Relatos extensionistas sobre a xii jornada de anatomia humana - USP
Resumo
A Jornada de Anatomia Humana - USP completou sua 12a edição em janeiro de 2020, tendo como tema o Sistema Digestório. Trata-se de um curso teórico-prático inserido na modalidade de difusão dentre as atividades extensionistas. O evento objetiva receber alunos de graduação e graduados até um ano dos cursos da área da saúde e biológicas de todo Brasil para que possam intensificar seus conhecimentos na Anatomia Humana e correlacioná-los com a prática clínica, além de conhecer os laboratórios de pesquisa do Departamento Anatomia e as pesquisas científicas desenvolvidas. O presente ensaio busca apresentar as ações do projeto e associá-las às diretrizes que definem a Extensão Universitária Brasileira. Além disso, aponta os impactos da atividade extensionista sobre a formação individual e profissional dos alunos e estudantes do Programa de Pós-Graduação de Biologia de Sistemas. Para tanto, apresentam-se dois relatos de experiência: um de uma estudante participante do Curso como aluna e um segundo de uma aluna do programa que ministrou aulas no evento. Os relatos evidenciam a percepção das duas alunas, de níveis de ensino distintos, sobre as ações desenvolvidas nesse projeto. Demonstram como os conteúdos técnicos, científicos e culturais foram vivenciados no ambiente interdisciplinar e interprofissional que a jornada oportuniza. À vista disso, o evento confere à prática extensionista o cumprimento das diretrizes que definem esta dimensão universitária.Referências
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução no 07/2018, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei no 13.005/20. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index. php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&cate- gory_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 18 abr. 2020
GREGORY, S.R; COLE, T.R. The changing role of dissection as an educational tool for anatomical sciences in the 21st century. JAMA. v. 287, p.1180–1181, 2002.
MAGEE, R. Art macabre: Resurrectionists and anatomists. AZN J Surg. v. 71, p.377–380, 2001.
PEDRAZZI, V.; YAMAMOTO, M. M. .A Necessidade de Ações Articuladas na Cultura e Extensão. Rev. Cult. Ext. USP. São Paulo, n. 10, p. 43-50, nov. 2013.
THOMPSON, Andrew R.; MARSHALL, Aaron M. Participation in Dissection Affects Student Performance on Gross Anatomy Practical and Written Examinations: Results of a Four‐Year Comparative Study. Anatomical sciences education, v. 13, n. 1, p. 30-36, 2020.
Copyright (c) 2020 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.