Projeto de extensão “MathLibras – Ano I”: um relato sobre a oficina de origami

  • Thais Philipsen Grutzmann Universidade Federal de Pelotas. Instituto de Física e Matemática. Departamento de Educação Matemática.
  • Patricia Michie Umetsubo Universidade Federal de Pelotas
  • Marcos Aurélio da Silva Martins Universidade Federal de Pelotas
  • Tatiana Bolivar Lebedeff Universidade Federal de Pelotas. Centro de Letras e Comunicação. Área de Libras.
  • Thaiana Neuenfeld Philipsen Professora da rede municipal de Educação de Pelotas, RS.
Palavras-chave: Geometria. Origami. Libras. Matemática.

Resumo

Neste texto descreve-se uma das oficinas do projeto de extensão “MathLibras – Ano I”, da Universidade Federal de Pelotas. Na referida oficina foram vinculados alguns conceitos de geometria e da arte do Origami e, os sinais destes conceitos geométricos em Libras. A oficina foi realizada no segundo semestre de 2019 em uma escola da rede privada de Pelotas, com três turmas do 1º ano do Ensino Fundamental, com um total de oitenta e um estudantes. A equipe que aplicou a atividade foi composta por seis acadêmicos da Licenciatura em Matemática e a coordenadora do projeto. Durante 2019 foram aplicadas dez oficinas, em quatro escolas diferentes, duas públicas e duas privadas. Como resultado da oficina percebeu-se que os alunos compreenderam o processo de construção de um origami, conheceram os sinais em Libras das figuras geométricas retângulo, quadrado e triângulo, produziram três origamis distintos: borboleta, caracol e coelho e reconheceram entes matemáticos: retângulo, quadrado, triângulo, lado e vértice.

Biografia do Autor

Thais Philipsen Grutzmann, Universidade Federal de Pelotas. Instituto de Física e Matemática. Departamento de Educação Matemática.
Doutora em Educação. Mestre em Educação em Ciências e Matemática. Licenciada em Matemática. Professora do Departamento de Educação Matemática/IFM/UFPel.Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. 
Patricia Michie Umetsubo, Universidade Federal de Pelotas
Licenciada em Matemática. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFPel.
Marcos Aurélio da Silva Martins, Universidade Federal de Pelotas
Licenciado em Matemática. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFPel.
Tatiana Bolivar Lebedeff, Universidade Federal de Pelotas. Centro de Letras e Comunicação. Área de Libras.
Doutora em Psicologia do Desenvolvimento – Área de Libras. Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL/UFPel.
Thaiana Neuenfeld Philipsen, Professora da rede municipal de Educação de Pelotas, RS.
Mestre em Educação. Pedagoga.

Referências

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Publicado
2020-08-30
Como Citar
GRUTZMANN, T. P.; UMETSUBO, P. M.; MARTINS, M. A. DA S.; LEBEDEFF, T. B.; PHILIPSEN, T. N. Projeto de extensão “MathLibras – Ano I”: um relato sobre a oficina de origami. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 234-246, 30 ago. 2020.
Seção
Relatórios