.org.br/anais/sul2018/lista_area_IJ01.htm. Acesso em: 15 abr. 2020.
CELTAN, Ana Lucia; SILVA, Alana Diefenbach Borges da. Cheerleading:
animadores de torcidas. In: SALÃO DE EXTENSÃO, 18., 2017, Porto Alegre. Anais [...]. Porto Alegre: UFRGS, 2017. p. 16-20.
DUARTE, Taison Furtado. Ensino de danças urbanas hoje: um estudo sobre práticas artístico-pedagógicas contemporâneas na cidade de Pelotas – RS, a partir do olhar docente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Dança Licenciatura). Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2016.
GUARATO, Rafael. Dança de rua: corpos para além do movimento: Uberlândia, 1970-2007. Uberlândia: EDUFU, 2008.
GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (org). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2009.
LÜDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
RIBEIRO, Ana Cristina; CARDOSO, Ricardo. Dança de rua. Rio de Janeiro: Átomo, 2011.
TORRES, Laís Crozera. Danças urbanas no Brasil: relatos de uma história. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2015.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO. Extensão e cultura. Disponível em: http://portal.unemat.br/?pg=site&i=proec&m=extensao-na-unemat. Acesso em: 16 abr. 2020.
Copyright (c) 2020 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.