SULDESIGN ESTÚDIO: PROJETOS DE DESIGN PARA A NOVA CASA DO MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS CARLOS RITTER – UFPEL

  • Nadia Miranda Leschko Universidade Federal de Pelotas
  • Cristiano Tavares Vieira Universidade Federal de Pelotas
  • Eduarda Coelho Borges Universidade Federal de Pelotas
  • Vanessa Monteiro da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Vittória Schiller Moreira Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: Design. Museu. Projeto gráfico. Exposição.

Resumo

Este texto tem por função relatar os projetos de design desenvolvidos pelo Suldesign Estúdio por ocasião da mudança de sede do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter – UFPEL. São apresentadas instâncias envolvidas nos projetos, a metodologia utilizada, com base em Bruno Munari, o detalhamento de cada peça desenvolvida – redesign da marca e pontos de contato, painel evolução das aves, painel Cientista Ceslau Biezanko e painel linha do tempo, e os resultados obtidos.

Biografia do Autor

Nadia Miranda Leschko, Universidade Federal de Pelotas
Doutora em Design (PUC-Rio, 2016), mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPel, 2011) e bacharel em Design Gráfico (UFPel, 2002). Professora adjunta dos cursos de Cinema e de Design do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atuou como professora substituta na Universidade Federal de Pelotas (2006/2008). Foi bolsista do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional (PNAP-FBN, 2013). Participou dos projetos de pesquisa "Memória Gráfica de Pelotas: Um Século de Design" (UFPel, 2009/2011) e do PROCAD/CAPES "Memória gráfica brasileira: estudos comparativos de manifestações gráficas nas cidades do Recife, Rio de Janeiro e São Paulo" (equipe PUC-Rio, 2012/2013). Membro do grupo de pesquisa "Memória Gráfica: design, tradição e sociedade" (UFPel) e do Laboratório Design, Memória e Emoção - LABMEMO (PUC-Rio). Interessa-se por memória gráfica brasileira, história do design, produção gráfica, periódicos impressos e efêmeros.

Referências

BIENAL BRASILEIRA DE DESIGN GRÁFICO, 11. edição, 2015. Rio de Janeiro: Associação dos Designers Gráficos (ADG), 2015.

DONDIS, A. Donis. Sintaxe da linguagem visual. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

LIMA, Ricardo oliveira da Cunha. Análise da infografia jornalística. 2009. 143 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Escola Superior de Desenho Industrial. Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

MUNARI, Bruno. Das coisas nascem coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1998

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DESIGN DA INFORMAÇÃO. Disponível em: http://sbdi.org.br/sobre/. Acesso em: 23 out. 2019

WHEELER, Alina. Design de identidade da marca: guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019.

Publicado
2020-08-30
Como Citar
LESCHKO, N. M.; VIEIRA, C. T.; BORGES, E. C.; DA SILVA, V. M.; MOREIRA, V. S. SULDESIGN ESTÚDIO: PROJETOS DE DESIGN PARA A NOVA CASA DO MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS CARLOS RITTER – UFPEL. Expressa Extensão, v. 25, n. 3, p. 254-266, 30 ago. 2020.
Seção
Relatórios