Hora da eletrônica: ensino de eletrônica na escola pública
Resumo
Este artigo tem o objetivo de mostrar o trabalho realizado pelo projeto de extensão “Hora da Eletrônica” ao longo do ano de 2019, o qual consiste não apenas em levar a tecnologia e o ensino de eletrônica, robótica, programação e reforço matemático para os alunos do ensino fundamental, mas, também, mostrar-lhes a importância dos cuidados para com o meio ambiente e incentivar o desejo deles em terem uma formação na área de tecnologia. Para isso, foi feito um trabalho de um ano com alunos do ensino fundamental da escola municipal Margarida Gastal, em que foi apresentado a alunos do 5º e 9º ano conteúdos teóricos e práticos utilizando atividades lúdicas e desafios motivadores. Ao final do projeto, foram aplicados questionários com objetivo de qualificar as ações propostas. Os resultados dos questionários apresentaram dados favoráveis aos objetivos da proposta, indicando aumento no interesse em relação aos estudos, maior cuidado com o meio ambiente e fomentado o interesse na formação em áreas de tecnologia.Downloads
Referências
PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESu/MEC. Ed. atual. 2000/2001. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/694/o/PNEX.pdf. Acesso em: 11 jul. 2020
PLANO NACIONAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. L Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras: conceito de extensão, institucionalização e financiamento, Brasília, 5 de novembro de 1987. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/1987-I-Encontro-Nacional-do-FORPROEX.pdf. Acesso em: 11 jul. 2020.
LORENZATO, S. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.
PIAGET, Jean. Biologia e conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1973.
GLOBAL INNOVATION INDEX. 2019 Report. Disponível em: https://www.globalinnovationindex.org/gii-2019-report. Acesso em: 14 set. 2019.
WORLD ECONOMIC FORUM. Accelerating gender parity in the fourth industrial revolution. 2017. Disponível em: http://www3.weforum.org/docs/WEF_EGW_White_Paper_Gender_Parity_4IR.pdf. Acesso em: 14 set. 2019.
Copyright (c) 2020 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.