A GINÁSTICA PARA TODOS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: SENTIDOS E SIGNIFICADOS DE PARTICIPANTES INGRESSANTES

  • Andrize Ramires Costa Universidade Federal de Pelotas
  • Lucas Vargas Bozzato Universidade Federal de Pelotas
  • Eduarda Vesfal Dutra Universidade Federal de Pelotas
  • Ana Paula Dias de Souza Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Ginástica para todos. Extensão universitária. Motivo. Relação. Grupo Ginástico.

Resumo

A Ginástica para Todos (GPT) é uma modalidade gímnica que traz em seu escopo a possibilidade de conectar o movimento corporal ao surgimento de valores culturais e à (des)construção de sentidos, dialogando entre diferentes identidades, etnias, gêneros, idades, classe sociais, religiões e etc. Por conta disso, surgiu a demanda de um espaço para o desenvolvimento dessa modalidade na Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas: o Projeto de Extensão Vivências Ginásticas Universitárias – GPT, que é desenvolvido com o intuito de proporcionar atividades lúdicas e recreativas para a comunidade acadêmica. Para ingressar no projeto, foi elaborado um questionário de inscrição, contendo dados de identificação dos ingressantes, a relação com a ginástica e o motivo para entrar no projeto. O presente estudo pretende compreender quais motivos levaram os acadêmicos a procurar uma prática gímnica demonstrativa e relacioná-los às experiências anteriores destes alunos com a ginástica. A seguinte pesquisa parte de uma abordagem quali-quantitativa de caráter descritivo. Para a análise dos dados qualitativos, foi utilizado o método de Análise de Conteúdo de Bardin. Para os dados quantitativos, foram feitas as análises por frequência simples. Observa-se que a maioria dos discentes interessados em participar do projeto são alunos que já tiveram alguma experiência com a ginástica, mesmo variando os níveis de contato, e que demonstram gostar da prática, motivando-se a aprender, vivenciar/experienciar mais essa manifestação. Contudo, discentes que não tinham nenhum contato prático com as modalidades de ginástica mostram curiosidade pela prática e desejam aprender, conhecer e vivenciar seus desfechos e possibilidades.

Biografia do Autor

Andrize Ramires Costa, Universidade Federal de Pelotas
Possui graduação em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2004), Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2011) e Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2015). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e coordenadora do NEPGI (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ginástica e Infância) e já teve experiências como docente na Universidade Federal do Pará (UFPA) e também em Universidades Privadas como a do Vale do Itajaí (UNIVALI) e como professora colaboradora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Foi diretora do comitê técnico da (GAF) da Federação de Ginástica de Santa Catarina. Atualmente é árbitra internacional de Ginástica Artística (FIG) e docente do Programa de Pós Graduação Latu Sensu em Educação Física Escolar/UFPEL. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, Educação Infantil, Educação Ambiental, Ginástica Escolar,Ginástica Artística e Rítmica, Ginástica para Todos, Estágio e Escola.
Lucas Vargas Bozzato, Universidade Federal de Pelotas
Acadêmico de Educação Física Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) . Atualmente bolsista como monitor na disciplina Introdução à Educação Física: enfoque na escola; professor voluntário do Projeto de Extensão Jogando para Aprender; professor voluntário do Projeto de Extensão Andorinha; membro e pesquisador no Laboratório de Estudos em Esporte Coletivo (LEECol); membro e pesquisador no Núcleo de Pesquisa e Estudos em Ginástica e Infância (NPEGI).
Eduarda Vesfal Dutra, Universidade Federal de Pelotas
Acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas. Atua como professora no Projeto de Extensão Brincando de Ginástica. Integrante do Projeto de Extensão Vivencias Ginásticas Universitárias - GPT. Atua como professora no Projeto de Extensão Jogando para Aprender. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ginástica e Infância (NEPGI).
Ana Paula Dias de Souza, Universidade Federal de Pelotas
Mestranda pela Escola Suerior de Educação Física/UFPEL- RS. Formada pela escola dinamarquesa "Gymnastikhøjskolen i Ollerup" com linha de especialização em Dança Moderna. Bacharela em Educação Física pelo Centro de Educação Física e Desportos, da Universidade Federal do Espírito Santo (CEFD/UFES), em Vitória - ES/Brasil. Bailarina e ginasta.

Referências

AYOUB, Eliana. Ginástica geral e educação física escolar. 2. ed. Campinas: Unicamp, 2007.

BAHU, Ligia Zagorac; CARBINATTO, Michele Viviene. Extensão universitária e ginástica para todos: contribuições à formação profissional. Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde, v. 14, n. 3, p. 46-70, 2016.

BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra. A ginástica como área de conhecimento na formação profissional em educação física: encaminhamentos para uma estruturação curricular. 2004. 220 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BATISTA, Mellina Souza et al. Ginástica para todos: questões sobre uma experiência de aprendizagem crítica. In: CONGRESSO DE GINÁSTICA PARA TODOS, 8., 2019, Goiás. Anais [...]. Goiás, 2019. p. 38-40. Disponível em: https://www.anais.ueg.br/index.php/GPT/issue/view/349. Acesso em: 10 fev. 2020.

BEZERRA, Liudmila de Andrade; GENTIL, Raphael do Nascimento; FARIAS, Gelcemar Oliveira. A ginástica para todos na formação inicial: do contexto histórico à produção do conhecimento. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 3, p. 739-751, 2015.

BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; CLEMENTE, Mario Ferreira; RODRIGUES, Rafaella Guerra Segalla Alves. Influência da mídia impressa sobre a prática da ginástica artística na cidade de Campinas. SP. Lecturas Educación Física y Deportes, v. 16, n. 156, p. 1-10, 2011.

SOARES, Carmen Lúcia et al. Metodologia do ensino da Educação Física, [S. l.]: Coletivo de Autores, 1992.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE GINÁSTICA. Ginástica para todos. Disponível em: http://www.cbginastica.com.br. Acesso em: 11 fev. 2020.

COSTA, Andrize Ramires et al. Ginástica na escola: por onde ela anda professor? Revista Conexões, Campinas, v. 14, n. 4, p. 76-96, 2016.

FÓRUM DE PRÓ-REITORES DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: Imprensa Universitária, 2012.

FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

FÉDÉRATION INTERNATIONALE DE GYMNASTIQUE (FIG). Gymnastics for all manual. 2019. Disponível em: https://www.gymnastics.sport/publicdir/rules/files/en_Gymnastics%20for%20All%20Manual,%20Edition%202019.pdf. Acesso em: 17 maio 2020.

JEZINE, Edineide. As práticas curriculares e a extensão universitária. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2., 2004, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2004.p. 1-6, 2004.

LELES, Marilia Teodoro et al. Ginástica para todos na extensão universitária: o exercício da prática docente. Revista Conexões, Campinas, v. 14, n. 3, p. 23-45, 2016.

LOPES, Priscila; BATISTA, Mellina Souza; CARBINATTO, Michele Viviene. Ginástica para Todos e arte: diálogos possíveis na extensão universitária. In: CONGRESSO DE GINÁSTICA PARA TODOS E DANÇA NO CENTRO-OESTE, 7., 2017, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: UEG, 2017. p. 1-20.

MANCHUR, Josiane; SURIANI, Ana Lucia Affonso; DA CUNHA, Márcia Cristina. A contribuição de projetos de extensão na formação profissional de graduandos de licenciaturas. Revista Conexão UEPG, v. 9, n. 2, p. 334-341, 2013.

MARTINS, Lígia Márcia. Ensino-pesquisa-extensão como fundamento metodológico da construção do conhecimento na universidade. São Paulo: Unesp, 2012.

MURBACH, Marina Aggio et al. Grupo Ginástico UNESP: contribuições da" Ginástica para Todos" na formação de seus participantes. Conexões: Educação Física, Esporte E Saúde, v. 14, n. 3, p. 71-88, 2016.

NUNES, Ana Lucia de Paula Ferreira; SILVA, Maria Batista da Cruz. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade, v. 4, n. 7, p. 119-133, 2011.

OLIVEIRA, Michelle Ferreira de; TOLEDO, Eliana de. Construindo uma Ginástica para Todos em goiás: a proposta do grupo universitário Cignus. In: OLIVEIRA, Michelle Ferreira de; TOLEDO, Eliana de (org.). Ginástica para todos. Anápolis: Ed. da UEG, 2016, p. 119-140.

PAOLIELLO, Elizabeth et al. (org.). Grupo ginástico Unicamp: 25 anos. Campinas: Ed. da Unicamp, 2014.

SANTOS, José Carlos Eustáquio. Ginástica para todos. 2. ed. Jundiaí: Fontoura, 2009.

SCHIAVON, Laurita; NISTA-PICCOLO, Vilma. A ginástica vai à escola. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 131-150, 2007.

TOLEDO, Eliana de; SCHIAVON, Laurita. Ginástica Geral: diversidade e identidade. In: PAOLIELLO, Elizabeth. Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008.

TOLEDO, Eliana de; TSUKAMOTO, Mariana Harumi Cruz; GOUVEIA, Carlos Ramos. Fundamentos da ginástica geral. In: TOLEDO, Eliana de; TSUKAMOTO, Mariana Harumi Cruz; GOUVEIA, Carlos Ramos. Fundamentos das ginásticas. Jundiaí: Fontoura, 2009. p. 23-50.

TSUKAMOTO, Mariana Harumi Cruz; KNIJNIK, Jorge Dorfman. Ginástica artística e representações de masculinidade no Brasil. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 7, n. 3, p. 111-118, 2008.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Projeto pedagógico do curso de licenciatura em Educação Física. Pelotas: UFPel, 2015. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/esef/files/2013/07/PPC-Licenciatura-DIURNO_Atual.pdf. Acesso em: 10 fev. 2020.

WILLIS, Joe; CAMPBELL, Linda. Exercise psychology. In: WILLIS, Joe; CAMPBELL, Linda. Human Kinetics. Champaign, 1992.

Publicado
2020-08-30
Como Citar
COSTA, A. R.; BOZZATO, L. V.; DUTRA, E. V.; SOUZA, A. P. D. DE. A GINÁSTICA PARA TODOS NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: SENTIDOS E SIGNIFICADOS DE PARTICIPANTES INGRESSANTES. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 320-332, 30 ago. 2020.