CINEMAS EM UNIVERSIDADES: PISTAS PARA CRIAR PROJETOS EDUCATIVOS DE DIFUSÃO AUDIOVISUAL

  • Cíntia Langie UFPel
Palavras-chave: Sala universitária de cinema. Universidade pública. Cinema brasileiro. Exibição. Resistência.

Resumo

Este texto tem o objetivo de incentivar o surgimento de novas iniciativas alternativas de difusão do cinema em universidades públicas. A justificativa está na possibilidade de oportunizar experiências sensíveis em torno da arte, principalmente do filme brasileiro, reivindicando, assim, cada vez maiores condições de acesso às obras realizadas no país. Dialogando principalmente com Deleuze e Guattari (2012) e Didi-Huberman (2015), o artigo busca pensar além do óbvio no que se refere à tarefa de exibir filmes em universidades. Sem pretensões de apresentar soluções ou especificidades técnicas, os resultados obtidos materializam-se em pistas de como criar um espaço de exibição, lenta e gradualmente, de forma artesanal, sem as condições e o financiamento adequado.

Biografia do Autor

Cíntia Langie, UFPel
Professora dos cursos de Cinema do Centro de Artes da UFPel.

Referências

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Como criar para si um corpo sem órgãos. In: DELEUZE, G.; GUATTARI. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Ed. 34, 2012.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2011.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Devolver uma imagem. In: ALLOA, Emmanuel (org.). Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.

GOMES, Paulo Emílio Sales. Uma situação colonial? São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

MIGLIORIN, Cezar. Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2015.

ROLNIK, Suely. O saber-do-corpo nas práticas curatoriais: driblando o inconsciente colonial-capitalístico. Texto apresentado oralmente no seminário Curadoria em artes visuais: um panorama histórico e prospectivo, promovido pelo Santander Cultural. Porto Alegre, 18 de maio a 23 de julho de 2017. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/363429106/Texto-Suely-Rolnik. Acesso em: 14 dez. 2017.

ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: N-1 Edições, 2018.

SAFATLE, Vladimir. O circuito dos afetos. São Paulo: CosacNaify, 2016.

Publicado
2020-08-30
Como Citar
LANGIE, C. CINEMAS EM UNIVERSIDADES: PISTAS PARA CRIAR PROJETOS EDUCATIVOS DE DIFUSÃO AUDIOVISUAL. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 309-319, 30 ago. 2020.